SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018
SIBGRAPI 2018
Em cooperação com
Eurographics Siggraph Unioeste
Patrocínio
BABY_OWL BLACK_RIVER_STUDIOS CAPES CNPQ ICAD NVIDIA UNITY UNREAL
SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018 & SIBGRAPI 2018
This is a local and national section of the conference, whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência, cujo idioma oficial é o Português.

Post Mortem

Tão importante quanto todo o processo de idealização, criação, produção e lançamento de um jogo digital, é a necessária reflexão sobre o trabalho realizado, os acertos e equívocos da produção, da análise sobre a receptividade do game no mercado, o contexto socioeconômico do período de lançamento e detalhes possivelmente determinantes para o sucesso ou fracasso do produto.

A atividade de Post Mortem se propõe a preencher este importante campo de avaliação e visa abrir uma janela de troca de conhecimento e ideias entre a indústria e a academia, trazendo luz aos potenciais ensinamentos e percepções apreendidos durante o desenvolvimento de um projeto (digital ou analógico) já concluído.

Por meio desta análise, realizada em formato aberto junto ao público, pretende-se reafirmar a oportunidade de compartilhamento de experiências processuais e aprendizado, cuja soma leve a um entendimento claro acerca das potencialidades do processo e as dificuldades percebidas ao longo da jornada de criação e produção, promovendo um consistente ganho de maturidade para o meio profissional.

Programação

Programação geral SBGames 2018

Chamada de participação

Post mortem, que em latim significa depois da morte, é um modelo de apresentações onde o foco são as lições aprendidas com um projeto que foi finalizado, ou que possua etapas já finalizadas. O objetivo central do projeto reside na disseminação de conhecimentos mais amplos acerca do processo de produção de jogos e games a partir desta reflexão posterior à entrega de um determinado produto.

Os interessados em apresentar relatos de suas produções ou experiências com projetos do gênero serão convidados a submeter trabalhos de pesquisa no formato de apresentações de 25 ou 50 minutos, capazes de elucidar questões processuais, como soluções oportunas e eventuais complicações imprevistas no projeto original. O modelo de ação é livre entre desenvolvedores e o público presente, com vistas a esclarecer detalhes.

Formatos dos trabalhos

Todas as submissões deverão ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos vinculados à divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou em apresentação simultaneamente em eventos ou revistas, torna inelegível à submissão à atividade. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição do trabalho para a comunidade de desenvolvedores, seja ela termos científicos, profissionais ou processuais, entre outros.

Sua originalidade, clareza, rigor as metodologias, assim como como referências à literatura e jogos existentes serão considerados ao avaliar o projeto.

Entre os temas contemplados pela atividade encontram-se, mas não se restringem a:

  • Idealização do processo criativo;
  • Referenciais e antecedentes que nortearam a criação ou concepção original;
  • Processos de desenvolvimento ligados a campos específicos como design conceitual, interfaces, programação, roteiro, mecânica e temas diretamente relacionados à produção do projeto;
  • Conceitos inovadores e princípios de design jamais idealizados, e seus impactos no processo de produção;
  • Resoluções criativas de impasses no processo produtivo, insights surgidos durante playtests e gargalos de produção;
  • Readequação do projeto a mudança nas conjunturas estruturais do mercado, perfil de público, investimento ou fatores externos e imprevistos;
  • Realinhamento do tipo de jogo, sua mecânica, design conceitual, monetização, fator replay ou aspectos similares, em decorrência de situações imprevistas ou excepcionalidades de mercado;
  • Análise de critérios fundamentais ou subjetivos, capazes de nortear o processo de produção com um novo olhar por princípios originalmente imaginados.

Full Presentations

Painéis que apresentam contextos de jogos mais elaborados e consistentes, de longa duração ou com características de produção que o tornem elegível a uma dissertação mais aprofundada, com tempo de até 50 minutos de duração.

Short Presentations

Painéis cuja tônica da narrativa, independente do nível de complexidade do projeto desenvolvido, atenha-se a um ou mais aspectos de sua produção, ou cuja reflexão madura seja resultado de um conjunto de análises facilmente apresentáveis em um formato de tempo com até 25 minutos de duração.

Mesas de discussão

Mesas destinadas à reflexão sobre um tema específico ligado ao processo de desenvolvimento, produção ou criação de jogos, analógicos ou digitais, envolvendo mais de um projeto ou equipes de desenvolvedores.

As mesas deverão ser compostas por grupos de 2 a 5 participantes, com a presença de um mediador, para a condução do debate por um período de até 50 minutos de duração.

Os convidados deverão apresentar informações sobre os projetos desenvolvidos e mini-currículos, com dados que os credencie à participação.

Observações

Contará como elemento de avaliação a criatividade. As submissões serão feitas eletronicamente através deste formulário. Os trabalhos e mesas submetidos devem incluir os dados de contato do responsável, de modo que os coordenadores possam entrar em contato para debater a proposta enviada e assim definir a melhor direção para a mesma.

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos aceitos serão apresentados conforme a categoria que foi encaixado préviamente, sendo de 25 ou 50 minutos, e devem ser rigorosamente respeitados.

As mesas redondas aceitas serão apresentadas em sessões temáticas. Todos participantes e os moderadores devem estar inscritos e presentes durante o evento.

Publicação

O material resultante das apresentações e mesas de debates deverá ser publicado posteriormente à realização do evento, desse modo arquivos como apresentações, vídeos e similares deverão ser disponibilizados.

O(s) candidato(s) à participação nos modelos de apresentação acima descritos deverá(ão) obrigatoriamente aceitar e subscrever o Termo de Copyright (em breve).

A ausência da anuência de um ou mais participantes inviabilizará a publicação dos conteúdos produzidos durante as apresentações e mesas.

Sistema de Revisão

As submissões serão feitas eletronicamente através do formulário disponibilizado. Ao contrário de outras frentes da SBGAMES, nesse é preciso que o autor se identifique corretamente para que o trabalho seja debatido, ajustado se necessário, e então aceito.

Coordenadores da Atividade

Marcos de Paula Gonçalves - Pós graduado em jogos digitais pelo Senac de SP e diretor da Indie Warehouse.
Luis Claudio de Oliveira Tocchio - Especialista em Mídias interativas pelo Senac de SP.

Datas importantes

  • 15/07/18 - Abertura das submissões
  • 31/08/18 - Prazo limite para submissão dos projetos
  • 15/09/18 - Notificação de aceite da apresentação