Cultura

A trilha de cultura é o espaço para se discutir o impacto que jogos têm na cultura de uma sociedade e as conotações de sua utilização. São bem vindos questionamentos e estudos que apresentem uma abordagem crítica sobre jogos e entretenimento.

Chamada de Trabalhos

Convidamos você a apresentar o seu trabalho na Trilha de Cultura do SBGames 2017. O desafio da Trilha de Cultura do SBGames é desvendar o universo dos jogos digitais, dos jogadores e dos significados e relações que estes constroem ou construíram na sociedade.

A trilha abrange as pesquisas que explorem diversos aspectos da cultura, interessada em compreender os games em suas relações com a educação, a filosofia, o corpo, a política, o gênero, a religião e diversos outros temas. Artigos voltados para game design (incluindo jogos de estilos específicos, gráficos e áudio), assim como arte digital, devem ser submetidos à trilha de Artes & Design. Artigos voltados para a computação aplicada a jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Computação.

Lista de temas de interesse da trilha de cultura

  • Games e educação
  • Games e política
  • Games e trabalho
  • Games e linguagem
  • Games e juventude
  • Games e mídia
  • Games e violência
  • Games e sociabilidade
  • Games e publicidade
  • Games e emoção
  • Games e motivação
  • Games e corpo
  • Games e arte
  • Games e gênero
  • Games e psicologia/psicanálise
  • Games e religião
  • Games e filosofia
  • Games e saúde

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês e são limitados a quatro (4) páginas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

Publicação

Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do SBGAMES 2016 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento.

Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.

Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência e devem ser rigorosamente respeitadas. Os Short Papers, embora publicados na integra, serão apresentados resumidamente em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente, unicamente através do sistema JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega). Neste sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponíveis na seção de submissões do site ou na caixa vermelha nesta página. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.

Coordenadores da Trilha de Cultura

cultura@sbgames.org

Prof. Dr. João Mattar (Chair)

Datas importantes

11/04 - Abertura das submissões

03/07 - Prazo limite para submissão dos abstracts

10/07 - Prazo limite para submissão dos artigos

14/08 - Notificação de aceite

21/08 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright

02/10 - Prazo limite para inscrição dos autores

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX