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SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
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Indústria

A Trilha de Indústria é um grupo dedicado para estimular a conexão entre as produções do mercado e da academia através de discussões sobre a produção e publicação dos jogos digitais. Para promover o desenvolvimento da discussão voltada para aos temas relativos à indústria e ao mercado, a trilha recebe contribuições de desenvolvedores, empreendedores, criadores, professores e jovens pesquisadores para a colaboração e troca de ideias. Assim, o SBGames aceita artigos e também Relatos de Experiências. 


Call for Papers 

Artigos 

Os textos enviados devem estar relacionados com a discussão/reflexão da indústria de jogos e seu mercado, com temas relativos às áreas da Administração, Economia, Engenharia de Produção, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais, Direito e outras relacionadas. 

As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema de avaliação cega (Blind Review). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que não respeitarem esta regra serão automaticamente rejeitados. 

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês, com um mínimo de sete (7) páginas e máximo de dez (10) páginas, incluindo as referências e anexos, no formato adotado pelo evento. Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia. 

O formato do seu artigo deve seguir rigorosamente os modelos IEEE disponíveis abaixo.  

Templates IEEE

Por favor, não utilize novamente os formatos e templates de edições anteriores do SBGames. Isto pode prejudicar o processo de avaliação e publicação do material no futuro e, portanto, trabalhos com modelos antigos serão eliminados. 


Tópicos de Interesse 

Esta é a lista de temas de interesse da trilha de indústria, mas você pode contribuir com um artigo relacionado com estes tópicos também. 

  • Aspectos Regulatórios, Jurídicos, Tributários ou Econômicos 
  • Associações Setoriais 
  • Competências e Capacidades na Indústria de Jogos Digitais 
  • Cadeia produtiva de Jogos Digitais 
  • Distribuição Digital 
  • Economia Política dos Jogos Digitais 
  • Empreendedorismo 
  • Estratégia Organizacional na Indústria de Jogos Digitais 
  • Estratégias de produção de jogos digitais 
  • Estudos Críticos da Indústria de Jogos Digitais 
  • Formação de Profissionais 
  • Games, Clusters e Cidades Criativas 
  • Games e Indústrias Criativas 
  • Games em Produções Transmídia e/ou Multiplataforma 
  • Gestão de Talentos 
  • Gestão de comunidades 
  • Governança/Liderança na Indústria de Jogos Digitais 
  • Inovação na Indústria de Jogos Digitais 
  • Mapeamento da Indústria de Jogos Digitais 
  • Marketing e Publishing 
  • Metodologias de Gestão de Projetos 
  • Metodologia de Pesquisa e Desafios da Pesquisa 
  • Métricas na Indústria de Jogos Digitais 
  • Modelos de Negócio, Monetização e Financiamento 
  • Políticas Públicas e Editais de Fomento 
  • Propriedade Intelectual na Indústria de Jogos Digitais 
  • Produção Independente 
  • Publicidade e Propaganda na Indústria de Jogos Digitais 
  • Redes Organizacionais 

Relatos de Experiência 

Os relatos de experiência são artigos relatando qualquer experiência aplicada da Indústria de Jogos Digitais. Os textos não precisam seguir a linguagem acadêmica e podem ser redigidos em primeira pessoa – desde que respeitando a norma culta da língua portuguesa ou inglesa. 

Como foi definida a estratégia de publicação no Steam? De que forma foi estruturada determinada associação regional? Como foi lidar com a burocracia de um jogo produzido com edital? Muitos conhecimentos importantes são acumulados pelo dia a dia dos desenvolvedores, e se perdem por não existir um espaço para esta documentação. O objetivo desta categoria é tornar pública uma série de conhecimentos de natureza prática da Indústria que não foram sistematizados pela área acadêmica. Deste modo, mais importante do que o rigor teórico são as percepções do profissional. É desejável que as experiências sejam fundamentadas em exemplos, dados e vivências. 

Formatação: Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “.doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita. 

Os relatos de experiência devem possuir até 10 páginas na formatação indicada, incluindo eventuais referências. 


Datas Importantes

Submissão até25/Jul 01/08
Notificação de Aceite3/Set/21 10/Set/21
Envio da versão final revisada, para publicação (Camera-Ready)23/Set

Track Chairs 

André Fagundes Pase (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) 

Pedro Zambom (Universidade Estadual Paulista)