Palestras Post Mortem

A área de PALESTRAS POST MORTEM é utilizada para a análise dos desenvolvedores sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento de um jogo, discutindo as lições aprendidas nos diversos aspectos técnicos, artísticos e de negócios desde a produção até o lançamento. O SBGames está aberto a sugestões de palestras, que devem ser enviadas através do formulário: http://bit.ly/frm-pm-sbgames17. Ressalta-se que caberá aos proponentes que tiverem suas palestras aprovadas, arcar com os custos de viagem e hospedagem relacionados a sua exequibilidade.

Para ser elegível para participar desta seção, seu jogo deve estar lançado até o dia 25/10/17 e o jogo não pode ter sido apresentado em seção de post mortem anterior do SBGames (a não ser que houve algum relançamento/adaptação nesse período e a palestra seja para apresentar resultados sobre esse relançamento).

Organizador

Marcos Gonçalves (IGDA-SP, Indie House)

Datas importantes

30/09/17 - Prazo limite para envio de sua proposta

Programação

POST MORTEM AUDITÓRIO C DO BLOCO VERDE
Início Fim Quinta-feira, 2 de Novembro Sexta-feira, 3 de Novembro Sábado, 4 de Novembro
08:00 09:00
09:00 10:00 Resonance
Tiago Fernando de Souza
Warlock's Tower
Ygor Speranza
10:00 11:00
11:00 12:00
12:00 13:00
13:00 14:00 What the Box!
Daniel Silveira
Tiago Adamo
Grand Shooter
Tales Sampaio
Lila's Tale
Rafael Ferrari
14:00 15:00 Cow Milking
Orlando Fonseca Júnior
15:00 16:00 Angest
Klos Cunha
16:00 17:00 Eliosi's Hunt
Daniel Zaidan
Senhora Volta Aqui
Waldir Natalino
Vítor Mendes
Necrosphere
Caio Gobbi Lopez
17:00 18:00 Painter's Guild
Lucas Molina
Galaxy of Pen & Paper
Saulo Camarotti
18:00 19:00 In Extremis
Leonardo Ferreira
19:00 20:00

Necrosphere
Caio Lopez

Caio Lopez é fundador e Lead Game Designer da Cat Nigiri. Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Caio é membro fundador da IGDA Floripa.
What the Box!
Daniel Nascimento

Daniel Nascimento é o fundador e CEO do estúdio Bitten Toast Games no canadá. Daniel foi responsável pela criação de jogos como “What The Box?”, “Spacecats With Lasers” e “Rocket Fist”, o primeiro jogo brasileiro a ser lançado no Nintendo Switch.

Tendo graduado em Animação 3D e Efeitos Visuais pela Vancouver Film School e completado um mestrado em Mídias Digitais pelo Centre for Digital Media, Daniel faz palestras e workshops sobre realidade virtual pelo Canadá com a Academy of VR, em Vancouver, Edmonton, Calgary e Toronto assim como Workshops e Talks em diversas universidades canadenses.
Eliosi's Hunt!
Daniel Zaidan

Daniel Zaidan é cofundador e Diretor Técnico e Criativo na TDZ Games e trabalha na indústria de jogos há 4 anos (três deles como Game Designer). Ganhador do prêmio de melhor artigo na trilha de Game Design do SBGames de 2016. Sua experiência envolve jogos digitais para PC, PS4, Xbox One, mobile e Realidade Virtual (VR). Participou e palestrou em importantes eventos de games do Brasil como Brasil Game Show e SBGames.
Angest
Klos Cunha

Klos Cunha, Lead Game Designer da Black River Studios, trabalhou nos jogos Rock & Rails e o recente lançamento Angest, ambos para o mercado VR.

Co-fundador e game designer da Otus Games Studio, estúdio finalista do Indie Speed Run 2013 e vencedor do Desafio de Games SEBRAE/RS. Também atuou como producer e game designer do Galaxy of Pen & Paper, atual lançamento da Behold Studios.
In Extremis
Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira (também atendendo pela alcunha de LNDFRR) é designer, artista e desenvolvedor de jogos independentes do Rio de Janeiro. Seu primeiro projeto comercial, o shoot'em up psicodélico In Extremis foi lançado em novembro de 2016, depois de quatro anos de desenvolvimento.
Painter's Guild
Lucas Molina

Lucas Molina é desenvolvedor de jogos indie. Lançou Painters Guild no Steam e atualmente está produzindo Roguemance, um roguelite com romance para PC. Também é organizador do PAIN, Porto Alegre Indie Games.
Cow Milking
Orlando Fonseca

Orlando Fonseca Jr. é formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Jogos Digitais. Fundador da IMGNATION Studios. Recentemente participou de dois processos de aceleração de empresas, o Game Founders, na Malásia, e Boost VC, no vale do silício.

Trabalha com jogos digitais há 10 anos e desde 2014 tem foco total em realidade virtual, sendo a IMGNATION um dos estúdios pioneiros na tecnologia, tendo sido um dos títulos de lançamento do Gear VR, da Samsung. Atualmente desenvolve jogos para todas plataformas de realidade virtual.
Rafael Ferrari

Pioneiro no desenvolvimento de jogos para Realidade Virtual (VR) durante seu trabalho na Samsung, Rafael trabalha na área de jogos a mais de 11 anos, sendo os últimos 4 totalmente focados em VR. Em seu currículo, constam mais de 30 jogos e passagem por grandes empresas como Black River Studios, Hive, Glu e Skyzone Mobile. É sócio fundador e CEO da Skullfish Studios, empresa focada em desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade para Realidade Virtual.
Saulo Camarotti

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Jogos Digitais no IESB-DF, é co-fundador da Behold Studios, criadora dos premiados Knights of Pen & Paper e Chroma Squad. Com mais de 50 prêmios e nomeações internacionais, os jogos do estúdio atingiriam mais de 3 milhões de jogadores por todo o mundo, em jogos principalmente para Mobile e PC. Saulo também é Diretor Regional do Centro-Oeste da Abragames, responsável pelo BRING - Mostra Brasiliense de Indie Games e da Indie Warehouse, coworking focado em indie games em Brasília.
Grand Shooter
Tales Sampaio

Programador, modelador 3D, animador e cofundador da Grumpy Panda Studios. Formado em Sistemas de Informação na USP de São Carlos, criou sua empresa nos últimos anos de faculdade, trabalhando no jogo Grand Shooter, lançado no final do ano de 2016 e que já possui cerca de 1 milhão de downloads.
Thiago Adamo

Thiago Adamo é compositor e sound designer focado em jogos, já criou mais de 50 trilhas sonoras para games das mais diversas plataformas, dentre eles, o Rocket Fist e também para o jogo para PC e Xbox One, What The Box, hoje atua também como diretor de áudio da Bitten Toast Games do Canadá. Em 2014 fundou a Game Audio Academy plataforma pioneira no ensino de áudio para games em Português com diversas horas de materiais focados no assunto, foi autor o primeiro Livro em Português sobre áudio para games (Game Audio Business)
Resonance
Tiago Souza

Graduado em Engenharia de Computação e Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN, atualmente é Doutorando em Engenharia Elétrica e de Computação na UFRN, Professor e Coordenador do Curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais no IFRN, organizador do PONG - Potiguar Indie Games, o grupo de desenvolvedores de jogos do RN, também é Cofundador e Game Designer da Demerara Games.

Trabalha com jogos desde 2011 e atua também na área de level design e programação, mais especificamente IA e gameplay.
Senhora Volta Aqui
Vitor Mendes

Trabalhou como instrutor na Happy Code Sorocaba, como desenvolvedor no laboratório de desenvolvimento de jogos (LIGA) da Faculdade de Engenharia de Sorocaba onde cursa tecnologia em jogos digitais.
Senhora Volta Aqui
Waldir Rodrigues

Atualmente é developer na área de realidade virtual da Tapps Games, já trabalhou como desenvolvedor no laboratório de desenvolvimento de jogos (LIGA) da Faculdade de Engenharia de Sorocaba onde se formou em engenharia de computação.
Warlock's Tower
Ygor Speranza

Ygor Speranza formou-se em Matemática Aplicada pela UFRJ e tem um mestrado em Computação Gráfica pela PUC-Rio. Trabalhando com desenvolvimento de software por 10 anos e com design de games por metade disso, atualmente é Lead Game Designer da Tapps Lab.

Anteriormente foi o desenvolvedor e game designer do estúdio indie carioca Midipixel, responsável pelo puzzle retrô para PC, iOS e Android Warlock's Tower, premiado em duas categorias do SBGames 2015 ("Melhor Game Design" e "Melhor Jogo em Desenvolvimento").

Foi também professor de Game Design de 2015 até 2017, dando aulas no Senac e na graduação e pós-graduação do Instituto Infnet. É apaixonado por jogos, literatura, arte e filosofia e gosta de misturar todos esses assuntos nas coisas que faz.