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SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Educação

A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha. 


Chamada de Trabalhos 

Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Educação do SBGames 2021 nos seguintes temas: 

Lista de temas de interesse da Trilha de Educação 

  • Alfabetização e letramento com jogos 
  • Aprendizagem baseada em jogos digitais 
  • Avaliação de jogos educacionais 
  • e-Sports e educação 
  • Games e educação a distância 
  • Games e aprendizagem 
  • Games e avaliação 
  • Games na educação 
  • Gamificação na educação 
  • Princípios pedagógicos dos games 
  • Serious games 

Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.). 

Observações 

Trabalhos voltados primordialmente a: 

  • design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes & Design; 
  • computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação; 
  • exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura; 
  • aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria; 
  • ensino de design de jogos ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos jogos, a menos que envolva a sua utilização no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha. 

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão. 


Datas Importantes 

Submissão até25/Jul 01/08
Notification of Acceptance3/Set/21 10/Set/21
Camera-Ready23/Set

Formatos dos trabalhos 

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês. 

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo as referências, no template adotado pelo evento. 

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo as referências, no template adotado pelo evento. 

Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2021) ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e referências. 

Templates IEEE

Publicação 

Todos os trabalhos aceitos (Full e Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2021 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright e enviar a versão final no formato exigido pelo evento. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos. 


Apresentação dos trabalhos 

Tendo em vista que o evento será totalmente online, o formato de apresentação dos artigos completos e curtos ainda está sendo discutido pela comissão organizadora do SBGames 2021. Estas informações serão divulgadas com antecedência. 

Tanto no caso de Full Papers quanto de Short Papers, pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer online e apresentar o trabalho no SGames, caso contrário o texto não será publicado nos Anais do evento. Qualquer exceção a essa regra só terá validade se for autorizada por um dos chairs da trilha. 

Os artigos mais bem avaliados na Trilha Educação serão publicados em uma edição especial da Revista Portuguesa Interacções, vinculada ao Instituto Politécnico de Santarém, Qualis B1 em Educação (2012-2016) e A4 no Qualis unificado de meio termo (2017-2020), indexada em: Directório e no Catálogo LATINDEX, sistema de informação bibliográfica que inventaria as publicações científicas editadas nos países ibero-americanos e no Caribe; “Directory of Open Access Journals” – DOAJ; “IndexCopernicus™ Journals Master List”; directório “JournalSeek”; portal “Open J-Gate: Open Access Journal Articles Database”; “Directório Luso-Brasileiro de Acesso Aberto”; e Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC).


Sistema de Revisão Cega (Blind Review) 

As submissões serão feitas eletronicamente por meio do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados. 


Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres 

As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo templates, estão disponíveis na seção de submissões do site. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final. 


Formulário de copyright 

É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui: Arquivo de Copyright

O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS


Chairs da Trilha de Educação 

Prof. Dr. João Mattar (PUC-SP e Unisa) 

Profa. Dra. Daniela Karine Ramos (UFSC) 

Prof. Me. Marcelo Luís Fardo (UCS)

Me. Bruna Santana Anastácio (UFSC)

educacao@sbgames.org