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This is a local and national section of the conference, whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência, cujo idioma oficial é o Português.

Fórum de Ensino de Jogos Digitais

O Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

É um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.

Sobre a edição 2018

Essa será nossa terceira edição e já tivemos a participação de docentes, pesquisadores e profissionais do setor de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como de estúdios brasileiros e empresas promotoras de cursos livres na área.

Programação

    30/10

  • 13h às 14h (Sala Iguazu 3) - Palestra Unreal para professores

    01/11 (Sala Iguazu VI)

  • 9h - Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade e o que vem sendo feito?

    Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
    Leandro Ramos da Silva (Fatec São Caetano do Sul)
    Lucas Antunes Estanislau Ribeiro (Full Sail University)
    Ronaldo Sampaio Nonato (Black River/Samsung)
    Thiago Adamo (Game Audio Academy)

    A formação de pessoal qualificado, tanto no ensino técnico como na graduação, está diretamente relacionada com as demandas do mercado de trabalho e nesse sentido uma maior aproximação entre empresas e instituições de ensino pode trazer benefícios mútuos. O que pode ser feito e o que já vem sendo feito para aumentar a interação entre empresas e instituições de ensino? É o que discutiremos nessa mesa.

  • 10h45 - Iniciativas de empreendedorismo nos cursos

    Anderson Vermonde Hamilko (PUC-PR)
    Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
    Julio Cesar Procópio de Andrade (Sebrae/PR)
    Mônia Naomy (IFPR)
    Thiago Adamo (Game Audio Academy)

    Uma das possibilidades para o aluno ou o formado nos cursos de jogos digitais, seja no nível técnico, superior ou ainda nos cursos livres, é o desenvolvimento de seu próprio negócio. De que forma isso pode ser incentivado e o que tem sido feito nos cursos? Vamos conhecer algumas experiências e possibilidades para podermos discutir melhor o assunto.

  • 13h30 - Estrutura curricular dos cursos de graduação

    Alan Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta, IGDA-SP)
    Bruno Campagnolo de Paula (PUC-PR)
    Cristiano Max Pereira Pinheiro (FEEVALE)
    Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
    Eduardo Penha Castro Fantini (PUC Minas)
    Luan Carlos Nesi (UniRitter)

    Diferente do que ocorre nos cursos de Design de Games, além das Diretrizes Curriculares Nacionais e do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia não existem outros documentos norteadores para a definição dos projetos pedagógicos dos CST em Jogos Digitais. Isso traz para as instituições de ensino superior uma grande flexibilidade no momento de definir os currículos de seus cursos e existem vários pontos de vista a respeito. Vamos conhecer alguns desses pontos de vista e discutir o assunto.

  • 15h15 - Métodos inovadores de ensino em jogos digitais

    Alan Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta, IGDA-SP)
    Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP)
    Carlos Alberto Paiva (Fatec Carapicuíba)
    Cássio Fernandes Lemos (UFN)

    Há mais de uma década existem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Jogos Digitais e as instituições que os oferecem acumularam experiências que lhes tem permitido desenvolver e aplicar métodos diferenciados e inovadores de ensino que conciliem a necessidade de uma formação sólida com as características dos alunos que procuram esses cursos. Que métodos são esses e como eles podem influenciar positivamente no aprendizado e na preparação dos alunos? A partir da apresentação de casos de sucesso vamos obter respostas a essas perguntas e poder discutir mais sobre o assunto.

Sobre as edições anteriores

Os seguintes temas foram discutidos nas duas primeiras edições do Fórum de Ensino de Jogos Digitais:

    2016 - São Paulo
  • Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
  • Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?
  • Métodos inovadores de ensino em jogos digitais
  • Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?
  • Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?
    2017 - Curitiba
  • A pesquisa acadêmica nos cursos de Jogos Digitais e na pós-graduação
  • Os cursos livres e sua participação na formação de pessoal para a indústria
  • Cursos técnicos de jogos digitais: o que pode e o que vem sendo feito?
  • Empresas e instituições de ensino: como aumentar a proximidade?

Nossa programação tem sido elaborada a partir das sugestões que recebemos da comunidade. Deseja participar como integrante de uma das mesas temáticas? Envie sua candidatura para o chair do Fórum (contato abaixo).

Em caso de dúvidas consulte o chair do Fórum, Alan Carvalho, pelos endereços de e-mail alan.carvalho@igdasp.com.br e alan.carvalho@fatec.sp.gov.br.

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