Keynotes

No SBGames 2016, teremos três palestrantes principais, se apresentando a cada dia às 11h da manhã. Conheça mais sobre cada um deles:

David Wessman

David Wessman

David Wessman é um game designer veterano, com experiência em múltiplos gêneros e plataformas, e teve a felicidade de trabalhar em vários jogos de sucesso. Ele também é um professor universitário experiente, que gosta de guiar e ser o mentor da próxima geração de desenvolvedores.

A carreira de David na indústria de jogos se iniciou em 1991. Ele foi parte da equipe de testes na Lucasfilm Games, trabalhando em clássicos como: Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge e Secret Weapons of the Luftwaffe, e também foi contratado para trabalhar no Spectrum Holobyte’s Falcon 3.0 e outros jogos. Ele passou a trabalhar em cargos de criação como designer de missões e escritor em X-Wing. David foi um dos fundadores da Totally Games, onde ele trabalhou em toda a série X-Wing, tornando-se o líder de gameplay e história. Em seu tempo livre ele desenvolveu dois jogos de guerra de tabuleiro vencedores do CSR Award: War of 1812 e When Dragons Fight: If China Invades Taiwan, que também foi apresentado na exibição Doing It On the Table da GDC 2014.

Em 2000 ele passou para o desenvolvimento em consoles e foi o líder de design em sucessos como Blood Wake, The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, Saints Row e Death Jr. 2: Root of Evil. David se tornou um palestrante frequente em conferências como a GDC e contribuiu com o capítulo sobre simuladores em Writing for Video Game Genres: From FPS to RPG.

Em 2008, David Wessman se afastou temporariamente da indústria para se tornar um professor universitário em tempo integral, dedicando 5 anos à University of Advancing Technology em Tempe, Arizona, onde ele se tornou o “program champion” para a graduação em game design.

Ao retornar para a Califórnia em 2013, ele se juntou à Impeller Studios como designer chefe no Starfighter Inc., e à UC Santa Cruz como professor de game design. Em 2015 ele se mudou para a Holanda para assumir seu cargo atual como professor de Creative Media & Game Technology na NHTV Breda University of Applied Sciences. Ele continua a liderar o design de Starfighter Inc.

Esteban Clua

Esteban Clua

Esteban Clua é professor na Universidade Federal Fluminense e coordenador do UFF MediaLab, e vice-diretor do Instituto de Ciência da Computação, Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2009 e 2013. Ele se formou em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e tem Mestrado e Doutorado pela PUC-Rio. Suas principais áreas de pesquisa e desenvolvimento são Jogos Digitais, Realidade Virtual, GPUs e Visualização. Ele é um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital) e foi o presidente da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação de 2010 a 2014. Atualmente é o representante do Brasil no Technical Committee of Entertainment da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho da ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos). Em 2015 ele foi nomeado NVidia Fellow (o único na América Latina). Em 2007, ele recebeu o prêmio da ABRAGAMES como principal contribuinte da área acadêmica para o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil. Ele é professor colaborador de várias universidades pelo mundo. Esteban é membro do comitê de programa da maioria das conferências sobre entretenimento digital. Atualmente, ele é coordenador do Centro de Excelência NVIDIA, localizado no Instituto de Ciência da Computação na UFF. Esteban faz parte do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do EStado do Rio, é membro da comissão permanente do Rio Criativo, membro do conselho permanente de inovação e tecnologia na comissão Legislativa do Rio e membro da Agência de Inovação da UFF. Em 2014 ele recebeu o prêmio “Prata da Casa”, sendo reconhecido como o segundo melhor professor no ano, com distinção relacionada a sua atuação para aproximar a universidade e a indústria de Tecnologia da Informação. Ele é um entusiasta dos jogos de longa data.

Alex Schwartz

Alex Schwartz

Alex Schwartz é o fundador e CEO do estúdio de RV Owlchemy Labs, criadores do Job Simulator, título de lançamento do HTC Vive, Oculus Touch e Playstation VR. Como um dos primeiros estúdios a mergulhar de cabeça no espaço de RV, os esforços do Owlchemy Labs resultaram em um dos títulos mais baixados do Oculus, Aaaaaculus!, e um dos dois títulos que serão entregues junto com o HTC Vive, Job Simulator, também nomeado para Sundance. Como co-fundador do VR Austin group, Alex tem um papel ativo nas comunidades de jogos e RV fazendo palestras pelo mundo, organizando eventos e preparando vários tipos de carnes exóticas defumadas em Austin, Texas.


Patrocínio

Apoio

Promoção

Realização