SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018
SIBGRAPI 2018
Em cooperação com
Eurographics Siggraph Unioeste
Patrocínio
BABY_OWL BLACK_RIVER_STUDIOS CAPES CNPQ ICAD NVIDIA UNITY UNREAL
SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018 & SIBGRAPI 2018
This is a local and national section of the conference, whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência, cujo idioma oficial é o Português.

Jogos Diversos

Clique para acessar o JEMS e submeter seu trabalho

A atividade Jogos Diversos é voltada para discussões acadêmicas e sobre a indústria a respeito das relações entre os jogos (digitais e analógicos), as pessoas que os jogam (seus sentidos e significações) e dos coletivos que os desenvolvem, com ênfase em diversidade populacional e de comunidades, marcadores de diferença (gênero, raça, sexualidade, classe, deficiência, geografia, etc), além de contextos de vulnerabilidade e exclusão dentro da cultura dos jogos.

Programação

Programação geral SBGames 2018

Chamada de participação

O principal foco da Atividade Jogos Diversos é a reflexão sobre as relações entre os jogadores ou desenvolvedores de jogos e os jogos em si em contextos de diversidade populacional e de comunidades, marcadores de diferença (gênero, raça, sexualidade, classe, deficiência, geografia, etc) e de vulnerabilidade e exclusão dentro da cultura dos jogos.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de pôsteres técnicos com uma apresentação curta de 10 minutos (short papers), além de propostas de mesas de discussão para a atividade Jogos Diversos do SBGames 2018. Embora essa atividade não englobe Full Papers, trabalhos dessa categoria que incluam um ou mais temas concernente aos Jogos Diversos serão compilados em mesas características dentro das Trilhas, conjuntamente coordenadas por representantes da trilha e dessa atividade.

Formatos dos trabalhos

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, clareza e rigor da metodologia, assim como como referências à literatura e jogos existentes.

Entre os temas contemplados pela atividade encontram-se, mas não se restringem a:

  • Compreensões sociais de produção, recepção e consumo de jogos por populações historicamente marginalizadas (mulheres, pessoas não-brancas, população LGBTQ, pessoas com deficiência, etc);
  • Impactos sociais, políticos, históricos e educacionais das culturas de jogo digital;
  • Crítica e jornalismo sobre jogos digitais que se inserem em Jogos Diversos;
  • Produções de comunidades de jogos digitais em situações atípicas;
  • Jogos digitais e marcadores de diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, geografia);
  • Manutenção de padrões de opressão e exclusão em jogos (misoginia, homo / lesbo / transfobia, racismo, classismo, capacitismo, etc);
  • Representabilidade em jogos e na indústria;
  • Jogos como ferramenta de justiça e/ou consciência social e aprendizado;
  • Jogos empáticos;

Short Papers

São pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.

Mesas de discussão

São propostas de mesas de discussão sobre um tema específico (marcadores de diferença, crítica, arranjos econômicos, etc.). Devem constar os nomes dos participantes (entre 3 e 5) seus mini-currículos, o nome e mini-currículo do moderador, bem como o tema principal da mesa e o roteiro de tópicos a serem discutidos. A duração da esperada de apresentação de mesas é de 60 minutos (especifique na proposta caso você acha que seria mais adequado um tempo maior e de quanto seria).

Mostra de Jogos / Arcade

Uma parte da mostra de jogos será dedicada à jogos que contemplem os temas propostos pela atividade Jogos Diversos. Os autores desses jogos, além de participarem das mostras, também poderão participar de uma mesa durante a atividade para detalhar os processos de produção dos jogos propostos. Para se inscrever na mostra, apenas inscreva o jogo no festival de jogos normalement e responda às perguntas relacionadas ao jogos diversos.

Observações

Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenham análises, conceitos, processos ou temas correlacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Short papers) e mesas serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc.).

Apresentação dos trabalhos

Os Short Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência, e devem ser rigorosamente respeitadas. Os autores também tem a opção de criar pôsteres sobre o tema do artigo. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.

As mesas redondas aceitas serão apresentadas em sessões temáticas. Todos participantes e os moderadores devem estar inscritos e presentes durante o evento.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações diretas que permitam a sua identificação (nome, filiação, etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Propostas

Seguem os templates para a formatação dos trabalhos:

No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.

Coordenadores da Atividade

Lucas Aguiar Goulart - doutor em psicologia social e institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador em gênero, sexualidade e jogos digitais.

Thais Weiller - PUCPR/JoyMasher - Mestre pela Escola de Comunicação e Arte da USP pesquisando game design e interação humana.

Datas importantes

  • 01/06/18 - Abertura das submissões
  • 07/07/18 - Prazo limite para submissão dos abstracts
  • 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
  • 03/09/18 - Notificação de aceite
  • 15/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
  • 16/09/18 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright