Workshop de Jogos e Saúde


Data do Workshop: 03/11/2017

Clique para acessar o JEMS e submeter seu trabalho

Templates para os trabalhos (resumos de no máximo uma página):

Modelo Word

Modelo LaTeX


É cada dia maior a utilização dos jogos digitais para outros fins além de entretenimento. Os chamados jogos sérios (serious games) ou jogos aplicados (applied games) são usados para treinamento, complementos à educação formal, veículos de conscientização e até ativismo político. Para vários pesquisadores tais jogos digitais são relevantes no aprendizado, uma vez que propõem desafios aos jogadores em um contexto lúdico, prendendo sua atenção, motivando-os a perseverar na solução de problemas ao mesmo tempo em que os instruem.

No campo da Saúde pesquisas vêm estudando a influência dos jogos digitais, desde seu potencial como meio terapêutico complementar até propostas para o uso de jogos em mundos virtuais como espaços de pesquisa epidemiológica. Estudos apontam que o uso de jogos pode trazer benefícios aos jogadores através do engajamento que promovem, do uso do ambiente virtual como espaço de aprendizado e ensaio de comportamentos saudáveis, da aquisição ativa de conhecimento e principalmente da participação dinâmica dos jogadores repercutindo os temas de saúde presentes no jogo com outros jogadores, amigos e familiares.

Contudo, apesar de hoje os jogos digitais para a saúde serem um campo em franca expansão em todo o mundo, ainda há muito o que se discutir e se pesquisar em relação às suas características, formas de aplicação, métodos de desenvolvimento e os sentidos da saúde que propõem aos jogadores. No Brasil os jogos para saúde chegam através de diversos caminhos e sob diferentes concepções, o que leva a uma natural fragmentação do campo e do próprio discurso sobre o assunto. O tamanho do país e as dificuldades comuns em se divulgar projetos sobre o tema contribuem para que muitas vezes experiências inovadoras passem despercebidas, dificultando o amadurecimento da área.

Desta forma, o worshop de jogos em saúde, concebido como parte das atividades do Simpósio Brasileiro de Entretenimento Digital (SBGames), um espaço plural e consagrado de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos, pretende agregar pesquisadores, desenvolvedores e interessados na interface produtiva entre jogos digitais e saúde, entendida nas suas dimensões fisiológicas, psicológicas, sociais e coletivas. Assim, pretende-se consolidar um espaço fértil para discussão, ação e produção de conhecimento neste campo emergente e passível de representar grandes benefícios para a sociedade.

Nesta segunda edição teremos, além de palestras, demos e mesa redonda, a submissão de resumos que serão apresentados durante o evento em formato poster. Esperamos com isto permitir uma troca de experiências entre os pesquisadores e a comunidade da área de jogos e saúde.

Atividades e Temas

Convidamos autores a submeter artigos científicos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Jogos aplicadas à Saúde. A lista não exaustiva de tópicos de interesse inclui:

  • Jogos aplicados à saúde
  • Jogos para promoção a saúde
  • Jogos comerciais de entretenimento e sua relação com a saúde
  • Jogos para ensino de saúde (usados em sala de aula)
  • Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde
  • Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde
  • Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde
  • Uso de jogos na educação de profissionais em saúde
  • Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos de saúde
  • Uso de jogos em terapias
  • Uso de jogos nas políticas de saúde

Deve ser utilizado o formato definido pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Os artigos submetidos devem ser anônimos, não contendo nomes, endereços ou outras informações que possam identificar seus autores. Todos os artigos devem estar no formato PDF e poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês. Nesta edição teremos apenas a submissão de resumos de no máximo 1 (uma) página para serem apresentados em formato poster.

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS.

Datas importantes

Abertura das Submissôes: 07/08/2017

Prazo para submissão de artigos: 25/09/2017

Notificação dos resumos aceitos: 18/10/2017

Data limite para envio das versões finais: 23/10/2017

Prazo para inscrição de pelo menos um autor: 26/10/2017

Data do Workshop: 3/11/2017

Publicação da Programação Definitiva

Serão incluídos na programação definitiva e publicados apenas os resumos com versão final entregue, pelo menos um coautor já inscrito no evento e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente assinado.

Os trabalhos aceitos serão convidados a escrever uma versão extendida para uma edição especial que pretendemos ter numa revista científica a ser definida.

Comissão Organizadora

Coordenação Geral: Marcelo Simão de Vasconcellos (FIOCRUZ/Universidade Estácio de Sá)

Coordenação do Programa: Márcia Ito (IBM Reseach/Fatec-SP)

Coordenação Local: Rafael Braga (PUCPR)

Comitê de Programa

Em Composição

Patrocínio

Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Comissão Especial de Jogos e Entrenimento Digital (CE-JOGOS)

Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS)