Anais do SBGames 2016

ISSN: 2179-2259

Prefácio

Em 2016, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital teve sua décima quinta edição, mantendo a sua posição de destaque como evento de pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais da América Latina. A realização deste evento anual é de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através de sua Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital. Neste ano, o evento foi também realizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com promoção da ABRAGAMES (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais).

O SBGames 2016 foi composto por quatro trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura) com artigos, além de Tutoriais. Esse é o conteúdo incluído nestes anais. Adicionalmente, o evento incluiu o Festival de Jogos, Mostra de Artes, palestras convidadas no Fórum Abragames/IGDA, um workshop de trabalhos de graduação, um workshop de teses e dissertações, um workshop de jogos para saúde e a segunda edição do SBGames Kids & Teens.

Em nome da comissão organizadora do SBGames 2016, agradecemos a presença dos participantes, convidados e especialmente aos nossos patrocinadores e apoiadores: FAPESP, CNPq, Unity, Unreal e Tapps, que foram vitais para a realização bem-sucedida do evento.

Ricardo Nakamura - Coordenador Geral do SBGames 2016

Download - Trilha Artes e Design

Artigos completos

  • Towards Reactive Failure-Recovery Gameplaying: The Fall and Rise of the Grail Hero (Edirlei Soares de Lima, Antonio L. Furtado, Bruno Feijó, Marco A. Casanova) - PDF
  • A indumentária nos jogos digitais: Incoerências nas representações femininas (Fernando Mello de Amorim, Shayenne Nobumitsu Leão, Gabriel Gimenes Liao, Sérgio Nesteriuk) - PDF
  • A utilização de estratégias de gamificação em uma interface digital (Matheus Pacheco Cunegato, Maurício Elias Dick) - PDF
  • Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana (Jéssica David Dias, Marcelo Shinyu Mekaro, Jennifer Kaon Cheng Lu, Gabriel Silva Sorrentino, Marcos Tsuda, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Silvia Helena Zem-Mascarenhas) - PDF
  • Game thinking is not game design thinking! Uma proposta de metodologia para o projeto de jogos digitais (Isabel Cristina Siqueira da Silva, João Ricardo Bittencourt) - PDF
  • Misturando entretenimento e comunicação para a saúde: criação de dois testes de personalidade para o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Flávia Garcia de Carvalho, Marcelo Simão de Vasconcellos, Alexandre Augusto Andrade da Ressurreição, Inesita Soares de Araujo; Rosany Bochner) - PDF
  • Game Mechanics Design: Applying Machinations to Eliosi’s Hunt (Tiago Zaidan, Daniel Zaidan, Luís Fabrício W. Góes) - PDF
  • Auragame: A Case Study of a Zero Programming Augmented Reality Game (Luís Fernando Maia, Willian Rodrigues, Windson Viana, Fernando Trinta) - PDF
  • Criação de um modelo conceitual para Documentação de Game Design (Willian Kenji Hira, Marcus Vinícius Prata Marinho, Felipe Barros Pereira, Alcides T. Barboza Jr.) - PDF
  • Prototipação aplicada à produção de arte para jogos digitais: estudos de caso em três empresas de Santa Catarina (Samara de Sena, Morgana Niehues, Francisco Antonio Pereira Fialho, Araci Hack Catapan) - PDF
  • Uma análise da adequação de desafios em jogos móveis considerando o público idoso (Ezequiel Mendes Duque, Lucila Ishitani) - PDF
  • Estudo comparativo entre diferentes abordagens de game design (Ian Viana Benicio, Fábio Ferreira da Costa Campos) - PDF
  • O círculo mágico de jogo e o caso Undertale (Rafael P. Araujo) - PDF
  • Um Exergame para Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Crianc¸as do Ensino Fundamental I (João B. Mossmann, Eliseo B. Reategui, Caroline O. Cardoso, Rochele P. Fonseca, Matheus F. Viana, Débora N. F. Barbosa) - PDF
  • Jogos Digitais para Obesidade na Adolescência: Um Mapeamento Sistemático da Literatura (Salvador Sergi Agati, Marcelo da Silva Hounsell) - PDF
  • Video games as inspiration for scientific software (Francisco Queiroz, Rejane Spitz, Pablo Elias, Rodrigo Pinheiro, Thiago Azevedo, Vinicius Rodrigues, Luciano Reis, Alberto Raposo ) - PDF
  • Sambamania - Uma releitura do universo do carnaval em um game (Mark Joselli, Daniel Mafra) - PDF
  • O design de Puzzles nos jogos digitais (Cristiano Natal Tonéis) - PDF
  • Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana (Gutemberg de Almeida Borges, Carolina Oliveira de Cerqueira Lima, Érica Maria Granjeiro, Victor Travassos Sarinho, Roberto Almeida Bittencourt) - PDF
  • MoviPensando: Um Jogo Sério para o Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Síndrome de Down (Marcelo Diatel, Mayco Farias de Carvalho, Marcelo da Silva Hounsell) - PDF
  • Uma aproximação da experiência de esportes de alto risco por meio da realidade virtual: Wingsuit VR Experience. (Luís Gustavo Boldt) - PDF
  • Elementos para storytelling em jogos eletrônicos sem cutscenes (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola ) - PDF
  • Comparação gráfica quantitativa entre jogo educativo de museu e de entretenimento: Caso ArqueoGame X Terraria (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola, Carla Galvão Spinillo) - PDF
  • Uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Jogos Sérios (Helder Cognaco de Oliveira, Marcelo da Silva Hounsell, Isabela Gasparini) - PDF
  • Doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento do jogador (Luis Rodrigo Gomes Brandão) - PDF
  • Fundamentos para o estudo da Colaboração no Design de Jogos Digitais: situação e perspectivas (Erick Renan Kampa, Adriano Heemann) - PDF
  • FCECF: um Método Iterativo Composto Aplicado ao Desenvolvimento de Jogos Analógicos (Leônidas Soares Pereira, Suely Fragoso) - PDF
  • Projeto Gráfico de Manuais de Jogos Manuais de Jogos Manuais de Jogos : Diretrizes projetuais para o desenvolvimento do manual do jogo Ordem do Rei (Matheus Rocha de Souza Ramos, Priscilla Maria Cardoso Garone) - PDF
  • Mapeamento das percepções das interações dos usuários em jogos de ação e aventura com dinâmica 2D e 3D (Adalberto Pereira de Souza Lopes, Felipe B. Breyer, Judith Kelner) - PDF
  • O papel do diálogo para ampliação interativa em jogos narrativos (Alexandre Vieira da Silva, Denis Keniti Nishiguchi, Marvin Oliver Schneider, João Carlos Neto) - PDF
  • O impacto da customização funcional e estética na experiência de jogos de ARPG (Vitor Malcher Ferreira, Tiago Barros Pontes e Silva) - PDF
  • Design de Em Busca do Santo Grau – Jogo Eletrônico Educacional Customizável (Rogério Augusto Bordini, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Ana Esther Rodrigues de Camargo, Luiz Valério Neto, Marcos Tsuda) - PDF
  • Gameplay: uma definição consensual à luz da literatura (Michelle Aguiar, André Luiz Battaiola) - PDF
  • Design de um jogo sobre problemas de acessibilidade enfrentados por usuários de cadeira de rodas (Sidney Araujo Melo, Gabriel Santos Drummond, Daniela de Sousa Costa, Polyana Bezerra da Costa, Matheus Alberto Menezes Silva, Ivana Márcia Maia, João Victor Marinho Figueiredo, Anselmo Cardoso Paiva) - PDF
  • Character Design: a new Process and its Application in a Trading Card Game (João Ramos da Silva Filho, Liandro Roger Memória Machado, Natal Anacleto Chicca Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia) - PDF
  • TRINCA SOCIAL: um jogo como ferramenta de transformação (Janaína Silva, André Ricardo Ramos Fragelli) - PDF
  • Doce Labirinto: Experiência de jogo utilizando interação baseada em movimentos da cabeça e recursos tangíveis (Rafael Cunha Cardoso, Vinícius Kruger da Costa, Andreia Sias Rodrigues, Tatiana Aires Tavares, Krishna Xavier Junior, Jamir Peroba, Juliana Peglow, Kleber Quadros) - PDF
  • Design de um aplicativo para o ensino de inglês para crianças (Pricila R. Rodrigues, Rafaela R. Rodrigues) - PDF
  • Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics (Daniel Marques Maranhão, Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia) - PDF
  • A Influência da Estética Fofa na Percepção dos Usuários de Jogos Eletrônicos (Viviane Sampaio Maia, Glaudiney Moreira Mendonça Junior) - PDF
  • Assessing Emergence and Progression in Games (Daniel Marques Maranhão, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maiaz) - PDF
  • Um segundo olhar sobre o roteiro: consultoria dramatúrgica no desenvolvimento do Gamebook Guardiões da Floresta (Victor Cayres, Lynn Alves) - PDF
  • Analysis of Player Profiles in Electronic Games applying Bartle’s Taxonomy (Marvin Oliver Schneider, Érika Tiemi Uehara Moriya, Alexandre Vieira da Silva, João Carlos Néto) - PDF
  • Imersão e medo em jogos de terror: análise das estruturas de áudio e efeitos sonoros do jogo Blindside (Caio Monteiro, Alexandre Araújo, Ícaro Correia, Blemer Lima, Thainah Alves, Carla Teixeira Dario Brito) - PDF
  • Cartas Sensíveis ao Contexto: Aumentando a experiência em jogos de carta ubíquos (Willian A. Rodrigues, Glaudiney M. Mendonça Júnior, Windson Viana) - PDF
  • Framework Dirigido por Modelos para Monetizacão de Jogos Free-to-Play (Ruy Guilherme Silva Gomes de Olivera, Paulo Renato Conceicão Mendes, Carlos de Salles Soares Neto) - PDF
  • Folia dos Povos: O design na construção de um jogo educativo (Bárbara Lima da Fonseca, Priscilla Maria Cardoso Garone) - PDF
  • Pensando a sonoridade do jogo: uma proposta de organização conceitual (Lucas C. Meneguette, Sergio R. Basbaum) - PDF
  • Adaptando “Macunaíma” para os Games: modelagem e prototipagem de Jogos Digitais para Ciências Sociais e Linguagens na Educação Básica (Janaina Leite de Azevedo, Antônio Francisco Magnoni) - PDF
  • Análise e discussão de problemas encontrados no processo de aprendizagem de jogos 4X (Dimitri Kipper, Sérgio Nesteriuk ) - PDF
  • Metodologia de Criacão de Mundos Baseada na Análise de Estereótipos e Arquétipos da Cultura Regional (Aalisson Vito Quintans Bezerra, Rubem Medeiros) - PDF
  • Luz nos Games: por uma abordagem interdisciplinar na indissociabilidade forma, conteúdo e função (Eduardo Colino da Silva, Sérgio Nesteriuk) - PDF

Artigos curtos

  • Proposta de Adaptação de Narrativa Interativa Impressa para o meio Digital utilizando Realidade Aumentada e Hipermídia (Denise Calsavara Paiva de Oliveira, Cleberson Eugenio Forte) - PDF
  • Game Genesis Virtual Deck: uma ferramenta para criar ideias de jogos (Mauríıcio Bammann Gehling ) - PDF
  • Análise de ambientes imersivos em Watch Dogs (Victor Emanuel Montes Moreira) - PDF
  • Guerra do Paraguai: Estudo de adaptação para game (Victor Bosco Rodrigues da Silva, Guilherme Henrique Aires de Souza, Dilson César Devides) - PDF
  • Metagame: um possivel tema para a analise de jogos competitivos (Fillipe de Souza Montes, Letícia Perani) - PDF
  • Exergames: Amostragem da Produção Acadêmica entre 2010 e 2015 (Bruno Oliveira, Sérgio Nesteriuk, Pedro Queiroz) - PDF
  • Realidade Virtual aplicada no desenvolvimento de um Serious Game para Reabilitação de Cadeirantes utilizando Kinect (Luciene Chagas de Oliveira, Thalison Carlos Fernandes Gomes, Flávia Gonçalves Fernandes, Eduardo Chagas de Oliveira) - PDF
  • Simple Game Design Document Focused on Gameplay Features (Danilo Márcio Lima de Carvalho, Fabio de Jesus Lima Gomes) - PDF
  • Da tela à mesa: Uma abordagem de transposição analógica motivadora e engajadora. (Daniel de Sant’anna Martins) - PDF
  • Inaccessible Accessibility Game?! Redesigning the eMAGs digital accessibility game (Anne Lize L. Escarrone Wolleson Kevin Kelm, Jean Felipe P. Cheiran) - PDF
  • Último Recurso: Uma experiência de LARP multidisciplinar (Daniel de Sant’anna Martins) - PDF
  • Laboratório de Objetos Aprendizagem (LOA): Experiência interdisciplinar na metodologia de desenvolvimento de jogos (Luiz Valério Neto, Aline Natalia Domingues Rogério Augusto Bordini, Marcos Tsuda, Ana Esther Rodrigues de Camargo, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder) - PDF
  • Análise de affordances na série Legend of Zelda (Ernando Moraes) - PDF
  • A Abstração na Configuração Visual de Personagens de Videogame: uma Análise de Design da Personagem Link (Rowan Sarmento, André Neves, Eva Miranda) - PDF
  • Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para o desenvolvimento de novas práticas educacionais. (Frederico Pires Pinto, Silvano Maneck Malfatti) - PDF
  • A Importância da Pesquisa Semântica na Construção do Contexto Artísico do Jogo The Rotfather. (Mônica Stein) - PDF
  • Desenvolvimento de um Serious Game, baseado na rerroupagem do clássico Pac-Man, para auxiliar no ensino de Matemática Básica (Isabela Giacomini de Moraes, Rogério Colpani) - PDF
  • Construindo Jogos de Sucesso: Uma Análise de League of Legends (Matheus de Freitas Oliveira Baffa, Matheus de Moraes Ramalho, Gabriel Bruno Silva Martins Moreira, Alex Fernandes da Veiga Machado) - PDF
  • Level Design on Rogue-like Games: An Analysis of Crypt of the Necrodancer and Shattered Planet (Brenner P. de Castro, Rosilane R. da Mota, Eduardo P. C. Fantini) - PDF
  • Revisão de um jogo sério de tabuleiro sobre os dilemas e desafios do SUS (Cynthia Macedo Dias, Camila Borges Furlanetti, Guilherme Almeida Xavier ) - PDF
  • Processos de Concept Art no Game Design: Uma proposta de metodologia de criação de personagens (Igor Marini, Pedro Lima Nilo, Naiara Lopes, Adriano Fernandes, Felipe Valente, Ruan Moraes, Rucciela Mansur de Paula, Vinicius Rodrigues) - PDF
  • Design Centrado no Usuário para um Jogo de Física em nível Universitário (Jessica Leite Pituba, Ricardo Nakamura) - PDF
  • A sinestesia nos jogos eletrônicos - Uma análise da obra de Tetsuya Mizuguchi (Vicente Reis de Souza Farias ) - PDF
  • GAME DESIGNERS SEM FACE: sugestão de estudo para padronizar ferramentas e taxonomia no game design (Frederico de Carvalho, André Battaiola) - PDF
  • Requisitos não funcionais para Jogos Digitais (David Lemes, Mario Fontes, Thiago Cazelatto) - PDF

Download - Trilha Computação

Artigos completos

  • Player Behavior Modeling for Interactive Storytelling in Games (Edirlei Soares de Lima, Bruno Feijó, Antonio Furtado) - PDF
  • Evolvestone: An evolutionary generator of balanced digital collectible card games (Tiago Zaidan, Luís Fabrício Wanderley Góes) - PDF
  • Cristina: A tool for refactoring source codes of game prototypes into reusable codebases (Wolmir Nemitz) - PDF
  • Updates effects in a Puzzle/RPG game and its impacts on players experience (Fabrício Pereira, Pricila Rodrigues, Raquel Prates) - PDF
  • A Comparative Study on a Novel Drawcall-Wise Visibility Culling and Space-Partitioning Data Structures (Yvens Rebouças Serpa, Ygor Rebouças Serpa, Maria Andreia Rodrigues) - PDF
  • aCAVE: Augmented CAVEs for entertainment applications (Elias Marques Junior, Luis Valente, Esteban Clua) - PDF
  • Design and Evaluation of Serious Games for Cognitive Diagnosis and Stimulation with Older Adults: A Preliminary Study (Helio Silva Neto, Licinio Roque, Joaquim Cerejeira, Joilnen Leite, Durval Neto) - PDF
  • Dynamic Focus Selection for First-Person Navigation with Head Mounted Displays (Thiago Porcino,Esteban Clua, Cristina Vasconcelos, Daniela Trevisan) - PDF
  • Generating Background Population for Games based on Real Video Sequences (Marlon Alcantara, Estevao Testa, Gabriel Lima da Silva, Rodolfo Favaretto, Leandro Dihl, Soraia Musse) - PDF
  • Applying pathfinding techniques on the development of an Android game (Paulo Freitas da Silva, Saulo Villela) - PDF
  • Biofeedback Sensors in Game Telemetry Research (Rodrigo Soares, Elton Sarmanho, Marco Miura, Tiago Silva, Carla Castanho) - PDF
  • gameBITS Framework : A procedural content generation framework for digital games (Marcus Vinicius da Silva,Fernando Marson, Vinícius Cassol) - PDF
  • Game loop model properties and characteristics on multi-core CPU and GPU applications (Marcelo Zamith, Luis Valente, Bruno Feijó, Esteban Clua) - PDF
  • Training a Multilayer Perceptron to predict a car speed in a simulator: Comparing RPROP, PSO, BFGS, and a memetic PSO-BFGS hybrid (Artur Henrique Gonçalves Coutinho Alves, Vinicius Melo) - PDF
  • Using Audio for Player Interaction in HTML5 Games (Jefferson Torres de Freitas, Ernesto Trajano de Lima, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia) - PDF
  • Measurement Methods for Phenomena Associated with Immersion, Engagement, Flow, and Presence in Digital Games (Raul Oliveira, Denise Oliveira, Tiago Tavares) - PDF
  • An evaluation of the human perception of emotions in digital games built across the OCC model (Rainier Augusto, Ferreira Sales, Luiz Chaimowicz) - PDF
  • Framework for registration and recognition of free-hand gestures in digital games (Tiago Ribeiro, Daniela Costa, Polyana Costa, Petterson Sousa Diniz, Paulo Roberto Jansen dos Reis, Aristófanes Silva, Geraldo Braz Junior, Anselmo Paiva) - PDF
  • Software Engineering Processes in Game Development: a Survey about Brazilian Developers’ Experiences (Cristiano Politowski, Daniel de Vargas, Lisandra Fontoura, Antônio Foletto) - PDF

Artigos curtos

  • Desenvolvimento e Análise de Desempenho de um Modelo de Gamificação para um Aplicativo de Ajuda a Mobilidade Urbana (Rodrigo Castro, Diego Peres Lima, Marcell Almeida, Adailton Lima) - PDF
  • Towards a comprehensive classification for procedural content generation techniques (Nathan Oliveira, Rodrigo Seabra) - PDF
  • Dynamic terrains applying pseudo-infinity and synthesized by Bezier curves (Rodrigo de Toni, Fernando Marson, Vinícius Cassol) - PDF
  • Low-cost and Open Source Optical Capture System of Facial Performance (Gabriel Guarisa, Alberto Angonese, Sicilia Judice) - PDF
  • Feel your Arm: Serious Game para Apoio à Reabilitação utilizando Dispositivo Vestível Myo (Flávia Gonçalves Fernandes, Alexandre Cardoso, Edgard Lamounier) - PDF
  • NCCGen: Um Gerador de Cartas Criativas para o Jogo Digital Hearthstone por meio de Redes Neurais Artificiais Recorrentes (Arthur Medeiros, Luís Fabrício Wanderley Góes) - PDF
  • Framework para Debug e Controle de Simulation Sickness em Sistemas de Realidade Virtual (Alexandre Sena, Vitor Silva, Rosa Maria Costa, Celia Silva) - PDF
  • Avaliação da Percepção de Jogadores sobre a Criatividade de Combos do Jogo Digital de Cartas Hearthstone (Shirley Ramos, Luís Fabrício Wanderley Góes, Lesandro Ponciano, Hugo Morais, Celso França) - PDF
  • A modular GPU raytracer using OpenCL for non-interactive graphics (Henrique Nunes Jung, Vinícius Jurinic Cassol) - PDF
  • Tree distribution in virtual scenarios using vector data (Tiago Engel, Alex Frasson, Cesar Pozzer) - PDF
  • Um Framework de Desenvolvimento de Jogos Digitais para Dispositivos Móveis voltado à Inclusão de Jogadores com Deficiência Visual (Alexandre Silva, Jocimara Paiva Grillo) - PDF
  • TeamFinder: um sistema para formação de equipes em games multiplayer (Gustavo Lameirão de Lima, Marcia Zechlinski Gusmao, Flávia Pereira dos Santos, Diana Adamatti) - PDF
  • A computational experiment involving decision making techniques (Eduardo de Almeida, André da Cruz) - PDF
  • Shape2River: a tool to generate river networks from vector data (Tiago Engel, Cesar Pozzer) - PDF
  • Improving Terrain Visualization Through Procedural Generation and Hardware Tessellation (Alex Frasson, Tiago Engel, Cesar Pozzer) - PDF
  • Jogos Interativos para o Incentivo Cognitivo (Vinícius Cabral, Bruno Albuquerque, Carlos Milanesi, Alexandre Ponce de Oliveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha) - PDF
  • 3D Model Generation from Freehand Drawing (Pedro Rossa, Rafael Hocevar, Daniel Camozzato, Fernando Marson) - PDF
  • Multimodal Mechanism to Promote Interaction Strategies in Games for People with Disabilities (Rodrigo Domingues, Alexandre Cardoso, Pollyana Notargiacomo, Flávia Gonçalves Fernandes, Reidner Santos Cavalcante) - PDF
  • Dynamic difficulty adjustment through parameter manipulation for Space Shooter game (Caetano Segundo, Kennet Calixto, Renê Pereira de Gusmão) - PDF
  • Plataforma para Jogos de Skate, Surf e Snowboard Utilizando Microcontrolador Arduino (Samuel Basilio, Agnes Caon, Otávio Silva, Edgar Sampaio, Gustavo Novaes) - PDF
  • Desenvolvimento de um Serious Game com Realidade Aumentada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Matemática Básica (Isadora Moraes, Rogério Colpani) - PDF
  • Redes Neurais Convolucionais no Reconhecimento de Fala em Português para jogos em plataformas móveis (Elaynne Torres, Leonardo Silva, Hendrik Macedo, Leonardo Matos, Rafael Santos) - PDF
  • Uma estratégia de aprendizado supervisionado para recomendação de puzzles em um jogo casual (Paulo Coleta Neto, Tulio Braga, Wagner Meira Jr., Luiz Chaimowicz) - PDF
  • Mimic Players Behavior Using Q-Learning (Luiz Rodrigues, Paulo Ricardo Bueno, Ricardo Silva, Mario Adaniya) - PDF
  • A System for Formation of Even Matches in Competitive Games (Rodrigo Nietiedt de Almeida, Daniel Camozzato, Rossana Baptista Queiroz) - PDF

Download - Trilha Cultura

Artigos completos

  • A rede de negociações na arquitetura da cultura participativa de League of Legends (Tarcízio Macedo) - PDF
  • Estratégias narrativas dos trailers de Call of Duty (Mariana Fagundes Goethel, Michele Kapp Trevisan) - PDF
  • Uma Análise dos Jogos Lumosity e Elevate: Delineando Métricas Avaliativas (Lynn Alves, William Santos) - PDF
  • Gamificação da produtividade do Fórum da Comarca de Caxias - Maranhão (João Vagner de Alencar Sampaio, José Jeovane Reges Cordeiro, José Maria da Silva Monteiro Filho) - PDF
  • Classificação de Jogadores: Um mapeamento sistemático da literatura (Ana Carolina Tomé Klock, Thiago Henrique Flores, Isabela Gasparini, Marcelo da Silva Hounsell) - PDF
  • Análise da Correlação entre os Elementos Motivacionais e o Sucesso de Jogos Sociais do Tipo Bolha ( Frederico Oldemburgo Peres, Alan Salvany Felinto, Lucas Anizelli, Jhones Duran Pinto, Silvia Regina de Souza Arrabal Gil) - PDF
  • O sagrado nos videogames: uma introdução ao estudo da religião e jogos digitais (Luis Carlos Pacheco) - PDF
  • In Vino Veritas: um game pervasivo na terra do vinho (Eliane Schlemmer, Wagner dos Santos Chagas, Cleber Portal) - PDF
  • Hiperestímulo, gozo e tédio: A galera Fanta versus Playless no advergame “Salvando a fonte” (Jordana Falcão Tavares, Raimundo Martins Filho) - PDF
  • Game Serra Pelada: Projeto Implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de Geometria para Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental (Maria Eliane Sobrinho, Denison Carlos da Silva Resplandes, Kelton Willian Souza Valente, Ernesto Sampaio Neto, Manoel Ribeiro Filho) - PDF
  • Games, TDAH e Funções Executivas: Uma Revisão da Literatura (Amanda Tourinho, Camila Bonfim, Lynn Alves) - PDF
  • Jogos Digitais como Ferramenta de Divulgação Cultural - Uma Análise Interdisciplinar (Guaracy Carlos da Silveira) - PDF
  • Aspectos educacionais e de diversão no jogo “O Mistério das Chaves” ( Fabiano Naspolini de Oliveira, Douglas de Oliveira, Eliane Pozzebon, Luciana Frigo) - PDF
  • Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Digitais para o Ensino Técnico de Nível Médio (Luiz Francisco Alves Araújo, Cristiane Sanches da Silva, Anderson Paulo da Silva, Tiago Lemos de Araujo Machado) - PDF
  • Joguem como mulheres e como garotas! (Mayara Araujo Caetano) - PDF
  • Experiências com Gamificação no Ensino de Informática para Jovens e Adultos no Sertão Pernambucano. (Thâmillys Oliveira, Ricardo Bitencourt, Willmara Marques Monteiro) - PDF
  • PerMotivE: Um Modelo conceitual de Persuasão, Motivação e Engajamento para Jogos Educacionais (Alcides Teixeira Barboza Jr., Ismar Frango Silveira) - PDF
  • Games no Ensino de História: Aplicação na Disciplina de História no Ensino Fundamental ( Fernanda de Melo Reis, Ricardo Bitencourt) - PDF
  • Twine Game Narrative and Discussion about LGBTQ Representation (Luiza Bragança, Rosilane Mota, Eduardo Fantini) - PDF
  • Imunização: Um Jogo Sério para Proteção de Crianças Contra as Doenças (Cristtiano Pinto, Cecília Carvalho, Maria Andreia Rodrigues) - PDF
  • Estereótipos de gênero em videogames: diálogos sobre sexismo, homofobia e outras formas de opressão na escola (Cristiane Cerdera, Marcos Lima) - PDF
  • Jogo: experiência liminóide no campo da imaginação (Fabiano Onça) - PDF
  • A prática do griefing dentro das regras do jogo: uma análise do jogo Dota 2. (Gabriela Birnfeld Kurtz) - PDF
  • Brasil Ball - A Jornada: um jogo digital sobre a História do Brasil ( Givanaldo Souza, Samuel Calebe, Luiz Paulo Alves, Luiz Viana, Victor De Barros, Luccas Gomes) - PDF
  • Stimmung, Jogos e Comunicação: Afterpop, abordagens desconstrutivas e nostalgia pós-moderna nos videogames (Bernardo Aguiar) - PDF
  • Sete Povos: Games e Realidade Virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil ( Vinícius Cassol, Pedro Rossa, João Ricardo Bittencourt, Fernando Marson, Sandro Rigo) - PDF
  • Práticas de integração entre cursos técnicos e regulares no contexto da disciplina de programação de jogos. Um relatório de resultados (Márcio Camilo, Eduardo Campos de Azevedo, Daniel Ribeiro Pires) - PDF
  • Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais (Camila Ávila, João Ricardo Bittencourt) - PDF
  • A Vivência de A Lenda de Zelda: a Ocarina do Tempo (Marcos Daniel Polcino, Ivelise Fortim) - PDF
  • Amplificação simbólica na análise de entrevista com um jogador do game Grand Theft Auto V (Bruno Mota, Walter José Martins Migliorini) - PDF
  • Tendências temáticas das trilhas do SBGames e das teses e dissertações sobre jogos defendidas no Brasil nos últimos 15 anos (Suely Fragoso, Luiza dos Santos, Mariana Amaro Cruz, Breno Reis, Gabriela Birnfeld Kurtz, Mayara Caetano, Rebeca Recuero Rebs) - PDF
  • CREUZA VS. AEDES: Aplicação do tipo e-health para prevenção do mosquito Aedes aegypti (Carlos Lopes, Kennedy Souza, Julio Soares Neto, Marcos Seruffo) - PDF
  • Imbuing and evaluating motivation in videogames: accounts in the teaching of Brazilian Folklore (Leonardo F. B. S. de Carvalho, Dante Augusto Couto Barone, Magda Bercht, Augusto Timm, Vinicius Milani Rodrigues de Freitas) - PDF
  • A gamificação da educação na compreensão dos profissionais da educação (Fabiano De Paula, Rutinelli Fávero) - PDF
  • A saúde na literatura acadêmica sobre jogos: uma análise das publicações do SBGames (Marcelo Vasconcellos, Flávia Carvalho, Marcia Capella, Cynthia Dias, Inesita Araujo) - PDF
  • Imersão nos games de horror, o silêncio como mediador entre os espaços diegéticos e extradiegéticos (Alessandra Maia, Natália Silva, Beatriz Medeiros ) - PDF
  • Construção de jogos e aprendizagem nos artigos da SBGames: onde Design e Educação se encontram? (Cynthia Dias, Jackeline Farbiarz, Flávia Carvalho, Marcelo Vasconcellos) - PDF
  • Hospital Mirim: um serious game como Brinquedo Terapêutico Digital Interativo no apoio a procedimentos médicos (Eduardo Lemos, Alessandro Luz, Carlos Gontijo, Dayany dos Santos, Cristiano Maciel, Eunice Nunes) - PDF
  • ParaJecripe: Um jogo sobre esportes adaptados (André Brandão, Alan Aguiar, Ana Flavia Araujo, Guilherme Domingos, Rafael Soares) - PDF
  • Garanhuns Treasure Race: Turismo Educativo Gamificado em Garanhuns-PE (Mariana Duque, Elton Torres, Gilberto Cysneiros, Fernanda Alencar) - PDF
  • GameEBooks para diálogos socioeducativos: diário de produção ( Marcelo La Carretta, Roselyne Araujo, Pedro Damasceno, Andre Damásio) - PDF
  • Conhecendo a Computação através de Jogos (Alexandre Sena, Aline Nascimento, Leonardo Amaral, Leandro Marzulo) - PDF

Artigos curtos

  • JOGO SUJO: Violência e liberdade de expressão nos games (Danilo Bernardes, Henrique Victor, José Bonaldi, Sérgio Nesteriuk) - PDF
  • Jogo Educacional sobre Educação para o Trânsito (Gilberto dos Santos, Walter Coan, Luiz Romão) - PDF
  • Violência gratuita: relações entre a questão da violência e o gameplay (Daniel Lee, Thiago Oliveira, Henrique Bouduard, Sérgio Nesteriuk) - PDF
  • O perfil dos protagonistas nas grandes franquias contemporâneas de jogos digitais (Érika Caramello) - PDF
  • A retórica processual e a presença de um ethos retórico nos jogos jornalísticos (Thiago Lins, Felipe Brito) - PDF
  • A combinação de jogos de tabuleiro com jogos digitais no processo de aprendizagem (Míria Santanna dos Santos, Éderson Ayres Castro, Marcelo A. Rauh Schmitt, André Peres, Karen G. Santos, Rosana Nitsch Pinheiro, Raysa Vasconcelos) - PDF
  • Gamificação nas aulas de matemática: o xadrez virtual para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Fabiana Chagas de Andrade, Adenildes Temoteo de Vasco, Rutinelli Penha Fávero) - PDF
  • Desenvolvimento de um Jogo Digital com Ferramentas de Autorias e Tecnologia Exergame por Professores Não Programadores (Luciano Greis, Esther Pessoa, Kamyla Freitas, Peterson Harima, Fernando Cardoso) - PDF
  • Counter Strike no ensino de Redes de Computadores (Vinicius Dantas Santos, Erika Raquel Silva dos Santos, Ricardo Barbosa Bitencourt) - PDF
  • Webquest e gamificação como estratégia de aprendizagem no ensino superior: experimento piloto envolvendo um objeto de aprendizagem ( Rafael Pereira Dubiela, Claudio Henrique da Silva, Stephania Padovani, Vania Ribas Ulbricht) - PDF
  • Minecraft : Um jogo? Um mundo? Uma estratégia de ensino? (Raquel Custódio, Eliane Pozzebon) - PDF
  • GAME MARABÁ: projeto, implementação, e avaliação de um jogo educativo para auxilio no ensino de Estudos Amazônicos. (Rangel Filho Teixeira, Gilberto Pinheiro de Oliveira, Lavoizie Carvalho Guimarães, Tiago de Souza Araújo, Manoel Ribeiro Filho) - PDF
  • Uma análise das contribuições do Gamebook [Blind Review] para estimulação das funções executivas (Pétala Guimarães, Amanda Tourinho, Jéssica Vieira, Lynn Alves) - PDF
  • D.O.M: um jogo de ficção científica mediando o ensino das funções quadráticas. (William Santos, Lynn Alves) - PDF
  • Memórias Tridimensionais do Grande ABC: Tour Virtual 3D pela Vila de Paranapiacaba (Joao Paulo Gois, Mario Gazziro, Jonathan Medina, Emerson Rosa, Igor Esteves de Oliveira, Felipe Costa, Eliabe Castro, Paulo Araujo, Gabriel Pereira) - PDF
  • BRAINIAK - Uma Forma Customizável, Divertida e Portátil para Testar seus Conhecimentos (Alexandre Sena, Aline Nascimento, Rafaello Bertolini) - PDF
  • Lições dos games para se pensar a reconstrução do espaço escolar ou como Super Mario pode dialogar com Paulo Freire (Marcos Lima) - PDF
  • Game Jam como metodologia ativa de ensino no desenvolvimento de jogos digitais (Renata Machado, Georgia Almeida) - PDF
  • A puzzle instructional framework for creating narratives with a OCC-RDD technique (Mario Fontes, Italo Veja) - PDF
  • Problematização do Design de Games para a Educação a Distância no contexto da cultura digital (Priscilla Garone, Sérgio Nesteriuk) - PDF
  • Fundamentos de Jogos em Abordagens Educacionais: Um Retrato da Motivação do Aluno Jogador (Leandro Correia, Victor Cayres, Rosemary Ramos) - PDF
  • Gamellito: desenvolvimento e avaliação em estudo piloto de um health game educativo e terapêutico para crianças com Diabetes Mellitus tipo 1. (Vania Vargas, Alan Felinto, Rosane Martins, Gabriel Felippe, Kelvin Vieira, Luis Felipe Migliorini, Luis Fernando Almeida, Gustavo Silva) - PDF
  • Ensinando programação para crianças: um jogo (Marilyn Matos, Marcio Osshiro, Alexandre da Silva, Willian Rojers Ferreira dos Santos) - PDF
  • A importância da Narrativa e do Som: despertando as emoções no jogo Sophie in Wonderland (Rodolfo Santana, Ariany Oliveira, Dario Brito, Carla Patrícia Teixeira) - PDF
  • Determinando a distinção entre cooperação e colaboração e a caracterização de jogos cooperativos e de jogos colaborativos (Daniella Munhoz, André Battaiola, Adriano Heemann) - PDF
  • Proposta de Jogo Educacional para Ensino de Sistemática Filogenética (Helano Portela, Derek Martins, Fandson Morais, Jose Pereira Luz) - PDF
  • Andanças: Plataforma Gamificada Para Apoio ao Turismo Cultural no Centro Histórico de São Luis do Maranhão (Sidney Araujo Melo, Antonio Busson, André Damasceno, Antonio Rocha, Antonio Farias Junior, Adriano Pinheiro, Dalai dos Santos Ribeiro, Pedro Bezerra Rodrigues) - PDF
  • Santa Cruz Steel – Uma crítica à violência social ( Eduardo de Almeida, Mayk de Andrade, Isabela Peixoto, André da Cruz) - PDF
  • Festa Estranha: Um Estudo de Caso no Desenvolvimento de Indie Games em Grupos Minoritátios (Mariá Scárdua, Luiza C. Bragança, Sofia Moreira) - PDF
  • Gamificação e educação: estudo de caso da escola Quest to Learn (David Lemes, Murilo Barbosa Sanches) - PDF
  • Game of Code: aplicando gamificação em disciplinas de programação (Sidney Araujo Melo, Ruy Silva Gomes de Oliveira, Carlos Soares Neto) - PDF
  • Aprendizado com jogos: Um estudo de caso sobre educação ambiental (Felipe Oliveira, Thiago Braga) - PDF
  • Antropofagia Digital: Mimese como forma de configuração da identidade dos games nacionais (Zózimo Pinto Neto, André Neves) - PDF
  • Gamificação como elemento de uma política pública de formação de professores: vivências mais imersivas e investigativas (Paula Carolei, Luci Ferraz de Mello, Gislaine Munhoz, Regina Gavassa) - PDF
  • Development of a Digital Educational Board Game (Ana Paula Legey de Siqueira, Antonio Carlos Mol, Andre Cotelli do Espirito Santo, Andréa T. S. Oliveira, Adriana Oliveira, Karen Salazar Ribeiro de Mattos, Veronica Land, Jefferson Lima da Silveira) - PDF
  • O uso de vídeos 3D em uma dinâmica moderna para atividades de ensino em diferentes espaços educativos: um estudo de caso no evento NUCAP de Portas abertas. (Sara Fernandes, Ana Paula Legey de Siqueira, Leticia Alves, Antonio Carlos Mol, Bianca Maria Rego Martins, Leandro Martins, Tiago Lima Rocha) - PDF
  • Redes sociais, games e gamificação no ensino de inglês: estudo de caso (Meire Tribucci, Joao Mattar) - PDF
  • Jogar, experimentar e criar: relatos de experiências formativas gamificadas para professores da educação profissional (Marcelle Minho, Lynn Alves) - PDF
  • Eu faço parte da História da Minha Família: projeto de gamificação da pesquisa genealógica para adolescentes (Fabio Piros, João Mattar) - PDF
  • Proposições de metodologias para o ensino de composição musical aplicada aos jogos eletrônicos: dois estudos de caso (Tharcísio Moraes) - PDF
  • Na saúde e na enfermidade: games como história, promoção de vida, e prevenção de doenças (Lúcia Lemos) - PDF
  • SUSCITY: jogo sobre gerenciamento de recursos do SUS (Gabriela Perry, Marlise Santos, Denise Bueno, Alisson Rocha, Andrei Schwingel) - PDF
  • Jogos digitais como ferramenta de divulgação do turismo internacional (Caroline Uller) - PDF

Download - Trilha Indústria

Artigos completos

  • Não tenha vergonha de vender, menos ainda de entreter: Serious Games pensados como Advergames (Marcelo La Carretta) - PDF
  • Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais (Felipe Frosi, César Steffen) - PDF
  • Jornalismo de Games e a cultura do ‘hype’ como estratégia de venda (João Pedro Boaventura) - PDF
  • A Tipologia das Jogadoras: Um estudo do público feminino gamer brasileiro (Ivelise Fortim, Louise Monteiro, Victor Sancassani, Maria Julia Bengel ) - PDF
  • Investigação de Métodos e Práticas de Engenharia de Software Utilizadas pelas Empresas Cearenses de Desenvolvimento de Jogos (Júlio César da Silva, Arthur Callado, Paulyne Jucá) - PDF
  • Uma Comparação entre a Crítica e a Imersão em Jogos Digitais (Sofia Moreira ) - PDF
  • Relações entre Games e Franquias Transmidia. Até onde o mercado interfere? (Mônica Stein) - PDF
  • O Jogo Digital no Processo de Ensino e de Aprendizagem: Uma Proposta Envolvendo a Primeira Grande Guerra (Anibal Guedes, Fernanda Guedes, Wagner dos Santos Chagas, Eliane Schlemmer) - PDF
  • Serious Games baseados em Simulações: Frameworks, definições e requisitos (Danilo Barbato) - PDF
  • Grupos de interesse e políticas públicas: ABRAGAMES versus ACIGAMES (Pedro Zambon, Juliano Maurício de Carvalho ) - PDF

Artigos curtos

  • Os advergames Aurora Aventuras e Tramontina Trotter Race: características distintas, mesmos objetivos (André Souza da Silva, Thiago Muradas Bulhões, Fernando Rafael Stahnke, Marta Rosecler Bez) - PDF
  • Organizações que mudam: estudo de caso da Nintendo, Rovio e Aquiris (Victor Emanuel Montes Moreira) - PDF
  • Aplicação das Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Advergames (Chrystian José Soares da Silva) - PDF
  • Quem curte jogos de tabuleiro? Uma proposta de levantamento de dados e análise do perfil dos jogadores do Estado de São Paulo (Raquel Klafke, Mariana Izukawa, Sérgio Tamanaha) - PDF
  • Produção de Jogos Digitais ao alcance de todos: a criação de uma ferramenta para web 2.0 (Hebert Pereira) - PDF
  • **Supergenius: concepção e desenvolvimento de um jogo de cartas para-didático de divulgação científica e cultural ** (Francisco Belda) - PDF
  • A Atuação do Estado no Desenvolvimento Nacional da Indústria Criativa de Serious Games (Andrei Mango) - PDF
  • Diáspora e reorganização na indústria síria de jogos digitais (Fernando Rejani Miyazaki, Najla Deves Fawakhiri) - PDF

Download - Tutoriais

  • An Introduction to Educational Games Virtualization (Wilk Oliveira dos Santos, Clovis Gomes da Silva Junoir) - PDF
  • Desenvolvimento de Jogos em Ultra-Alta Definição (UHD-4K) (Maria Amelia Eliseo e Luciano Silva) - PDF
  • FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio (Tharcísio Vaz da C. de Moraes, Vicente Reis de Souza Farias, Victor Maciel Guimarães dos Santos​.) - PDF
  • Jogos Digitais na Educação como conteúdo: possibilidades de intervenções integradoras (Alan Queiroz da Costa) - PDF
  • Processo semiótico para criação de capas de jogos digitais (Priscilla Maria Cardoso Garone, Sérgio Nesteriuk Gallo) - PDF

Coordenação geral

Ricardo Nakamura - USP

Coordenação do Comitê de Programa

Luciano Pereira Soares - Insper

Chairs de Publicação

Marcelo Simão de Vasconcellos - Icict / Fiocruz

Flávia Garcia de Carvalho - Icict / Fiocruz

Trilha de Arte e Design

Delmar Galisi Domingues - Universidade Anhembi Morumbi

Rachel Zuanon - Universidade Anhembi Morumbi

Trilha de Computação

Marcelo da Silva Hounsell - UDESC

Flávio Soares Correa da Silva - USP

Trilha de Cultura

João Mattar - Universidade Anhembi Morumbi

Sergio Nesteriuk - Universidade Anhembi Morumbi

Trilha de Indústria

Luiz Ojima Sakuda - Centro Universitário da FEI, Fundação Vanzolini, Abragames e IGDA-SP

Claudio D’Ipolitto - FGV

Tutoriais

Vinicius Jurinic Cassol - Unisinos


Patrocínio

Apoio

Promoção

Realização