Sponsored by:

SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Festival de Artes


Participação

A participação no Festival é aberta para empresas e autores individuais, desde que sejam brasileiros ou residentes no país.

As inscrições devem ser feitas única e exclusivamente de forma online.

As obras (imagens, áudios e vídeos) devem ser anexadas no formulário de inscrição.

As imagens devem estar em formato jpg ou png, tamanho mínimo de 100 ppi e máximo de 300 ppi, mínimo de 1MB e máximo de 9Mb.

Os vídeos devem estar no formato mp4, com o tamanho máximo de 60Mb.

Os áudios devem estar em formato mp3, com o tamanho máximo de 10Mb.

Cada candidato poderá participar com, no máximo, 05 (cinco) obras distintas. Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ou os vídeos serem coloridos ou em preto e branco. É permitido compor uma prancha com diversos elementos de arte conceitual do mesmo jogo. É permitido participar em mais de uma categoria, desde que as obras sejam distintas em cada categoria.

As obras deverão estar acompanhadas de uma breve descrição do jogo e do seu contexto, a ser preenchido na ficha de inscrição do formulário (clique aqui).

Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das obras, incluindo autorização de publicação dos seus autores, a qual deverá ser preenchida no formulário de submissão. Para efetivar a inscrição o candidato deverá preencher totalmente a ficha de inscrição (clique aqui), anexar as obras e aceitar os termos de concessão de uso.

Pela inscrição, os participantes concedem ao SBGames o direito ao uso das obras enviadas e autorizam o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em campanhas promocionais e institucionais do SBGames no Brasil e no mundo, durante os meses de outubro a dezembro de 2021 assim como nas campanhas promocionais do ano de 2022, durante os meses de Junho a Dezembro de 2022.

As obras poderão passar por edição simples, fracionamento ou alteração da resolução, de acordo com a avaliação técnica do SBGames, sem que haja prejuízo à essência da imagem e ao conjunto da obra.

As inscrições são gratuitas, não sendo obrigatória a participação do(s) autor(es) no evento para efetivação da participação de suas obras no SBGames. No entanto, caso as obras do(s) autor(es) sejam premiadas no evento, é interessante que seus representantes estejam online no momento das premiações do evento (cerimônia de entrega dos certificados).

Ao se inscreverem no concurso, todos os candidatos entendem e aceitam automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.


Categorias

As obras deverão enfocar as seguintes categorias orientadoras do concurso:

Concept Art

Imagens de concepção artística de jogos digitais. Personagens, cenários, itens, interfaces, modelos 3D, entre outras artes que façam parte do referido jogo digital. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

InGame Screenshot

Screenshots (capturas de tela) do gameplay do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final na tela do jogo. Composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos (como HUD, pointers, diálogos, minimapa, menu) de forma simultânea e integrada ao gameplay. O formato das imagens deve ser em jpg ou png.

BoardGame Art

Imagens de concepção artística exclusiva para jogos de tabuleiro, digitalizadas em jpg ou png. São considerados nessa categoria a arte da caixa, encartes, personagens, tabuleiro e demais itens que compõem o jogo.

Experimentações Artísticas e FanArt em Games

Experiências artísticas que envolvam Jogos Digitais, desde que estejam finalizadas em jpg ou png; FanArts são criações que façam referência ou homenagem a jogos reconhecidos.

InGame Video

Vídeos do Gameplay, Trailers ou Cinematics do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final no jogo. Composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos (como HUD, pointers, diálogos, minimapa, menu) de forma simultânea e integrada ao gameplay. O formato dos vídeos deve ser em mpeg4.

Soundtrack

Trilha sonora, áudio incidental e vozes/dublagens compostas especificamente para o jogo. O formato dos áudios devem ser em mp3, com descrição precisa de onde eles são aplicados.


Seleção

A seleção das obras de cada categoria será realizada por uma Comissão Julgadora composta por Game Designers profissionais, professores de Jogos Digitais, parceiros e equipe do SBGames. A Coordenação do Festival de Artes terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de linguagem, originalidade, criatividade, coerência e adequação da obra ao Game Design sugerido.

As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

Serão selecionados pela Comissão Avaliadora cinco trabalhos em cada categoria como finalistas do Festival de Artes do SBGames. Nos casos de número de trabalhos classificados em uma categoria ser inferior a cinco, os trabalhos receberão menção honrosa nessa categoria.

As obras serão exibidas/disponibilizadas digitalmente em plataforma a ser definida pela organização do SBGames.


Premiação

Cada autor (ou autores) do primeiro colocado de cada categoria irá receber um certificado baseado na avaliação de um júri técnico. Se nenhum dos autores estiver online na cerimônia de entrega dos certificados, esses deverão entrar em contato posteriormente com a coordenação do SBGames, de modo a verificar a possibilidade de acesso ao certificado emitido. Outros prêmios irão depender dos patrocínios ou apoiadores do evento. A organização do evento não se compromete com nenhum prêmio específico ou qualquer bonificação, nem com a entrega de certificados posterior ao evento. Somente a organização do evento irá emitir os certificados.


Datas Importantes

Prazo para submissão das artes02/08/2021 a 22/08/2021 05/09/2021
Notificação de aceite17/09/2021  27/09/2021
Prazo limite para os autores enviarem adequações sugeridas no aceite22/09/2021 04/10/2021
Divulgação das premiaçõesPlenária do SBGames
Período de exibição do Festival de Artesdurante o evento, em momentos de divulgação prévios ou posteriores

Coordenação da Festival de Artes

festivalarte@sbgames.org

Prof. Marcelo La Carretta – PUC Minas

Profa. Rosilane Mota – UFMG e PUC Minas

Luciana Rocha Clua – Icict/Fiocruz