Mostra de Artes

Brasiligames (1980-2016)

Apresentação

A Mostra de Arte SBGames 2016: Brasiligames (1980-2016) é um evento do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2016 - que ocorrerá em São Paulo/SP de 8 a 10 de Setembro na Escola Politécnica da USP. A proposta da Mostra é apresentar a qualidade e a diversidade de criações artísticas características dos jogos eletrônicos nacionais, convidando artistas brasileiros a realizar releituras - por quaisquer técnicas e processos para as categorias apresentadas - da narrativa e estética presente nos jogos eletrônicos nacionais, dos pioneiros aos atuais. Cobrindo as produções nacionais lançadas comercialmente entre 1980 e o presente ano, a Mostra terá uma Comissão de Curadoria composta por especialistas de estúdios locais, prezando pelo resgate de um passado rico em experiências e experimentações, mas ainda à sombra do conhecimento do público entusiasta.

Regulamento

As obras inscritas para a mostra serão enviados para a Comissão de Curadoria onde serão avaliadas e as que conquistarem maiores votações serão expostas durante o SBGames 2016. Cada participante inscrito na Mostra como artista concorda com os termos oficiais seguintes e com as decisões tomadas pelo coordenador e pelos avaliadores. Apenas os trabalhos realizados por artistas brasileiros, referentes a jogos brasileiros publicados, compreendidos no período informado (1980-2016), e de qualquer natureza dispositiva (para arcades, computadores, consoles e/ou portáteis), estarão elegíveis a participar da Mostra.

Inscrição

A inscrição, exclusiva para brasileiros com mais de 18 anos, deve ser realizada online, e na qual será solicitada nome, email, idade, cidade de residência, categoria, descrição da obra, ano de produção, jogo nacional homenageado/ano; e um curto texto descritivo como memória da criação (no qual quaisquer defesas e justificativas podem ser apresentadas).

Categorias

Ilustração:

A categoria contempla quaisquer imagens realizadas como desenhos, pinturas, esquemas, colagens, montagens, e demais composições gráficas livres (analógicas ou digitais) inspiradas nas temáticas, narrativas e estéticas presentes nos jogos nacionais do período definido. Os arquivos da categoria devem ser disponibilizados em formato PNG, com tamanho mínimo de 320x240 pixels e máximo de 1920x1080 pixels.

Fotografia:

A categoria contempla quaisquer imagens realizadas por captura analógica ou digital em equipamento definido (informado no EXIF do arquivo), de assuntos correlatos a temáticas, narrativas e estéticas presentes nos jogos nacionais do período definido, por pose ou interpretação de modelos (vivos ou artificiais). Os arquivos da categoria devem ser disponibilizados em formato JPG, com tamanho mínimo de 320x240 pixels e máximo de 1920x1080 pixels.

Música:

A categoria contempla quaisquer músicas realizadas por composição ou interpretação das temáticas, narrativas e estéticas presentes nos jogos nacionais do período definido, por quaisquer instrumentos sonoros e musicais. Os arquivos da categoria devem ser disponibilizados em formato OGG/MP3, com duração mínima de 1 minuto e máxima de 10 minutos.

Animação:

A categoria contempla quaisquer vídeos realizadas por composição ou interpretação das temáticas, narrativas e estéticas presentes nos jogos nacionais do período definido, por quaisquer recursos para a ilusão do movimento. Os arquivos da categoria devem ser disponibilizados em formato MP4, com duração mínima de 30 segundos e máxima de 5 minutos; com resolução mínima de 720p e máxima de 1080p.

Poesia:

A categoria contempla quaisquer textos literários realizados em versos pela interpretação das temáticas, narrativas e estéticas presentes nos jogos nacionais do período definido, tendo ênfase na expressão do sentimento pelo rítmo das palavras. Os arquivos da categoria devem ser disponibilizados em formato TXT, com tamanho mínimo de 3 estrofes e máximo de 9 estrofes.

Submissão e Datas Importantes

Inscrições e arquivos serão disponibilizados exclusivamente por formulário, entre 01 de junho e 15 de agosto de 2016. Os trabalhos selecionados pela Comissão de Curadoria serão comunicados em 30 de agosto de 2016.

Plágio

Por se tratar da Mostra uma coletânea de interpretações de obras audiovisuais existentes, a comissão determina que marcas e personagens envolvidas não poderão ser utilizadas na atividade do evento para nenhuma outra finalidade que não a homenagem. Todas as obras enviadas devem ser originais, criadas pelos próprios autores, e que no processo de submissão, concordam com o uso específico de sua criação para apresentação de seus talentos, e dessa forma, concordam que serão responsáveis únicos por eventuais violações de direitos autorais que venham a se configurar. Além, serão desclassificados quaisquer trabalhos que utilizam obras de terceiros sem a devida autorização ou sem respeitar licenças devidamente informadas.

Finalistas

Serão selecionados pela Comissão de Curadoria os 10 trabalhos de maior pontuação em cada categoria como Finalistas da Mostra de Arte do SBGames 2016, totalizando 50 obras a serem expostas, de acordo com a estrutura física do evento. É possível que menos trabalhos sejam expostos, cabendo a Comissão de Curadoria a palavra final para questões de qualidade de representação, condição de elegibilidade e permissões de atualização de arquivos enviados.

Omissões

Casos não contemplados nesta chamada serão analisados e resolvidos pela Comissão de Curadoria.

Clique aqui para acessar o formulário.

Comissão de Curadoria

Alessandro Martinello (SwordTales)

Arthur Protasio (Fableware)

Camila Slotfeldt (BitCake Studio)

Daniel Ximenes (Kimeric Labs, Mean Look)

Guilherme Xavier (Donsoft Entertainment)

Mauricio Perin (Zueira Digital)

Thiago Lehmann (2Minds Studio)

Ursula Dorada (Riot Games/Ubisoft/Devir Editora)

Coordenador da Mostra

Chair: Guilherme Xavier (PUC-Rio/Donsoft) guix@donsoft.com.br


Patrocínio

Apoio

Promoção

Realização