Anais do Simpósio

ISSN: 2179-2259

    • pt-br Português
      • en Inglês
  • Computação
  • Arte e Design
  • Cultura
  • Indústria
  • Tutoriais
  • Games For Change
  • Workshop de Simulação
  • Comitê

Trilha Arte e Design

  • Prefácio

    A Trilha de Arte e Design nasceu no ano de 2004, juntamente com a terceira edição do SBGames, realizado na cidade de Curitiba, Paraná. Durante os dois anos que antecederam a criação da trilha, os temas relacionados a Game Design eram discutidos dentro do contexto do Wjogos, evento que deu origem ao SBGames.

    Ao longo dos últimos 9 anos a Trilha de Arte e Design cresceu e se estabeleceu como o mais importante evento Acadêmico para apresentação de trabalhos de pesquisa em Game Design e tópicos a ele diretamente relacionados.

    De 14 artigos e posters submetidos no SBGames 2004, a Trilha se tornou conhecida dentro da Comunidade a qual se endereça e chega em 2012 com o número de 79 trabalhos submetidos.

    Este ano a Trilha expandiu seu comitê científico de forma a incorporar avaliadores internacionais. Através do interesse da Comunidade Brasileira, evidenciada pelo número de trabalhos submetidos, é possível afirmar que a partir de 2013 a Trilha de Arte e Design está em condições de dar mais um passo em direção a sua internacionalização, quando os trabalhos submetidos (artigos e posters) deverão ser obrigatoriamente escritos na língua inglesa.

    Um outro importante passo dado em 2012 foi a possibilidade de publicação dos artigos em uma revista científica. Os artigos (Full papers) premiados serão inseridos na recém-criada Revista Acadêmica “Game Design Online Journal”, editada pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A submissão de trabalhos para a Revista é aberta a publicações científicas de todo o mundo, portanto os artigos lá publicados terão ampla visibilidade, não ficando restritos ao contexto da PUC-Rio.

    No que se refere a seu formato, quando foi inicialmente criada a Trilha contava com as sessões de apresentação de Artigos e com a Mostra de Arte. A partir de 2009 a Mostra passou a ser um evento paralelo, com seu próprio Chair. A decisão de separar a Mostra de Arte da Trilha de Arte e Design visou permitir que a trilha mantivesse seu foco unicamente no conteúdo científico. A decisão também visava beneficiar a Mostra de Arte, uma vez que com a separação da Trilha de esta poderia passar a contar com um Chair a ela unicamente dedicado, o que lhe permitiria partir para propostas mais complexas de organização, ampliando assim sua visibilidade.

    Desde sua primeira edição a Trilha de Arte e Design configurou-se como um espaço para valorização do papel do Designer no processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico e também de outros produtos da área de Entretenimento Digital. O crescimento do número de submissões é uma prova da adesão da comunidade científica de Design ao evento e do reconhecimento da importância que deve ser dado ao estudo de Metodologias e outros aspectos de Design relacionados a Jogos Eletrônicos e ao Entretenimento Digital.

    Esperamos que no evento de 2012 a Trilha de Arte e Design seja igualmente produtiva e enriquecedora para a Comunidade de Design assim como tem sido ao longo de todos esses anos desde a criação do SBGames.

    Desejamos ao todos um bom Simpósio!

    Maria das Graças Chagas (PUC-Rio) – Art & Design Track Chair, 2012.
    Tiago Barros Pontes e Silva (UNB) – Art & Design Track Local Chair, 2012.

 

Full Papers

Design comportamental de personagens interativos para games
Alisson Ricardo (LAVID/UFPB), André Neves (UFPE), Silvio Barreto Campello (Universidade Federal de Pernambuco), Fábio Campos (Universidade Federal de Pernambuco)

Estudo dos elementos de interatividade recomendados em jogos e a satisfação na experiência dos jogadores de The Elder Scrolls V: Skyrim e Left 4 Dead
Angela Peres (Universidade Federal de Pernambuco), Carlos Henrique Martins da Cruz (Cesmac), Everton Melanias (Cesmac), Marcelo Cunha (Instituto Federal de Sergipe), Mozart Alves Jr. (Universidade Federal de Alagoas), Silvio Meira (Univesidade Federal de Pernambuco)

Proposta de uma Escala de Autorrelato para a Análise de Jogos
Bernardo Aguiar (Universidade Federal de Pernambuco), Nilson Soares (Universidade Federal de Pernambuco)

Avaliação da Experiência de Jogo baseada em Métricas de Participação: o caso do videojogo Fátima
Luis Lucas Pereira (University of Coimbra), Licinio Roque (University of Coimbra)

As interfaces espaciais e o locus de atenção do jogador no design de interfaces dos jogos digitais
Anderson Piffer (Universidade Anhembi-Morumbi), Delmar Domingues (Anhembi Morumbi)

The Game Development Conflicts According to the Game Industry
Tiago Machado (Universidade Federal de Pernambuco), Renan Lima (UFPE), Fabio Florencio (UFPE), Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco), Carina Alves (ufpe)

Começo, Meio e Fim: Uma análise dos elementos de narrativa nos videogames.
João Lemos Costa(UFBA)

LERDORT: Um Serious Game para Correção de Desvios Posturais e Fixação de Sequências de Alongamento
Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza (UNIFOR)), Daniel Macedo (UNIFOR), Herleson Pontes (University of Fortaleza), Yvens Rebouças (UNIFOR)

Politicianz – O Jogo Político
Rafael Araujo (University of Brasilia), Teo Horta (University of Brasilia)

Desenvolvimento de Ilustrações para um Jogo Educativo sobre o Cerrado Brasileiro através de Pesquisa-ação
Renato Fonseca (Embrapa), Claudio Delamare (IESB)

Reavaliação de game educativo de Arte
Ana Beatriz Bahia (Casthalia Digital Art Studio), Antonio Sant’Anna (UDESC), André Luiz Battaiola (Universidade Federal do Paraná), Arlete Petry (Universidade de São Paulo), Luciana Clua (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Luís Petry (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Desafiando para ensinar: estudo comparativo entre níveis de dificuldade em games educacional e comercial
Sonia Trois (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Régio da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

School Psychology Challenge: concepção e desenvolvimento de um jogo para a formação do Psicólogo Escolar
Glauber Benigno (Universidade Federal de São João del-rei), Vinicius Guanais (Universidade Federal de São João del-Rei), Fernando Teles (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Larissa Santos (Universidade Federal de São João del-Rei), Dener da Silva (Universidade Federal de São João Del Rei), Cleci Maraschin (universidade federal do rio grande do sul)

Re-design de Animação de Abertura de Jogo Educacional
André Luiz Battaiola (Universidade Federal do Paraná), Antonio Sant”Anna (UDESC), Luciana Clua (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Ana Beatriz Bahia (Casthalia Digital Art Studio), Arlete Petry (Universidade de São Paulo), Luís Petry (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Colorfulland: Um jogo no qual a cor é uma aliada
Bárbara L. Fonseca (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo), Joelma Passos (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo), Daniela G. Marcato (UNESP – Universidade Estadual Paulista), Priscilla M. C. Garone (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)

Metodologia OriGame: um processo de desenvolvimento de jogos
Rafael Santos (Universidade de Taubaté), Vinicius Goes (Universidade de Taubaté), Luis Almeida (Universidade de Taubate)

Jogos de Tabuleiro no Design de Jogos Digitais
Luiz Claudio Duarte (Senado Federal)

Exogenesis An Alternate Reality Game Study
Lucas de Moraes Cardoso (Edith Cowan University, Department of Communications and Arts, Australia)

Experiências com Desenvolvimento Ágil de um Jogo Casual para Plataformas Móveis usando o Motor Gráfico Unity
Daniel Macedo (UNIFOR), Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza (UNIFOR))

Gameplay x playability: defining concepts, tracing differences
Vinicius Mello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)), Letícia Perani (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ))

Jogos Cinematográficos ou Filmes Interativos? A semiótica e a interatividade da linguagem cinematográfica nos jogos eletrônicos
Luis Rodrigo Gomes Brandão (iDEZ / Estácio)

O fenômeno retrô nos jogos eletrônicos: fatores que mudaram a percepção dos jogadores
Bernardo Mendes (Pontifícia Universidade Católica – Rio)

Fighting dragons or saving a princess: what is a game?
Deise Albertazzi Gonçalves (Universidade Federal de Santa Catarina), Marcelo Gomes Ferreira (Universidade Federal de Santa Catarina)

Modelo de Análise de Gamificação Aplicado a Redes Sociais Gamificadas
Camilla Silveira (UFPE), André Neves (UFPE), Felipe Calado (UFPE), Bruno Oliveira (UFPE- Universidade Federal de Pernambuco)

O papel do jogador na construção de sentido em narrativas de jogos digitais
Maurício Piccini (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

O processo semiótico de criação de um personagem de jogo
Ana Elisa P. Poube (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo), Telma E. J. Valente (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo), Priscilla M. C. Garone (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)

Gamearte, vida artificial e autopoiese: dando vida aos rabiscos
Tiago Silva (Universidade de Brasília – UnB)

 

Short Papers

Jogo e serious games: conceito e bons princípios para análise do jogo SpaceCross, da Volkswagen
Maicon Araujo (Universidade Federal de Santa Caterina (UFSC)), Mônica Stein (Universidade Federal de Santa Catarina), João Romão (Mobiliza EaD)

TDB: Conceito, Elementos e Possíveis Usos como uma Estrutura de Análise de Jogos
Fabbio Oliveira (Fatec São Caetano do Sul), Fernando Di Sciascio (Fatec São Caetano do Sul), Alan Carvalho (Fatec São Caetano do Sul)

Desenvolvimento de aplicativo de passeio virtual Studio Virtual
Victor M. Moreira (Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM)

Parking Paradise: Uma proposta de jogo de estacionamento
Thiago Francisco (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), Joyce C. Carmo (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), Mariane A. Rocha (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), Priscilla M. C. Garone (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)

A Importância da Customização de Personagens na Narrativa de Jogos Digitais
Mayara Caetano (Universidade Federal Fluminense (UFF)), Edirlei Soares de Lima (PUC-Rio)

Criação e desenvolvimento de um controlador de jogos eletrônicos: Um projeto inclusivo
Julia Yuri Landim Goya (UNESP), Mellina Yonashiro (Universidade Estadual Paulista), Gabriel Bonfim (UNESP – Univ Estadual Paulista)

Modelagem de Objetos para Jogos da Educação Profissional: Proveitos, Dificuldades e Soluções
Emannnuel Rossano de Farias Silva Rossano (Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial – SENAI), Isabelle Maria Lima de Souza (Instituto de Desenho Instrucional)

Do projeto ao clique: interdiciplinaridade de fotografia e expressões visuais na produção de imagem e criação de maquetes de jogos
Márcia Campos (Universidade Federal de Pernambuco), Dario Brito (Universidade Católica de Pernambuco), Breno A de Carvalho (Universidade Católica de Pernambuco)

A Gênese híbrida de um Design: O Caso do Jogo/Simulador Kimera – Cidades Imaginárias
Gustavo de Andrade (Universidade do Estado da Bahia), Andre Betonnasi (?), Josemeire Dias (University of Bahia – UNEB), Tânia Hetkowski (Universidade do Estado da Bahia)
  • SBGames 2012

     

    2, 3 e 4 de Novembro de 2012
    Centro de Convenções Ulysses Guimarães
    Brasília - DF

    Organização:
    Sociedade Brasileira de Computação
    Universidade de Brasília

    contato@sbgames.org

SBGames 2012. Copyright © 2011 All rights reserved.

Login

Lost your password?

Reset Password

Log in