Indústria

A trilha de indústria receberá artigos acadêmicos relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marketing e Vendas, Políticas Públicas e Relação de Jogos Digitais com outras indústrias criativas e digitais.

Best paper - Indústria

Não tenha vergonha de vender, menos ainda de entreter: Serious Games pensados como Advergames

Marcelo La Carretta

Menção Honrosa - Indústria

Análise de Metodologias de Desenvolvimento de Software utilizadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Estado do Ceará

Júlio César da Silva, Arthur Callado, Paulyne Jucá

Menção Honrosa - Indústria

Serious Games baseados em Simulações: Frameworks, definições e requisitos

Danilo Barbato

Trabalhos aprovados

  • A Tipologia das Jogadoras: Um estudo do público feminino gamer brasileiro (Ivelise Fortim, Louise Monteiro, Victor Sancassani, Maria Julia Bengel)
  • Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais (Felipe Frosi, César Steffen)
  • Análise de Metodologias de Desenvolvimento de Software utilizadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Estado do Ceará (Júlio César da Silva, Arthur Callado, Paulyne Jucá)
  • Grupos de interesse e políticas públicas: ABRAGAMES versus ACIGAMES (Pedro Zambon, Juliano Maurício de Carvalho)
  • Jornalismo de Games e a cultura do ‘hype’ como estratégia de venda (João Pedro Boaventura)
  • Não tenha vergonha de vender, menos ainda de entreter: Serious Games pensados como Advergames (Marcelo La Carretta)
  • O Jogo Digital no Processo de Ensino e de Aprendizagem: Uma Proposta Envolvendo a Primeira Grande Guerra (Anibal Guedes, Fernanda Guedes, Wagner dos Santos Chagas, Eliane Schlemmer)
  • Relações entre Games e Franquias Transmidia. Até onde o mercado interfere? (Mônica Stein)
  • Serious Games baseados em Simulações: Frameworks, definições e requisitos (Danilo Barbato)
  • Uma Comparação entre a Crítica e a Imersão em Jogos Digitais (Sofia Moreira)
  • A Atuação do Estado no Desenvolvimento Nacional da Indústria Criativa de Serious Games (Andrei Mango)
  • Aplicação das Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Advergames (Chrystian José Soares da Silva)
  • Diáspora e reorganização na indústria síria de jogos digitais (Fernando Rejani Miyazaki, Najla Deves Fawakhiri)
  • Organizações que mudam: estudo de caso da Nintendo, Rovio e Aquiris (Victor M. Moreira)
  • Os advergames Aurora Aventuras e Tramontina Trotter Race: características distintas, mesmos objetivos (Andre Silva, Marta Bez, Thiago Bulhões, Fernando Stahnke)
  • Produção de Jogos Digitais ao alcance de todos: a criação de uma ferramenta para web 2.0 (Herbert Pereira)
  • Quem curte jogos de tabuleiro? Uma proposta de levantamento de dados e análise do perfil dos jogadores do Estado de São Paulo (Raquel Klafke, Mariana Izukawa, Sérgio Tamanaha)
  • Supergenius: concepção e desenvolvimento de um jogo de cartas para-didático de divulgação científica e cultural (Francisco Belda)

Pôsteres dos Short Papers: tamanho 60cm x 90cm, não precisam ter canaletas ou corda pois serão colados. Não existe um modelo padrão.

Chamada de participação

A trilha de indústria é composta por 3 áreas:

(i) o fórum Abragames/IGDA, com painéis e palestras;

(ii) as palestras postmortem;

(iii) o fórum acadêmico, com apresentação de papers.

Todas devem estar relacionadas à discussão/reflexão da indústria de jogos nacional e/ou internacional, em temas como jogos e simulações digitais nas áreas de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Educação, Entretenimento, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marketing e Vendas, Políticas Públicas e Relação de Jogos Digitais; além de sua relação com outras indústrias criativas e digitais, em Sistemas Multiplataforma, Crossmídia e/ou Transmídia.

Datas Importantes para as áreas da trilha de indústria:

  • 16 / 06 - Prazo limite para submissão dos abstracts
  • 30 / 06 - Prazo limite para submissão dos artigos
  • 10 / 06 - Prazo limite para envio de propostas para as Palestras Postmortem
  • 24 / 06 - Notificação sobre as propostas de Palestras Postmortem Aprovadas
  • 25 / 07 - Notificação dos artigos aprovados
  • 30 / 07 - Prazo limite para os autores enviarem os trabalhos finais/camera-ready e copyright
  • 21 / 07 - Prazo limite para confirmação pelos proponentes sobre a realização das Palestras Postmortem aprovadas
  • 26 / 09 - Publicação dos anais (*desde que um dos autores tenha comparecido no evento para apresentá-lo).

FÓRUM ABRAGAMES/IGDA

O Fórum Abragames/IGDA cobre aspectos importantes sobre o mercado, arranjos produtivos, modelos de negócio e de receita, instrumentos de fomento e funding, processos de gestão e políticas públicas que caracterizam a indústria de jogos. Têm o objetivo de criar fóruns de discussão e estimular as trocas de informações entre gestores, produtores, governo, associações e demais atores que atuam sobre a cadeia dos jogos digitais Esta área está aberta a sugestões de temas e debatedores, que devem ser enviadas para o email sbgames2016industria@gmail.com.

PALESTRAS POSTMORTEM

A área de PALESTRAS POSTMORTEM é utilizada para a análise dos desenvolvedores sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento, discutindo as lições aprendidas nos diversos aspectos técnicos, artísticos e de negócios desde a produção até o lançamento. A trilha de indústria está aberta a sugestões de palestras, que devem ser enviadas para o email sbgames2016industria@gmail.com, para serem analisadas. Ressalta-se que caberá aos proponentes que tiverem suas Palestras aprovadas, arcar com os custos relacionados a sua exequibilidade. Tanto o Fórum Abragames/IGDA, quanto as PALESTRAS POSTMORTEM demonstram mais uma vez a consolidação da parceria do SBGames com as instituções Abragames e IGDA, na viabilização de um grande Fórum de discussão na área.

ARTIGOS ACADÊMICOS:

Na área de ARTIGOS ACADÊMICOS, a trilha de indústria receberá trabalhos nas categorias Full ou Short papers, na plataforma JEMs. Os envios devem obedecer à seguinte sequência:

1o. envio de abstract (aberto a todos os interessados);

2o. envio do artigo (aberto apenas aos que tiverem enviado seus abstracts);

3o. envio do trabalho final (aberto aos que tiverem tido seus artigos aprovados na seleção científica).

Formatos dos trabalhos

Os formatos Short Papers e Full Papers devem, obrigatoriamente, seguir o modelo de formatação aqui disponibilizado (ver seção de submissões do site ou a caixa vermelha nesta página), respeitando o anonimato no momento da submissão para avaliação [AVALIAÇÃO CEGA].

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Atenção: nesta categoria, artigos com mais de dez (10) páginas, ou menos de sete (7) páginas, serão automaticamente desclassificados. Serão também desclassificados aqueles que não priorizarem pelo anonimato de sua(s) autoria(s) (incluindo informações que permitam a sua identificação tais como nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos, etc.) nesta fase, bem como aqueles que fugirem do modelo de formatação (link) adotado para os artigos.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.

Atenção: nesta categoria, artigos com menos ou mais de quatro (04) páginas, serão automaticamente desclassificados. Serão também desclassificados aqueles que não priorizarem pelo anonimato de sua(s) autoria(s) nesta fase, bem como aqueles que fugirem do modelo de formatação (link) adotado para os artigos.

Uma vez que a publicação dos anais será realizada posteriormente ao evento, sugere-se aos autores que estruturem seus resumos apresentando contextualização, objetivo, solução adotada, e principais dados e resultados encontrados. Estes serão disponibilizados durante o evento, em seus respectivos informativos, sobre o conteúdo das apresentações das trilhas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em outro evento ou revista, será rejeitada.

Ressaltamos também que os critérios de avaliação são de caráter científico, e além da originalidade, são avaliadas a utilização adequada de metodologia e bibliografia científica, entre outros. Por isso sugerimos aos autores, especialmente os iniciantes, que procurem escrever seu artigo junto a pessoas com experiência, como professores, mestres e doutores.

Um mesmo artigo não pode ser enviado igualmente a outra trilha, mesmo que tenha diferenças de edição mas com o mesmo conteúdo, salvo exceções em que as abordagens sejam diferenciadas/adequadas para cada uma das trilhas. Caso o autor tenha dúvidas sobre para qual trilha enviar, deve contactar os chairs das mesmas previamente.

Publicação

Os artigos científicos serão publicados posteriormente a realização do evento, nos Anais do SBGames 2016 e deverão ser obrigatoriamente apresentados no simpósio por, pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Caso o trabalho aceito não seja apresentado, o artigo será excluido dos anais.

O(s) autor(es) deverá(ão) portanto, e obrigatoriamente, concordar com o Termo de Copyright (link). Por favor, leia(m) o Termo antes de enviar o seu trabalho na versão final. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos. O mesmo será divulgado com antecedência.

Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência, e devem ser rigorosamente respeitadas.

Os Short Papers, embora sejam publicados na integra, serão apresentados resumidamente em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem, template, serão divulgados com antecedência.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente, unicamente, através do sistema JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega, ou AVALIAÇÃO CEGA). Obrigatoriamente, neste sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes/siglas de projetos, etc.). Novamente se ressalta que os artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review, serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigo

As instruções detalhadas sobre o modelo de formatação, incluindo template, estão disponibilizadas nos downloads abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Temas de interesse da trilha de indústria

A lista de temas de interesse da trilha de indústria inclui, mas não se limita a:

  • Advergames e In-game Advertising
  • Aspectos Regulatórios da Indústria de Jogos Digitais
  • Co-evolução de Hardware e Software na Indústria de Jogos Digitais
  • Competências e Capacidades na Indústria de Jogos Digitais
  • Desenvolvimento de Novos Produtos na Indústria de Jogos Digitais
  • Distribuição Digital
  • Efeitos de Rede na Indústria de Jogos Digitais
  • Empreendedorismo na Indústria de Jogos Digitais
  • Estratégia Organizacional na Indústria de Jogos Digitais
  • Estruturas Financeiras na Indústria de Jogos Digitais
  • Estudos Críticos da Indústria de Jogos Digitais
  • Formação dos Profissionais para a Indústria de Jogos Digitais
  • Games, Clusters e Cidades Criativas
  • Games e Indústrias Criativas
  • Games e Indústrias/Mídias Digitais
  • Games em Narrativas e Produções Transmídia e/ou Multiplataforma
  • Gestão da Criatividade na Indústria de Jogos Digitais
  • Gestão de Talentos na Indústria de Jogos Digitais
  • Governança/Liderança na Indústria de Jogos Digitais
  • Indies na Indústria de Jogos Digitais
  • Inovação na Indústria de Jogos Digitais
  • Internacionalização de Empresas na Indústria de Jogos Digitais
  • Localização de Games
  • Marketing e Publishing nos Mercados Nacionais e Globais
  • Metodologias de Gestão de Projetos na Indústria de Jogos Digitais
  • Metodologia de Pesquisa e Desafios da Pesquisa na Indústria de Jogos Digitais
  • Métricas na Indústria de Jogos Digitais
  • Modelos de Negócio na Indústria de Jogos Digitais
  • Políticas Públicas na Indústria de Jogos Digitais
  • Propriedade Intelectual na Indústria de Jogos Digitais
  • Publicidade e Propaganda na Indústria de Jogos Digitais
  • Redes Organizacionais na Indústria de Jogos Digitais
  • Segmentação e Tipologias na Indústria e nos Mercados de Games
  • Simulações de Uso Profissional, Empresarial, Militar e Público
  • Aspectos Jurídicos e Tributários na Indústria de Jogos Digitais
  • Capital Semente e Venture Capital na Indústria de Jogos Digitais

OMISSÕES:

Casos não previstos nesta chamada serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

Papers abordando programação e aspectos computacionais devem ser submetidos à trilha de computação.

Papers abordando game design, estilos, áudio e arte/design devem ser submetidos à trilha de artes e design.

Papers abordando aspectos culturais e sociedade devem ser submetidos à trilha de cultura.

COORDENAÇÃO DA TRILHA DE INDÚSTRIA

Chairs:

  • Luiz Ojima Sakuda (FEI, Vanzolini, Abragames e IGDA-SP)
  • Claudio Dipolitto (FGV-RJ, Firecast)

Coordenadores da Trilha Acadêmica:

  • Mônica Stein (UFSC)
  • Marcos Vinicius Cardoso (Uninove)
  • Pedro Santoro Zambon (UNESP)

Coordenadores do Fórum Abragames/IGDA:

  • Fernando Chamis (Abragames, Webcore)
  • Sandro Manfredini (Abragames, Aquiris)
  • Maurício Tadeu Alegretti (IGDA Sorocaba, Smyowl)

Coordenadores do Postmortem:

  • Alexandre Kikuchi (Abragames, Odin)
  • Marcos Gonçalves (IGDA-SP, Free Top Games)
  • Juliano Barbosa Alves (IGDA-SP, Intel)

Email de contato: sbgames2016industria@gmail.com

Datas importantes

16/06 - Prazo limite para submissão dos abstracts

30/06 - Prazo limite para submissão dos artigos

25/07 - Notificação de aceite

30/07 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright

08/08 - Prazo limite para inscrição dos autores

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX


Patrocínio

Apoio

Promoção

Realização