Artes e Design


Clique para acessar o JEMS e submeter seu trabalho

A trilha de Artes e Design é voltada para as discussões acadêmicas sobre design de jogos, bem como experimentações poéticas, produção artística  e outros aspectos estéticos relacionados a jogos digitais.

Chamada de participação

O principal foco da Trilha de Artes & Design é a concepção, projeto e fruição de jogos digitais.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de artigos (full papers) e pôsteres técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2017.

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos:

  • Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas.
  • Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro páginas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, clareza e rigor da  metodologia, assim como como referências à  literatura e jogos existentes.

Artigos voltados para a computação aplicada a jogos digitais devem ser enviadas à trilha de Computação. Artigos voltados para aspectos sociais e culturais de jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Cultura.

Entre os temas contemplados pela trilha encontram-se:

  • Métodos, Processos e Documentos de Arte e Design
  • Análise de Jogos com foco em design, gêneros, plataformas e aplicações específicas
  • Design de Jogos (game design, mecânicas)
  • Design de Interfaces para Jogos (telas, menus, HUD)
  • Design de Interação para Jogos (novos dispositivos de input/output, gestos)
  • Design de Levels (níveis, fases)
  • Produção artística para Jogos
  • Jogos de caráter artístico ou crítico
  • Narrativas interativas
  • Mídia e Linguagem (uso da linguagem para diferentes mídias)
  • Papéis e funções de artistas e designers em equipes de desenvolvimento de Jogos

Desta forma, os tópicos de interesse incluem:

  • Design de Jogos: Metodologia Projetual em Design de Jogos; Termos e conceitos (entretenimento, diversão, prazer, motivação, etc.); técnicas de desenvolvimento de conceito; Game Design; documentação; Level Design; jogabilidade (Game Play); Design de gênero; impactos das restrições especiais (legislação nacional ou regional, por exemplo) e aplicações (educação, formação, divulgação, persuasão, etc.) no Game Design; Game Design e personalização para diferentes plataformas.
  • Design de Interface: Métodos de Design; Design de interface; Design de Interação; avaliação de interfaces; interatividade; integração de mídias; Ergonomia; jogabilidade; personalização de interface para dispositivos diferentes; tutoriais; métodos de realização de testes de jogabilidade e usabilidade.
  • Arte em Jogos: Concepção e desenvolvimento de cenário e personagem; customização para diferentes dispositivos; Direção de Arte nos jogos; Estética em jogos; jogos como forma de arte.
  • Narrativa em Jogos: Teoria; pesquisa; processo de criação e resultados alcançados.
  • Mídia e Linguagem em Jogos: Áudio, texto, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração de mídias e uso da linguagem dos jogos digitais para outros fins.
  • Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos: Habilidades especiais e funções principais dos seguintes profissionais em equipes de desenvolvimento de jogos digitais: Designers, Artistas, Especialistas em Áudio e Vídeo; Técnicas e métodos para Integração de equipes.

Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada ou está sendo apresentada simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitadas.

Observação importante

Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenham análises, conceitos, processos ou temas co-relacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido.

Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio. Cabe destacar também que os autores deverão concordar com o Termo de Copyright.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Full papers) serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc.).

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponíveis na caixa vermelha ao lado ou na seção de submissões do site. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Coordenadores da Trilha de Artes e Design

artesedesign@sbgames.org

Prof. Dr. Frederick M.C. van Amstel - PUCPR

Prof. Dr. Andre Battaiola - UFPR

Edição especial do Ludica

Após a apresentação dos trabalhos no SBGames, os coordenadores da trilha farão a seleção dos artigos mais bem pontuados pela revisão e farão convites para encaminhar os mesmos para a publicação em uma edição especial do Ludica - International Journal of Game Studies. Estes artigos passarão por uma nova rodada de revisões pelos avaliadores do periódico antes de sua aceitação. Os artigos aceitos serão publicados em formato open-access.

Datas importantes

23/07/17 - Prazo limite para submissão dos abstracts

07/08/17 - Prazo limite para submissão dos artigos

04/09/17 - Notificação de aceite

18/09/17 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright

02/10/17 - Prazo limite para inscrição dos autores

Modelos para artigos

Modelo Word

Modelo LaTeX

Submissões - JEMS

Envie seu trabalho pelo JEMS