Anais do Simpósio

ISSN: 2179-2259

    • pt-br Português
      • en Inglês
  • Computação
  • Arte e Design
  • Cultura
  • Indústria
  • Tutoriais
  • Games For Change
  • Workshop de Simulação
  • Comitê

Games for Change

  • Prefácio

    Do "Game Design" ao "Change Design"

    Desde 2011, o SBGames incorpora uma novidade: a parceria com a rede internacional "Games for Change" (www.gamesforchange.org), a mais importante e internacionalizada iniciativa de associação entre a cultura "gamer" e o ideal de lutar pela transformação do mundo.

    A parceria é natural e oportuna. Nos EUA, onde o G4C nasceu há cerca de 10 anos, o Festival tem ocorrido anualmente na New York University, com a participação de centenas de pesquisadores, professores do ensino fundamental e médio, game designers, autoridades de governo, ativistas, lideranças do terceiro setor, empresas de ponta, artistas e organizações internacionais. A "Games for Change" tornou-se ainda, a partir de 2012, uma trilha na especialíssima "Game Developers Conference" de São Francisco. O movimento cresce na Ásia, na União Européia e na América Latina.

    A rede "Games for Change" expressa uma convicção: somos parte de um processo histórico no qual os games são mais que um produto, serviço ou objeto para alcançar o status de atores sociais em rede ou "redes-atores", para usar a célebre expressão de Bruno Latour para falar da ciência na sociedade contemporânea (a "actor-network-theory" ou ANT). Afinal, um game que se realiza como rede transformadora é ele próprio um ator social muito relevante que vai além das fronteiras tradicionais entre o que seja "hardware", "software" e "gente".

    Em nosso segundo ano como área temática no SBGames, constatamos um interesse crescente pelo movimento e uma diferenciação frente às trilhas já estabelecidas, com uma característica especial: a rigor, papers e mesmo jogos independentes podem, em qualquer área, vir a se constituir como jogos transformadores - da sociedade, do próprio ato de jogar, das práticas de educar e conhecer, produzir cultura e arte.

    Nesse sentido o movimento ganha inédita significância ao batizar, no SBGames, um Prêmio Especial para games finalistas - uma contribuição específica do "track" G4C para estiular nossa comunidade de designers independentes.

    Hoje se fala muito em "gamification", mas preferimos sublinhar nessa potência dos jogos como atividades transformadoras a tendência emergente e crescente de fazer dos games um vetor de mudanças econômicas, sociais e políticas. O SBGames é o mais importante foro brasileiro onde a reflexão, a prática e a promoção da indústria brasileira veem consolidando ao longo dos anos uma agenda de resultados a cada ano mais expressivos.

    A presença da rede/movimento "Games for Change" no Brasil e na América Latina encontra no SBGames o seu momento de mais alta expressão acadêmica e epistemológica, mas também de engajamento para apoiar a comunidade nacional de desenvolvedores, pesquisadores e empreendedores.

    Essa densidade intelectual e política é ainda mais relevante neste ano, em que o SBGames tem Brasília como sede. O movimento G4C lidera iniciativas em parceria com algumas das principais organizações na área da mídia (com o UOL Jogos e a Folha de S. Paulo), da tecnologia (com a AMD Foundation e a UNITY) e da promoção da cultura latino-americana (com a Fundação Memorial da América Latina) e da educação para a diversidade cultural e a liberdade de expressão (com a UNESCO).

    Animados por um espírito crítico e pela inquietação frente às desigualdades, assimetrias e injustiças que afetam a sociedade global, os indivíduos e organizações que se engajam na transformação do mundo encontram no SBGames o espaço e o tempo necessários para que a mudança através dos games seja orgânica, refletida e inspirada, alinhando cada vez mais o "game design" ao "change design".

    Gilson Schwartz (USP – Cidade do Conhecimento) - Games for Change Chair, 2012

 

Full Papers

Videogames and metaverses as spaces for scientific, cognitive and social change
Maigon Pontuschka (Universidade Federal de Rondonia), Luís Petry (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Josenildo Silva (Universidade Federal de Rondônia)

On Gamification and Persuasion
Enric Llagostera (IT University of Copenhagen)

Proposta de um processo de Gamification utilizando redes sociais como ferramenta
Cícero Aristofânio G. Araújo (Faculdade de Juazeiro do Norte), Luiz Eugênio F. Tenório (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife / C.E.S.A.R)

Estudo da viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta no atendimento fisioterapêutico de pacientes neurológicos
Pollyeverlin R. Rocha (Centro Universitário Luterano de Palmas), Alex H. Defavari (Centro Universitário Luterano de Palmas), Pierre S. Brandão (Centro Universitário Luterano de Palmas)

Video games como transformador de cultura: a questão LGBT
Mellina Yonashiro (Universidade Estadual Paulista)

Jogos jornalísticos: games transgredindo o lead e atraindo jovens
Danielle Rufino de Medeiros Medeiros (Universidade Federal de Santa Catarina), Mônica Stein (Universidade Federal de Santa Catarina)

Engagement Factors in Games with a Purpose
J.A.L. Farias, F.V. Brasileiro (Federal University of Campina Grande)

Persuasive Impact Games
Hayata, Talita A. (Universidade Estadual Paulista)

Inovação na escola
Luciano Meira (Universidade Federal de Pernambuco), Marina Pinheiro (Joy Street)

Educomunicação e Videogames: uma abordagem de interface aplicada para Gestão
Francisco Tupy (Universidade de São Paulo), Gilson Schwartz (Universidade de São Paulo), Ismar de Oliveira Soares (Universidade de São Paulo)

Desenvolvimento de um Jogo Educacional sobre o Descobrimento do Brasil Segundo a Versão de Duarte Pacheco
Régis Augusto (Faculdade de Tecnologia de Ourinhos), Cristiano Salviano (Faculdade de Tecnologia de Ourinhos), Sérgio Delfino (Faculdade de Tecnologia de Ourinhos), Rogerio Marinke (Fatec Ourinhos)

A Olimpíada de Jogos Digitais e Educacionais e as mudanças nas relações entre professores e alunos
Bruno de Souza (Universidade Federal de Pernambuco), Carla Alexandre (Joy Street)

Projeto Alius Educare: RPG para educação e conscientização ambiental
Alberto S. Horta (Universidade de Taubaté), Luis Fernando de Almeida (Universidade de Taubaté)

Regente: Jogo de aventura para ensino de História e cultura folclórica brasileira
Joao Ganem Barbosa (Universidade Estadual de Santa Cruz), Flávio S. Yamamoto (Universidade Estadual de Santa Cruz), César A. B. Pariente (Universidade Estadual de Santa Cruz)
  • SBGames 2012

     

    2, 3 e 4 de Novembro de 2012
    Centro de Convenções Ulysses Guimarães
    Brasília - DF

    Organização:
    Sociedade Brasileira de Computação
    Universidade de Brasília

    contato@sbgames.org

SBGames 2012. Copyright © 2011 All rights reserved.

Login

Lost your password?

Reset Password

Log in