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SBC

*VIRTUAL* – 18th-21st October 2021

Co-located with SVR 2021 e Sibgrapi 2021
This is a local and national section of the conference whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência cujo idioma oficial é o Português.

Fórum de Ensino de Jogos Digitais

O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

É um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.


Sobre a edição 2021

Essa será nossa sexta edição e já tivemos a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros e empresas promotoras de cursos livres na área.


Programação

A programação das várias edições do Fórum tem sido elaborada com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica e representantes de empresas. Nessa edição de 2021 a programação é a seguinte:

14h – Comunicação: Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta, IGDA São Paulo)

A formação de profissionais para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais ocorre em diversos formatos e níveis, como os cursos livres, técnicos de nível médio e graduações. Com esse trabalho objetivou-se apresentar informações a respeito dos cursos de graduação oferecidos no Brasil, desde sua caracterização, dados quantitativos de ofertas e cursos, além das instituições que os oferecem e onde são oferecidos, além de informações sobre crescimento e avaliações realizadas pelo MEC, finalizando com reflexões e perspectivas a partir do cenário apresentado e dando indicações de futuras pesquisas que possam contribuir para uma maior compreensão dos cursos de graduação em suas especificidades e de seu papel na formação de profissionais para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais.

14h30 – Mesa redonda: Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas

  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
  • Diego Marques de Carvalho (Centro Paula Souza, Fundação Santo André, Faculdade Impacta)
  • Felipe Oviedo Frosi (UniRitter)
  • Suelyn Fernanda da Silva (IFPR)
  • Tiago Vinícius Ficagna (UNIVALI)
  • Moderação: Alan Henrique Pardo de Carvalho

As metodologias ativas podem ser consideradas como uma nova maneira de pensar e conduzir as atividades de ensino, uma vez que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos alunos de forma integral, permitindo aos alunos aumentar seu engajamento no processo de aprendizagem, aprofundando o

desenvolvimento do senso crítico, da capacidade de colaboração e abrindo novos horizontes tanto para alunos como para professores. Nessa mesa serão compartilhadas visões e experiências na adoção de metodologias ativas em cursos de diversas instituições brasileiras de ensino.

16h – Mesa redonda: Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos

  • Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
  • Luiz Cláudio Machado dos Santos (IFBA)
  • Maria Aparecida Teixeira Bicharelli (UniSalesiano)
  • Rodrigo Sanches Devigo (IFMS)
  • Thífani Postali (Uniso)
  • Moderação: Alan Henrique Pardo de Carvalho

Dada a diversidade de áreas envolvidas na atividade de desenvolvimento de jogos digitais, está é por natureza interdisciplinar. De que forma instituições de ensino estão pensando e praticando a interdisciplinaridade nos cursos, alinhando a formação com essa perspectiva própria da atividade? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas a partir das experiências que serão aqui compartilhadas.

17h30 – Mesa redonda: Articulação entre empresas e instituições de ensino

  • Álvaro Gabriele Rodrigues (Fatec Carapicuíba, Pipa Studios)
  • Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
  • Eduardo Fernando Müller (FEEVALE, 40 Giants Entertainment)
  • Leonardo Pereira Thurler (Infnet, Double Dash, RING)
  • Marcos Arrais e Silva (PUC Minas)
  • Moderação: Alan Henrique Pardo de Carvalho

A formação de pessoal qualificado, tanto no ensino técnico como na graduação, está diretamente relacionada com as demandas do mercado de trabalho e nesse sentido uma maior aproximação entre empresas e instituições de ensino pode trazer benefícios mútuos. Nessa mesa discutiremos o que pode e o que já vem sendo feito para aumentar essa aproximação.

19h – Mesa redonda: Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos

  • Alice Abreu (Aquiris Game Studio)
  • Giovanna Saggiomo (Senac São Paulo)
  • JanaChumi (Hermit Crab Game Studio)
  • Julye Souza Corrêa (Tapps Games)
  • Lia Fuziy (Faculdade Méliés)
  • Yara Rocha (Amihan Entertainment)
  • Moderação: Alan Henrique Pardo de Carvalho

Há quase 20 anos, instituições de ensino por todo o Brasil tem empreendido esforços no sentido de oferecer formação de profissionais para a indústria de jogos digitais, principalmente por meio de cursos de graduação ou cursos técnicos. O propósito dessa mesa é trazer formados em alguns desses cursos para que possam compartilhar suas experiências como profissionais dessa indústria, buscando fazer conexões dessas experiências com os cursos em que se formaram.

Inscreva-se no Fórum e participe das discussões


Sobre as edições anteriores

Os seguintes temas foram apresentados e discutidos nas edições anteriores do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:

2020 – Porto de Galinhas (edição online)

  • Panorama geral da oferta da graduação no Brasil
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais nos cursos
  • Incentivo e desenvolvimento da pesquisa científica na graduação
  • Iniciativas e sugestões para o acompanhamento de egressos dos cursos
  • Expectativas e realidades no recrutamento e seleção de alunos e egressos dos cursos de graduação
  • A experiência docente frente à pandemia e suas consequências para o meio acadêmico

2019 – Rio de Janeiro

  • Impressões sobre a indústria de jogos digitais no exterior: somos tão diferentes assim?
  • Instituições de ensino e empresas: uma articulação necessária
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Práticas de ensino e avaliação nos cursos

2018 – Foz do Iguaçu

  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?
  • Iniciativas de empreendedorismo nos cursos
  • Estrutura curricular dos cursos de graduação
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais

2017 – Curitiba

  • A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
  • Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
  • Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?

2016 – São Paulo

  • Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
  • Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
  • Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
  • Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?

Chair do Fórum de Ensino de Jogos Digitais

Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta e IGDA-SP)

forumensino@sbgames.org