Cultura


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A Trilha de Cultura do SBGames é um espaço para a exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos digitais, promovendo debates interdisciplinares sobre suas relações com diversas áreas, como, por exemplo, a educação. As pesquisas apresentadas nesta trilha abordam os games a partir de uma perspectiva cultural, envolvendo tanto, de um lado, a maneira como diversas dimensões socioculturais afetam os jogos digitais e os jogadores, quanto, de outro lado, como estes afetam diversas dimensões da cultura.

Chamada de Trabalhos

Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Cultura do SBGames 2017 nos seguintes temas:

Lista de temas de interesse da trilha de cultura

  • Games e educação
  • Games e mídia
  • Games e linguagem
  • Games e arte
  • Games e motivação
  • Games e sociabilidade
  • Games e violência
  • Games e gênero
  • Games e juventude
  • Games e psicologia/psicanálise
  • Games e emoção
  • Games e trabalho
  • Games e saúde
  • Games e corpo
  • Games e política
  • Games e filosofia
  • Games e religião
  • Games e publicidade
  • Games e história

Observações

Trabalhos voltados ao design de jogos digitais (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes e Design.

Trabalhos voltados à computação aplicada a jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Computação.

Trabalhos voltados aos aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Indústria.

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo a Bibliografia.

Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

Publicação

Todos os trabalhos aceitos (Full e Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2017 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.

Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em sessões temáticas. A duração da apresentação e do debate será divulgada com antecedência e deve ser rigorosamente respeitada.

Os Short Papers aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo template, estão disponíveis na seção de submissões do site ou na caixa vermelha nesta página. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.

Coordenadores da Trilha de Cultura

cultura@sbgames.org

Prof. Dr. João Mattar (Chair) - artesanatoeducacional@gmail.com

Prof. Dra. Patrícia Coelho (co-chair) - Unisa e Uninter

Prof. Dr. Luciano Frontino (chair local) - Uninter

Edição especial do Ludica

Após a apresentação dos trabalhos no SBGames, os coordenadores da trilha farão a seleção dos artigos mais bem pontuados pela revisão e farão convites para encaminhar os mesmos para a publicação em uma edição especial do Ludica - International Journal of Game Studies. Estes artigos passarão por uma nova rodada de revisões pelos avaliadores do periódico antes de sua aceitação. Os artigos aceitos serão publicados em formato open-access.

Datas importantes

23/07/17 - Prazo limite para submissão dos abstracts

07/08/17 - Prazo limite para submissão dos artigos

04/09/17 - Notificação de aceite

18/09/17 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright

02/10/17 - Prazo limite para inscrição dos autores

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX

Submissões - JEMS

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