Sponsored by:

SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Jogos Diversos

Os Jogos Diversos, no SBGames, representam um espaço para reflexões, discussões, exposições de ideias e outras atividades relacionadas a tudo aquilo que pode ser considerado diverso, diferente, variado na área dos jogos digitais e não digitais. 

A diversidade nos jogos foca em aspectos distintos, características, tipos, ou seja, na pluralidade e na inclusão objetivando a transformação social. Desta forma, abre-se espaço para a apresentação de propostas de jogos que tenham temática relacionada a (mas não limitada a) acessibilidade, equilíbrio de gêneros, etnias, classe social, causa LGBTQIA+.


Chamadas para Participação: 

  • Short Papers  
  • Game Jam da Diversidade 
  • Jornadas de Soluções Alternativas para Projetos de Empreendedorismo Criativo Aberto (SAPECAs)

Short Papers + Pitch (Vídeo) 

Os short papers deverão ter 4 páginas descrevendo o jogo digital ou não digital, com conteúdo dividido entre as seguintes seções: 

  • Resumo (até 150 palavras) 
  • Introdução (contextualização, problematização do tema e objetivo(s) do jogo proposto) 
  • Proposta do jogo (papel deste em relação à temática da diversidade, levantamento de requisitos) 
  • Desenvolvimento (resultados, feedback de usuários se houver e discussão destes) 
  • Considerações finais 

Dentre os diferentes tópicos que podem ser abordados nos short papers enviados à atividade de Jogos Diversos, destaca-se: 

  • Jogos lúdicos e diversidade. 
  • Jogos e diversidade em época de pandemia. 
  • Jogos e a temática LGBTQI+. 
  • Jogos e a temática de gênero. 
  • Jogos e a temática de classe. 
  • Jogos e a temática de raça. 
  • Jogos e acessibilidade. 
  • Outros temas relacionados a jogos e diversidade. 

Além dos short papers com a descrição dos jogos, os participantes deverão submeter um link para acesso a uma apresentação de 5 minutos em vídeo no estilo pitch. Esta apresentação deverá ser legendada além de comentada. Os vídeos ficarão disponíveis e serão utilizados pelos pareceristas dos artigos complementar sua avaliação e votar nos melhores trabalhos.

Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2021) ou periódicos, será rejeitada.

As submissões serão feitas eletronicamente por meio do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados. 

Templates IEEE

Datas Importantes para Short Papers 

Submissão até22/08 12/09
Notificação de Aceite15/09 18/09
Submissão da versão camera ready23/09 25/09

Game Jam da Diversidade (Inscrição gratuita!)

A game jam da diversidade ocorrerá no fim de semana anterior ao SBGames, começando na sexta-feira (15/10, 19h) e terminando no domingo (17/10, 19h). Em horários específicos, as equipes terão mentorias realizadas por profissionais do mercado de games e da academia. 

Logo no início da game jam, será apresentada a temática relacionada à diversidade a ser considerada para o desenvolvimento dos jogos. 

Ao final da game jam, os participantes deverão submeter um link para download do jogo desenvolvido bem como um link para acesso a uma apresentação de 5 minutos em vídeo, no estilo pitch, apresentando seu jogo. Esta apresentação deverá ser legendada além de comentada. Os vídeos ficarão disponíveis para o público acessá-los e votar nos melhores trabalhos. 

Datas Importantes para a Game Jam da Diversidade 

A pedidos, inscrições prorrogadas até 13/10

Inscrições até08/10 13/10 [Prazo Extendido]
Submissão dos jogos até  17/10, 19h
Submissão dos vídeos até18/10, 19h 

Jornadas de Soluções Alternativas para Projetos de Empreendedorismo Criativo Aberto (SAPECAs) 

As jornadas SAPECAs promoverão encontros entres grupos interessados na questão da diversidade em jogos digitais e não digitais a fim de debater, gerar ideais e propor projetos de empreendedorismo criativo relacionados às diferentes temáticas de vulnerabilidade e exclusão dentro da cultura dos jogos. Cada jornada contará com um(a) ou mais convidados(as) especiais da indústria ou da academia que conduzirão esta. 


Apresentações  

Durante as sessões dos Jogos Diversos, os trabalhos relacionados aos short papers e à game jam serão apresentados por seus autores. 


Parceria 

Em parceria com a rede mundial Games for Change América Latina, os participantes dos Jogos Diversos terão uma nova plataforma de empreendedorismo para a diversidade. Desta forma, poderão acessar tutoriais, oficinas, game jams e, finalmente, disputar o Pitch for Change com perspectiva de aceleração dos projetos na rede mundial. 

Na prática, a iniciativa Jogos Diversos será uma ponte entre o SBGames, em outubro, e o IX Festival Games for Change, em novembro.  

Os Jogos Diversos contam, ainda, com a parceria do Comitê da Diversidade ADJogosRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul). 


Premiação 

Os autores dos melhores trabalhos das categorias short papers, game jam da diversidade e jornadas SAPECAs serão eleitos “Embaixadores da Diversidade Lúdica” visando a possibilidade de aceleração de seus trabalhos pela G. Round na Ásia (http://www.gameround.co/). 


Chair 

Isabel Cristina Siqueira da Silva (UFCSPA) 

Comitê do Programa 

Luciana Prado (Izyplay Game Studio, Comitê da Diversidade ADJogosRS)

Luísa Cecília da Silva Pinto (Hermit Crab Game Studio, Comitê da Diversidade ADJogosRS)

Patrícia Santos (Painful Smile, Comitê da Diversidade ADJogosRS)

Gilson Schwartz (CTR-ECA e Diversitas – USP e Presidente, Games for Change América Latina)