Festival de Jogos

O Festival de Jogos 2017 está relacionado com o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017) que ocorrerá em Curitiba de 2 a 4 de Novembro de 2017.

Apresentação

O Festival de Jogos do SBGames é o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais. Os jogos considerados finalistas do Festival de Jogos farão parte de uma exibição que será realizada durante o SBGames 2017 onde todos os presentes no evento poderão jogar os jogos finalistas e também participar da votação popular. É um dos grandes momentos do ano no qual os desenvolvedores de todo o Brasil se encontram em torno de seus jogos e tem seu trabalho avaliado e premiado pela comunidade.

Datas

Período de Inscrição: 16 de Maio a 14 de Agosto;

Avaliação de Elegibilidade: 14 de Agosto a 28 de Agosto;

Divulgação da Seleção Oficial SBGames 2017: 29 de agosto;

Avaliação do Júri Técnico: 29 de Agosto a 19 de Setembro;

Divulgação dos Finalistas: 20 de Setembro;

Divulgação dos Vencedores: 3 de Novembro durante o SBGames;

Restrições e Elegibilidade

O concurso é aberto para jogos desenvolvidos por empresas, profissionais e estudantes de nacionalidade brasileira. Brasileiros residentes no exterior também podem participar. Pessoas com idade inferior a 18 podem participar se devidamente autorizados pelos pais ou representante legal. Além disso, a participação no Festival de Jogos está sujeita as seguintes regras:

  • Concordar com regulamento: os candidatos concordam com as regras estabelecidas neste regulamento;
  • Podem participar jogos completos e publicados (lançados comercialmente), como também jogos em desenvolvimento que possuam versões jogáveis.
  • Não podem participar jogos que foram publicados (lançados comercialmente) antes de Julho de 2016;
  • Não podem participar jogos que foram premiados em edições anteriores do Festival de Jogos do SBGames;
  • Ter arte própria ou deter direitos de uso: Todos os assets (sprites, tilesets, modelos 3D, sons, músicas) deverão ser criados pelo participante e serão desclassificadas qualquer submissão que utilize assets sem autorização de outros jogos ou quaisquer audiovisuais. Arte comprada (ou obtida em repositórios livres) deverá respeitar os direitos de uso e estes direitos de uso deverão estar listados de maneira clara para a comissão julgadora dos jogos. Todos os recursos utilizados deverão indicar também a sua origem;
  • Usar de tecnologia de terceiros: pode ser usada qualquer tecnologia desde que o participante tenha os direitos de uso (licença) da tecnologia;
  • Ter os direitos de uso: antes de submeter o jogo o participante deve ter uma permissão escrita de todas as pessoas que tem direitos sobre o jogo submetido;
  • Executar corretamente na plataforma submetida: Os jogos submetidos deverão executar na plataforma indicada durante a submissão.
  • O jogos/protótipos devem atender as mínimas condições de jogabilidade, apresentação e completude segundo percepção dos avaliadores para fazer parte dos jogos selecionados na primeira etapa do Festival;
  • Os jogos que forem escolhidos como Finalistas do Festival de Jogos devem ter ao menos um membro da equipe inscrita no SBGames e presente durante o evento.

Categorias Principais

Todos os jogos irão participar das categorias de premiações gerais como Melhor Jogo, Melhor Arte, etc, no entanto existem algumas categorias específicas que o jogo deve ser inscrito de acordo com suas características, a saber:

  • Principal/Entretenimento: voltada a jogos executados PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web e também voltada a jogos para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis;
  • Serious Game: jogos criados com o propósito de oferecer algum tipo de impacto social, cultural, treinamentos aplicáveis na vida real, jogos educacionais para qualquer plataforma;
  • Advergame: jogos criados com propósito de divulgar um produto, marca, ponto do vista, que fazem ou não parte de campanhas publicitárias;
  • Outras Plataformas: voltada aos jogos que não se enquadram nos casos anteriores. Neste caso, se necessário, o submissor deverá fornecer condições de hardware e software para que seu jogo seja analisado pelos juízes e exibido na mostra. Jogos de tabuleiro também se encaixam nesta categoria.

Categorias da Premiação

Após a avaliação dos jogos, serão informados 5 finalistas e uma menção honrosa para as seguintes categorias:

  • Melhor Jogo - Juri Técnico
  • Melhor Jogo - Voto Popular
  • Melhor Jogo - Voto da Imprensa
  • Melhor Jogo - Voto dos Desenvolvedores
  • Destaque do Mercado - Menção Honrosa
  • Melhor Jogo Desenvolvido por Estudantes
  • Melhor Serious Game
  • Melhor Advergame
  • Melhor Jogo de Outras Plataformas
  • Melhor Design
  • Melhor Narrativa
  • Melhor Arte
  • Melhor Audio
  • Melhor Tecnologia (exclui jogos de tabuleiro);

Os vencedores do Festival de Jogos do SBGames 2017 serão anunciados durante o evento e disponíveis no site ao término do evento.

Submissão

Para participar o candidato deve estar elegível conforme as regras oficiais e submeter todos os seguintes materiais até o último minuto do dia indicado no prazo de fim de submissão.

  • Ficha de Inscrição completamente preenchida (veja abaixo);
  • Um arquivo no formato nome_do_jogo.zip, cujo conteúdo é:
  • Diretório nome_do_jogo, contendo os arquivos do jogo, inclusive todas bibliotecas necessárias para sua execução;
  • Arquivo LEIAME.TXT, contendo instruções de instalação e de como jogar, indicando claramente os controles do jogo;
  • Diretório IMG, contendo três screenshots do jogo que demonstrem suas principais funcionalidades. Os arquivos devem estar no formato PNG ou JPG nomeados da seguinte forma: nome_do_jogo1, nome_do_jogo2 e nome_do_jogo3. As imagens serão usadas na divulgação do festival e devem ser de alta resolução (resolução máxima do jogo);

Ficha de Inscrição

Preencha a Ficha de Inscrição informando o link para download do jogo e demais materiais (evite sites de hospedagem temporária, em que o link expira em alguns dias, pois o material poderá ser acessado meses depois de enviado; recomenda-se usar sites pessoais ou serviços que permitem links permanentes como Dropbox, OneDrive ou Google Drive). Ao terminar o preenchimento e envio de sua ficha de inscrição, guarde o link pois você pode atualizar as informações quando quiser.

Obs. 1: Inscrição de um jogo para dispositivos móveis

Além do procedimento acima, na submissão para dispositivos móveis (celulares, tablets e relacionados) os autores deverão incluir, no vídeo, a demonstração de uma pessoa jogando em que fique clara a interação com o dispositivo, exibindo as suas mãos e dedos e tela do aplicativo.

Preferencialmente, também coloque o link para download na loja ou link para download do arquivo .APK (no caso de Android) e do TestFlight (no caso de iOS).

Obs. 2: Inscrição na Categoria Outras Plataformas

O submissor deverá colaborar com os organizadores do festival para viabilizar o teste de seu jogo pelos juízes. Reserva-se o direito de recusar jogos que não possam ser testados ou que sua viabilização seja difícil para o festival. Para jogos de tabuleiro, além das imagens e vídeo da jogabilidade, enviar documento contendo as regras do jogo e, se tiver disponível, versão print and play (nota: o vídeo de jogabilidade será o elemento principal de avaliação na primeira verificação, mas o jogo será também avaliado durante o Festival).

Desclassificação

A arte do jogo, incluindo aspectos visuais e sonoros, deve ser original criada pelos autores, ou obtida de maneira legal. Serão desclassificados quaisquer jogos que utilizem obras de terceiros sem autorização ou sem respeitar a devida licença. Ao submeter o jogo, a equipe fica responsável para que não ocorra nenhuma violação dos direitos autorais. Durante o evento deverá comparecer no mínimo um membro da equipe do jogo, para demonstrá-lo publicamente em horário a ser anunciado no cronograma do SBGames (obs: ainda não confirmado se haverá apresentação pública, depende de disponibilidade de espaço durante a programação do SBGames) e para receber premiação em caso de vitória. Excepcionalmente no caso de nenhum membro estar presente, um representante relacionado ao projeto dentre os participantes inscritos no SBGames deve ser indicado previamente aos organizadores, para que possa apresentar o jogo e receber o prêmio durante o evento.

Avaliação

Cada jogo submetido que não for desclassificado será avaliado por um grupo de especialistas definido pela organização do evento. O comitê incluirá professores, pesquisadores, jornalistas, membros de associações e membros da indústria de jogos digitais. Os avaliadores poderão não aceitar um jogo, seja porque ele não funciona plenamente, por questões morais ou de violação dos direitos autorais. O avaliador deverá enviar para comissão organizadora um parecer explicando o motivo da recusa. O avaliador também não poderá fazer parte de equipe que submeteu o jogo ao festival.

A avaliação dos jogos se dará em três etapas distintas:

  1. Avaliação de Elegibilidade (Pré-Seleção): Todos os jogos enviados serão avaliados com objetivo de verificar se atendem as condições de participação do evento;
  2. Seleção Oficial (Seleção de jogos enviados que representam a Indústria Brasileira de games de Julho 2016 a Agosto 2017): A comissão irá selecionar os jogos que irão compor a seleção oficial do evento com base em aspectos de design, visual, narrativa, audio e tecnologia.
  3. Avaliação do Juri Técnico (Seleção dos Finalistas): Os avaliadores irão atribuir conceitos (Péssimo, Fraco, Regular, Bom ou Excelente) para os itens avaliados (Visual, Design, Narrativa, Audio, Tecnologia) e indicações a prêmios específicos como Serious Games, Advergames, etc. Desta etapa sairão a lista de Finalistas do Festival de Jogos;
  4. Banca de Finalistas (Escolha de Vencedores): Para cada categoria, será formada uma banca de especialistas para escolha dos jogos vencedores. Especialistas em Game Design votam no Melhor Design, Artistas votam na Melhor Arte e assim sucessivamente.

Premiação

Cada autor do primeiro colocado de cada categoria irá receber um certificado do Festival de Jogos do SBGames. Não haverá premiação no caso de haver menos de três inscrições em alguma categoria. Outros prêmios irão depender dos patrocínios e/ou apoiadores do evento. A organização do evento não se compromete com nenhum prêmio específico ou qualquer bonificação. Somente a organização do evento irá emitir os certificados.

Notas finais

Em caso de qualquer dúvida ou questão não descrita anteriormente a comissão organizadora do festival e a comissão organizadora do SBGames são soberanas e as únicas que podem deliberar sobre qualquer ponto referente ao concurso. O festival poderá ser suspenso pela comissão organizadora em qualquer momento sem nenhum aviso prévio.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Contato e Dúvidas

Assuntos relacionados ao Festival de Jogos: festival@sbgames.org

Chairs do Festival de Jogos

Rodrigo Motta, M.Sc. (Kaipora Digital / FACISA-PB)

Anderson Vermonde, M.Sc. (Zueira Digital / PUCPR)