Fórum de Ensino de Jogos Digitais

A segunda edição do Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

O evento acontece em 1/11/17 na PUCPR, no dia anterior ao início do SBGames 2017. As inscrições podem ser feitas de maneira independentes das inscrições no SBGames e estarão disponíveis abaixo:

Formulário de inscrição no Fórum de Ensino de Jogos Digitais

Chairs do Fórum de Ensino de Jogos Digitais

Alan Henrique Pardo de Carvalho - Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta e IGDA-SP

Fabio Vinícius Binder - Apple Developer Academy/PUCPR

Programação

10h - A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional preconiza que a educação superior tem como uma de suas finalidades incentivar e pesquisa e a investigação científica. O próprio SBGames é uma das manifestações da comunidade acadêmica de jogos digitais para a divulgação dos resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas primariamente em cursos de graduação e pós-graduação. Essa mesa tem como finalidade principal discutir como é desenvolvida essa pesquisa, seja na graduação, na pós ou em alguns casos com a interação entre cursos nesses duas modalidades da educação superior.
  • Alexandre Santaella Braga (PUC-SP, Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta)
  • Luan Carlos Nesi (UniRitter)
  • Lynn Alves (UNEB)
  • Tiago Vinicius Ficagna (UNIVALI)

14h - Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria

O desenvolvimento de jogos digitais tem atraído de forma crescente não apenas as instituições de ensino formal, mas as empresas que oferecem os chamados "cursos livres", que não estão sujeitos a regulamentação pelo MEC ou pelas secretarias de educação e tem sido uma alternativa interessante para quem deseja obter conhecimento especializado em um curto espaço de tempo. Nessa mesa serão apresentadas e discutidas algumas experiências de empresas que vem apostando na oferta desses cursos.
  • André Leandro (GAMEscola)
  • Patrícia Wassmer (SuperGeeks)
  • Thiago Adamo (Game Audio Academy)

15h30 - Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?

No Brasil, a educação profissional e tecnológica abrange o ensino médio por meio dos cursos técnicos e um dos contemplados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC é o de Programação em Jogos Digitais, oferecido por instituições de diversos estados brasileiros tanto pela iniciativa pública como pela iniciativa privada. Qual tem sido até o momento a experiência de algumas instituições com a oferta desses cursos? Como tem sido a aceitação dos egressos dos cursos técnicos no mercado de trabalho? São algumas das questões que serão apresentadas nessa mesa.
  • Denise Maria Vecino Sato (IFPR)
  • Mônia Naomy (IFPR)
  • Diego Marques de Carvalho (Centro Paula Souza, Faculdade Impacta)

17h - Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?

A formação de pessoal qualificado, tanto no ensino técnico como na graduação, está diretamente relacionada com as demandas do mercado de trabalho e nesse sentido uma maior aproximação entre empresas e instituições de ensino pode trazer benefícios mútuos. O que pode ser feito e o que já vem sendo feito para aumentar a interação entre empresas e instituições de ensino? É o que discutiremos nessa mesa.
  • Álvaro Gabriele Rodrigues (Fatec Carapicuíba, Faculdade Impacta, Trixter Games)
  • Luan Carlos Nesi (UniRitter)
  • Rafael Baptistella Luiz (Universidade Positivo)
  • Rodrigo Leôncio Motta (Unifacisa, Kaipora Digital)
  • Sandro Manfredini (Aquiris)