Indústria

A trilha de indústria receberá artigos acadêmicos relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marketing e Vendas, Políticas Públicas e Relação de Jogos Digitais com outras indústrias criativas e digitais.


Full papers aprovados (9)



Confira a tabela com os 9 (nove) full papers aprovados:
Nome Autores
A Gamificação na Estratégia como Prática em uma Empresa Multinacional de SoftwareAlexandre de Castro, Lisiane Machado, Eliane Schlemmer, Guilherme Trez, Ricardo Cruz
Clusters criativos e a Indústria Brasileira de Jogos Digitais: reflexões críticas iniciaisPedro Zambon
Criação, desenvolvimento e produção de um game sobre o carnaval do Rio de JaneiroMark Joselli, Daniel Mafra
Digital Game Usage Lifecycle: a systematic literature reviewLuiz Kummer, Julio Nievola, Emerson Paraiso
Levantamento das Ferramentas e Necessidades da Indústria de Jogos na Escrita e Manutenção de Game Design DocumentsZarathon Lopes Viana, Paulyne Jucá, Felipe Ferraz
PlayStation VR: história, adoção, projeções e desafiosGiovanni Da Rocha, Andre Pase
Software Project Plan for Mobile Games Development: A Quasi-Systematic ReviewFernando Nascimento, Antônio Neto, Beatriz Andrade, Rogério Nascimento
The design of educational games and innovation: a case study based on design managementMatheus Cezarotto, André Battaiola, Virginia Kistmann
Uma Análise da Herança Digital no Mundo dos JogosVinicius Faria, Cristiano Maciel, Ney Arruna

Short papers aprovados (8)



Confira a tabela com os 8 (oito) short papers aprovados:
Nome Autores
Aplicação de um framework para gamificação baseado no método de Design Thinking em um ambiente de trabalho: um estudo de caso em um setor de Tecnologia da InformaçãoJorge Rodrigues Barbosa, Charles Madeira, Erick Lima, Magda Diniz
Ecossistemas Regionais no Mercado de Jogos Brasileiro: o caso do RINGJoão Rudá Gurgel Pires de Carvalho Moreira, Ana Rachel Avelino Freire Faria
Esparta: um estudo de caso da gamification aplicada ao processo de desenvolvimento de softwareElley Amorim Maciel, Andre Campos
Gestão da Inovação no desenvolvimento de produtos como Serious GamesDanilo Barbato, Alexandre Santaella Braga, Karla Vittori
Jogo sexto elemento: método de treinamento lúdico como estratégia para o fortalecimento da cultura de segurança em uma empresa de transporte coletivo de passageirosAnna Paula Barbosa, Renata Machado
Text Mining of Audience Opinion in eSports EventsBruno Mainieri, Pedro Henrique Braga, Nizam Omar, Leandro Augusto Silva
The Canvas Approach as a Digital Game Analysis ToolIrapuan Glória Júnior, Rodrigo Franco Gonçalves
Um Processo Ágil Multidisciplinar de Desenvolvimento de Jogos para Studios IndieCarlos Freitas, Danielle Rousy Silva, Arthur Callado, Paulyne Jucá

Programação

Formulário de copyright

É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui:
Modelo Word - termo de cessão de direitos autorais

O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS.

Chamada de Participação

A trilha de indústria é composta por 3 áreas:

  • Fórum Abragames/IGDA, com painéis e palestras
  • Palestras postmortem
  • Fórum acadêmico, com apresentação de papers descrito a seguir:

    Todas devem estar relacionadas à discussão/reflexão da indústria de jogos nacional e/ou internacional, em temas como jogos e simulações digitais nas áreas de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Produção, Educação, Entretenimento, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marketing e Vendas, Políticas Públicas e Relação de Jogos Digitais; além de sua relação com outras indústrias criativas e digitais, em Sistemas Multiplataforma, Crossmídia e/ou Transmídia.

Datas importantes

  • 28/08 - Prazo limite para submissão dos artigos
  • 18/09 - Notificação de aceite
  • 02/10 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright
  • 09/10 - Prazo limite para inscrição dos autores

As datas para o fórum Abragames/IGDA e palestras Post Mortem estão listados em página a parte.

Artigos acadêmicos

Na área de ARTIGOS ACADÊMICOS, a trilha de indústria receberá trabalhos nas categorias Full ou Short papers, na plataforma JEMs.

Formatos dos trabalhos

Os formatos Short Papers e Full Papers devem, obrigatoriamente, seguir o modelo de formatação aqui disponibilizado (ver seção de submissões do site ou a caixa vermelha nesta página), respeitando o anonimato no momento da submissão para avaliação [AVALIAÇÃO CEGA].

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Atenção: nesta categoria, artigos com mais de dez (10) páginas, ou menos de sete (7) páginas, serão automaticamente desclassificados. Serão também desclassificados aqueles que não priorizarem pelo anonimato de sua(s) autoria(s) (incluindo informações que permitam a sua identificação tais como nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos, etc.) nesta fase, bem como aqueles que fugirem do modelo de formatação (link) adotado para os artigos.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.

Atenção: nesta categoria, artigos com menos ou mais de quatro (04) páginas, serão automaticamente desclassificados. Serão também desclassificados aqueles que não priorizarem pelo anonimato de sua(s) autoria(s) nesta fase, bem como aqueles que fugirem do modelo de formatação (link) adotado para os artigos.

Uma vez que a publicação dos anais será realizada posteriormente ao evento, sugere-se aos autores que estruturem seus resumos apresentando contextualização, objetivo, solução adotada, e principais dados e resultados encontrados. Estes serão disponibilizados durante o evento, em seus respectivos informativos, sobre o conteúdo das apresentações das trilhas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em outro evento ou revista, será rejeitada.

Ressaltamos também que os critérios de avaliação são de caráter científico, e além da originalidade, são avaliadas a utilização adequada de metodologia e bibliografia científica, entre outros. Por isso sugerimos aos autores, especialmente os iniciantes, que procurem escrever seu artigo junto a pessoas com experiência, como professores, mestres e doutores.

Um mesmo artigo não pode ser enviado igualmente a outra trilha, mesmo que tenha diferenças de edição mas com o mesmo conteúdo, salvo exceções em que as abordagens sejam diferenciadas/adequadas para cada uma das trilhas. Caso o autor tenha dúvidas sobre para qual trilha enviar, deve contactar os chairs das mesmas previamente.

Publicação

Os artigos científicos serão publicados posteriormente a realização do evento, nos Anais do SBGames 2017 e deverão ser obrigatoriamente apresentados no simpósio por, pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Caso o trabalho aceito não seja apresentado, o artigo será excluido dos anais.

O(s) autor(es) deverá(ão) portanto, e obrigatoriamente, concordar com o Termo de Copyright (link). Por favor, leia(m) o Termo antes de enviar o seu trabalho na versão final. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos. O mesmo será divulgado com antecedência.

Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência, e devem ser rigorosamente respeitadas.

Os Short Papers, embora sejam publicados na integra, serão apresentados resumidamente em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem, template, serão divulgados com antecedência.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente, unicamente, através do sistema JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega, ou AVALIAÇÃO CEGA). Obrigatoriamente, neste sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes/siglas de projetos, etc.). Novamente se ressalta que os artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review, serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigo

As instruções detalhadas sobre o modelo de formatação, incluindo template, estão disponibilizadas nos downloads abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Temas de interesse da trilha de indústria

A lista de temas de interesse da trilha de indústria inclui, mas não se limita a:

  • Advergames e In-game Advertising
  • Aspectos Regulatórios da Indústria de Jogos Digitais
  • Co-evolução de Hardware e Software na Indústria de Jogos Digitais
  • Competências e Capacidades na Indústria de Jogos Digitais
  • Desenvolvimento de Novos Produtos na Indústria de Jogos Digitais
  • Distribuição Digital
  • Efeitos de Rede na Indústria de Jogos Digitais
  • Empreendedorismo na Indústria de Jogos Digitais
  • Estratégia Organizacional na Indústria de Jogos Digitais
  • Estruturas Financeiras na Indústria de Jogos Digitais
  • Estudos Críticos da Indústria de Jogos Digitais
  • Formação dos Profissionais para a Indústria de Jogos Digitais
  • Games, Clusters e Cidades Criativas
  • Games e Indústrias Criativas
  • Games e Indústrias/Mídias Digitais
  • Games em Narrativas e Produções Transmídia e/ou Multiplataforma
  • Gestão da Criatividade na Indústria de Jogos Digitais
  • Gestão de Talentos na Indústria de Jogos Digitais
  • Governança/Liderança na Indústria de Jogos Digitais
  • Indies na Indústria de Jogos Digitais
  • Inovação na Indústria de Jogos Digitais
  • Internacionalização de Empresas na Indústria de Jogos Digitais
  • Localização de Games
  • Marketing e Publishing nos Mercados Nacionais e Globais
  • Metodologias de Gestão de Projetos na Indústria de Jogos Digitais
  • Metodologia de Pesquisa e Desafios da Pesquisa na Indústria de Jogos Digitais
  • Métricas na Indústria de Jogos Digitais
  • Modelos de Negócio na Indústria de Jogos Digitais
  • Políticas Públicas na Indústria de Jogos Digitais
  • Propriedade Intelectual na Indústria de Jogos Digitais
  • Publicidade e Propaganda na Indústria de Jogos Digitais
  • Redes Organizacionais na Indústria de Jogos Digitais
  • Segmentação e Tipologias na Indústria e nos Mercados de Games
  • Simulações de Uso Profissional, Empresarial, Militar e Público
  • Aspectos Jurídicos e Tributários na Indústria de Jogos Digitais
  • Capital Semente e Venture Capital na Indústria de Jogos Digitais

Omissões

Casos não previstos nesta chamada serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

Papers abordando programação e aspectos computacionais devem ser submetidos à trilha de computação.

Papers abordando game design, estilos, áudio e arte/design devem ser submetidos à trilha de artes e design.

Papers abordando aspectos culturais e sociedade devem ser submetidos à trilha de cultura.

Coordenadores da Trilha de Indústria

Marcos Vinicius Cardoso - Uninove

Pedro Zambon - Unesp

E-mail: industria@sbgames.org

Datas importantes

28/08 - Prazo limite para submissão dos artigos

18/09 - Notificação de aceite

02/10 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright

09/10 - Prazo limite para inscrição dos autores

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX

Modelo de poster

MODELO DE POSTER (GOOGLE DOCS)