Anais do Simpósio

ISSN: 2179-2259

    • pt-br Português
      • en Inglês
  • Computação
  • Arte e Design
  • Cultura
  • Indústria
  • Tutoriais
  • Games For Change
  • Workshop de Simulação
  • Comitê

Trilha de Cultura

  • Prefácio

    From Trilha de Cultura to Culture Track: o início da internacionalização

    O SBGames iniciou-se 11 anos atrás, ainda com o nome de Wjogos, na cidade de Fortaleza. Nessa época o evento foi fomentado apenas pela área de computação e aos poucos essa complexidade foi sendo entendida, onde outras trilhas foram se aglutinando. A mais recente foi a trilha de Cultura, que cresce rapidamente, e inicia este ano o seu processo de internacionalização.

    Tornar um evento internacional é um trabalho árduo, conceitualmente complexo que passa por diversos debates e considerações. Ao mesmo tempo que um evento do tamanho do SBgames, que reúne anualmente 4 palestras internacionais, e dezenas de apresentações para quase mil pessoas, entre pesquisadores, desenvolvedores e estudantes, tal evento se coloca como prioridade para mostrar ao mundo a cena de games brasileira, e isto implica em produzir conhecimento em língua inglesa. Entretanto tal evento deve suprir também uma carência social de estudantes e iniciantes que não se articulam nesse idioma, além de contribuir com países irmãos de idioma. É uma decisão difícil. Por isso decidimos iniciar um processo gradual de internacionalização da Trilha de Cultura do SBgames.

    A partir deste ano, 2012, os Full Papers são submetidos e avaliados em língua inglesa. Com o passar dos anos, as apresentações podem vir a acontecer também em inglês. Isso deve atrair para o SBgames pesquisadores internacionais do mundo todo, e ampliar não somente a troca de conhecimento como também intercâmbios e negócios do Brasil com diversos países. Isso não é invenção nossa. Diversos eventos científicos que acontecem em solo brasileiro já têm 100% de trabalhos e apresentações em inglês, assim como a Trilha de Computação do próprio SBgames.

    Mas também não descartamos a nossa função social, e para cumpri-la escalamos os Short Papers. Este tipo de trabalho pode parecer simples, mas não é. Eles são avaliados pelos mesmos pareceristas que avaliam os Full Papers, dentro do mesmo rigor científico que rege os Full Papers. O SBgames sempre foi um evento democrático, e continuará sendo. Qualquer pessoa pode escrever um artigo para o evento, e terá seu artigo avaliado. Todos os artigos aprovados são colocados no site do evento, e podem ser baixados gratuitamente. E, finalmente, iniciamos um trabalho mais próximo com nossos colegas portugueses, que sempre representaram uma fatia substancial dos trabalhos do evento, ao incluirmos dois Chairs lusos, e sua vasta experiência que agrega por demais ao SBgames.

    Com tudo isso, esperamos manter a qualidade do evento, seu caráter democrático, sua função social, ao mesmo tempo que abrimos um alcance internacional para os autores que dele participam.

    Este é apenas o primeiro ano do processo de internacionalização do Culture Track (Trilha de Cultura). Veremos com o passar dos anos como este se comporta. Inicialmente, aconteceu o que esperávamos, uma queda no número de inscritos, mas com uma qualidade mais alta. Acreditamos que nos próximos anos retomaremos a quantidade, sem perder a qualidade, que no fim das contas é o que interessa: um grande evento nacional, que prepare seus autores e trabalhos para todo um mundo de games que vai muito além do Brasil.

    Obrigado a todos que participam de nosso evento, e que nos ajudaram a chegar até aqui.

    Roger Tavares (UFRN) – Culture Track Chair, 2012
    Nélson Zagalo (Universidade do Minho, SPCV) – Culture Track Co-chair, 2012
    Maurício Sarmet (PST/IP/UnB) – Culture Track Local Chair, 2012

 

Full Papers

The influence of myths and symbols on games’ plot
Anderson Canafístula (Universidade Federal do Ceará), Levi Ribeiro (Universidade Federal do Ceará), Luter Nobre (Universidade Federal do Ceará)

Possibilities of encounter between psychoanalysis and video games: thinking with Freud and Lacan
Arlete Petry (Universidade de São Paulo), Luís Petry (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Motivational Factors for Mobile Serious Games for Elderly Users
Roberta Carvalho (PUC Minas São Gabriel), Lucila Ishitani (PUC Minas)

Using Exergames as Social Networks: Testing the Flow Theory in the Teaching of Physical Education
César Vaghetti (Universidade Federal do Rio Grande), Pedro Otávio Cardozo de Souza Ribeiro (FURG), Marta Duarte (FURG), Silvia Botelho (FURG)

Methods For Studying Cognitive Skills Required To Play Online Games Or The Alternative Use Of Electronic Games
Alessandra Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), José Messias (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Proposal and Development of a Computer Game for Teaching Physics
Ilana Concilio (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Cassio Curi (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Beatriz Pacheco (Universidade Presabiteriana Mackenzie), Pericles Prado (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Hortalândia: a healthy eating game
Cleverson de Lima Puche (Universidade Federal de Uberlândia), Filipe Barbosa Nunes (Universidade Federal de Uberlândia), Autran Macêdo (Universidade Federal de Uberlândia), Ana Elisa Madalena Rinaldi (Universidade Federal de Uberlândia), Priscila Nunes Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia), Pedro Frosi Rosa (Universidade Federal de Uberlândia)

Mathematics Teaching Based on a New Pedagogical Tool for M-Learning
Paôla Pinto Cazetta (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), Maria Cristina Silva Oliveira (Grupo Educacional Unis), Alex Fernandes da Veiga Machado (Universidade Federal Fluminense), Priscyla Cristhina dos Santos (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais ), Ulysses O. Santos (Instituto Federal de Educação Tecnológica do Sudeste de Minas Gerais), Esteban Walter Gonzalez Clua (Universidade Federal Fluminense)

In Search of the Lost Donor: An educational game as a tool for education and awareness of blood donation
Eloi Favero (Universidade Federal do Pará), Emanuel Tavares (Universidade Presbiteriana Makenzie), Paulo Andre Pontes (Universidade Federal do Pará), Rafael Chaves (Universidade Federal do Pará)

3DClass: A gamified learning environment.
Eduardo Galembeck (Universidade Estadual de Campinas), Rodrigo Takase (State University of Campinas)

A Proposal of Cognitive Classification of Electronic Games
Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Bruno G. Soares (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Ismael A. Batista (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Marlon C. Santiago (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Rafael Padovani (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), Sandro de Paiva Carvalho (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

Culture Track from SBGames: A descriptive analysis from five years of activities
Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Ivelise Fortim (PUC-SP)

Immertion: Immersion and Emotion in Digital Games
Raphael Mendonça (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

When Brazil Enters in the Koprulu Sector: the Starcraft II Localized into Brazilian Portuguese
Cristiane Vidal (Universidade Federal de Santa Catarina), Isaque Elias (Universidade Federal de Santa Catarina)

 

Short Papers

Contribuições da psicologia social no estudo da interação entre jogo e jogador
Maurício Sarmet (Universidade de Brasília),

O fator emocional no desenvolvimento de jogos
Alessandra de Souza (Universidade de Brasília – UnB), Ivette Kafure (Universidade de Brasília – UnB)

Attention whore! A percepção de jogadoras que se identificam como mulheres nas comunidades de MMOs
Carolina Grando (PUC-SP), Ivelise Fortim (PUC-SP)

Motivação dos Jogadores de Videogame – Uma breve visão sobre as Técnicas de Engajamento
Alexandre Sena (Universidade Federal de Santa Catarina), Dennis K. Coelho (Univali)

O uso de videogames na clínica psicoterápica: revisão de literatura
Luiz Mello Gallina (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Videogames como meio de transmissão de cultura
Victor Rodrigues Matsuguma (Universidade Estadual de Campinas), Vinícius Pimentel Couto (Universidade Estadual de Campinas)

Gamification for Professionals in the Development Area of Electronic Games
Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Ana Cristina Faria (IFSUDESTEMG), Emanuel Freitas (IFSUDESTEMG), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Priscyla C. dos Santos (IFSUDESTEMG)

Ação dramática em videogames: especificidades e trajetória
Victor Cayres (Universidade Federal da Bahia)

Usando um Jogo Digital na Sala de Aula do Ensino Fundamental: Visão dos Professores
Hermes Renato Hildebrand (Unicamp), José Luis EguíaGómez (Universitat Politècnica de Catalunya), Lluís Solano-Albajes (Universitat Politècnica de Catalunya), Ruth S. Contreras-Espinosa (Universitat de Vic)

Trilha virtual interativa em 3D do Morro da Cruz: Disseminação digital do conhecimento obtido no processo de restauração da biodiversidade do local.
Eduardo Silva (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI), Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)

A cultura e os games: Calangos como dispositivo de aprendizagens dos licenciandos na docência em Ciências Biológicas, UNEB, Campus II - Alagoinhas
Cláudia Regina de Souza (Universidade do Estado da Bahia- UNEB), Marcos Silva (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Dados e cartas na escola: o potencial pedagógico dos jogos não-eletrônicos
Andre Leme Lopes (Universidade de Brasília), Renato Fonseca (Embrapa)

Investigação da melhoria do aprendizado de alunos do ensino médio da rede pública de ensino através do uso de programação, robótica e jogos digitais
Michelle Nery Nascimento (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Victor Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Livro de Contos Interativo João e Maria
Amanda Murta (Universidade Federal de Minas Gerais), Camila Porto (Universidade Federal de Minas Gerais), Débora Mini (Universidade Federal de Mnas Gerais), Geanderson Santos (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Giovanna Bianchini (Universidade Federal de Minas Gerais), Isadora Chaves (Universidade Federal de Minas Gerais), Luana Chaves (Universidade Federal de Minas Gerais), Rosilane Mota (UFMG e PUC MG)

Adaptação de jogos comerciais para a sala de aula
Valesca Cechin (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Sonia Trois (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Tânia Luisa Koltermann da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Regio Pierre da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Coletando: Desenvolvimento de um jogo para o ensino-aprendizagem no campo da Educação Ambiental
Alberto E. P. de Araujo (UFRPE), Cherlia Silva (UFRPE), Ewerton Almeida (UFRPE), Francielly Falcão da Silva (UFRPE), Maria Thamires Melo (UFRPE), Mariel Andrade (UFRPE), Thiago Oliveira (UFRPE)

Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades
Abelmon Bastos (Universidade Federal da Bahia), Isa Beatriz da Cruz Neves Neves (UNEB), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mundos Possíveis: uma investigação acerca do desenvolvimento de roteiros para jogos eletrônicos com fins educacionais
Gustavo de Andrade (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia)

Espaços entre Disputas: Do Lar para o Fliperama. Uma História das Representações do Entretenimento Informático no Brasil (1970-90)
Silvia Helena Bueno (Universidade Federal de São Paulo)
  • SBGames 2012

     

    2, 3 e 4 de Novembro de 2012
    Centro de Convenções Ulysses Guimarães
    Brasília - DF

    Organização:
    Sociedade Brasileira de Computação
    Universidade de Brasília

    contato@sbgames.org

SBGames 2012. Copyright © 2011 All rights reserved.

Login

Lost your password?

Reset Password

Log in