Sponsored by:

SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This page has an English version.

Saúde

A Trilha de Saúde é um espaço plural e consagrado de trocas sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos, pretendendo agregar pesquisadores, desenvolvedores e interessados na interface entre jogos e saúde, entendida nas suas diversas dimensões, como as fisiológicas, psicológicas, sociais, filosóficas, coletivas e éticas. Por jogos, são entendidos tanto os jogos digitais quantos os jogos analógicos, como jogos de tabuleiro, cartas e muitos outros. Assim, pretende-se consolidar um espaço fértil para discussão, ação, produção e divulgação de conhecimento neste campo emergente e capaz de representar grandes benefícios para a sociedade. A Trilha de Saúde se originou do Workshop de Jogos e Saúde, que teve sua primeira edição em 2016, sendo realizado anualmente até 2019, sempre como atividade integrante do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames. A Trilha de Saúde convida a todos para submeterem trabalhos que abordem o campo de Jogos e Saúde. 


Tópicos 

Convidamos autores a submeter artigos científicos sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras no campo de Jogos e Saúde. A lista não-exaustiva de tópicos de interesse inclui: 

  • Jogos sérios sobre saúde 
  • Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde 
  • Jogos para promoção da saúde 
  • Jogos como meio de comunicação em saúde  
  • Conceito de saúde nos jogos 
  • Jogos para ensino de saúde (usados em sala de aula) 
  • Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde 
  • Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde 
  • Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde 
  • Jogos na educação de profissionais em saúde 
  • Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos de saúde 
  • Uso de jogos em terapias 
  • Papel dos jogos nas políticas de saúde 

Formato dos Trabalhos 

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Full Papers e Short Papers. Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização, apresentando uma contribuição original a partir dos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de 7 páginas e um máximo de 10 páginas. Os Full Papers aprovados serão apresentados pelos autores ou representantes em Sessões Técnicas a serem organizadas e informadas posteriormente pela Comissão Organizadora. Short Papers são artigos menores que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a 4 páginas. Os Short Papers aprovados serão apresentados e comentados pelos autores ou representantes durante Sessões Técnicas programadas na conferência. Estas apresentações serão organizadas e informadas oportunamente pela Comissão Organizadora.  


Submissão 

Submissões serão realizadas online pelo sistema JEMS. Não serão aceitas submissões por quaisquer outros meios. Full Papers e Short Papers estarão sujeitos a uma avaliação cega. Assim, qualquer informação que possa identificar os autores como nome, afiliação, e-mail, autorreferências, agradecimentos e projetos irá desqualificar o trabalho, removendo-o do processo de avaliação.  

Em substituição às informações omitidas (nome, e-mail, afiliação, etc.), pede-se o uso da expressão [BLIND REVIEW]. Uma vez aprovado o trabalho, esta expressão deverá ser substituída pelas informações corretas para a submissão do câmera-ready. Apenas a versão camera-ready de trabalhos aprovados deve incluir informações de autoria. 


Avaliação 

A avaliação do melhor trabalho será baseada nas notas dos pareceristas. As notas não serão divulgadas e serão dadas apenas para se escolher o melhor trabalho. 


Publicação 

Full Papers e Short Papers serão publicados nos Proceedings do SBGames, mas, para isso, pelo menos um dos autores deve estar registrado na conferência, participar do evento e apresentar o trabalho conforme indicado pela comissão organizadora. A apresentação do trabalho e sua publicação também requerem que pelo menos um dos autores envie o Termo de Copyright devidamente assinado. Além da publicação, será dada aos autores que apresentarem uma declaração de apresentação de trabalho. O melhor trabalho receberá uma menção honrosa. 

Os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos à uma chamada especial da revista JIS-SBC (Journal of Interactive Systems).


Formato 

Instruções de formatação e modelos abaixo. 

Templates IEEE


O trabalho deve ser formatado usando o modelo do SBGames, disponível nas versões Word e LaTeX nos links abaixo. Papers que não sigam este modelo não serão considerados para avaliação. 


Datas Importantes

Submissão até25/Jul 01/08
Notification of Acceptance3/Set/21 10/Set/21
Camera-Ready23/Set

Comissão Organizadora 

Marcelo Simão de Vasconcellos 
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ / Universidade Estácio de Sá – Brasil 
 
Rafael Braga 
PUC-PR – Brasil 

Flávia Garcia de Carvalho
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

Para mais informações, entre em contato: 
jogosesaude@sbgames.org 


Comitê de Programa 

A ser anunciado 


Apoio 

Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS)