Em conjunto com
SVR 2019
SIBGRAPI 2019
This is a local and national section of the conference, whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência, cujo idioma oficial é o Português.

Educação

A trilha de Educação é um espaço para o estudo do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, superior ou corporativa, presencial ou a distância. Seu objetivo é reunir os trabalhos voltados especificamente ao uso educacional de jogos, gerando assim maior interação entre os pesquisadores interessados nessa área. Importante notar que não apenas jogos educativos, mas também comerciais (ou de entretenimento) têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem, e, portanto, essas pesquisas podem ser submetidas à trilha. Além disso, a gamificação aplicada à educação, ou seja, a utilização de elementos de design de games no processo de ensino e aprendizagem, faz também parte do escopo da trilha.

Chamada de Trabalhos

Você está convidado a submeter trabalhos para a trilha de Educação do SBGames 2019 nos seguintes temas:

  • Em BreveAprendizagem baseada em jogos digitais
  • Avaliação de jogos educacionais
  • Design instrucional de games
  • Games e aprendizagem
  • Games e avaliação
  • Games na educação
  • Gamificação na educação
  • Princípios pedagógicos dos games
  • Serious games

Além dos trabalhos que abordem jogos digitais em suas mais variadas plataformas, também incentivamos fortemente a submissão de pesquisas que deem foco a jogos “analógicos” — jogos de cartas, de tabuleiro, RPG de mesa, escape rooms e live-action — assim como aqueles que identificamos como “mistos” (jogos de realidade alternada, aumentada, locativos etc.).

Observações

Trabalhos voltados primordialmente ao design de jogos (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes e Design.

Trabalhos voltados primordialmente à computação aplicada a jogos devem ser submetidos à trilha de Computação.

Trabalhados voltados primordialmente para a exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura.

Trabalhos voltados primordialmente aos aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos devem ser submetidos à trilha de Indústria.

Trabalhos voltados ao ensino de design de games ou qualquer outro aspecto relacionado ao universo dos games, a menos que envolva o uso de games no processo de aprendizagem, não devem ser submetidos a esta trilha.

Se você tiver dúvida sobre a classificação do seu trabalho em alguma trilha, consulte os respectivos chairs. De qualquer maneira, a adequação do seu trabalho às trilhas será avaliada pelos chairs, que poderão sugerir uma nova classificação para sua submissão.

Datas Importantes

Full Papers:

  • 24 de junho de 2019 – Prazo limite para submissão dos artigos.
  • 23 de agosto de 2019 – Notificação de aceite.
  • 2 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.

Short Papers:

  • 24 de junho de 2019 – Prazo limite para submissão dos artigos.
  • 23 de agosto de 2019 – Notificação de aceite.
  • 2 de setembro de 2019 – Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright.

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo a Bibliografia.

Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos (incluindo versões anteriores do SBGames ou outras trilhas do SBGames em 2019) ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

Publicação

Todos os trabalhos aceitos (Full e Short Papers) serão publicados na íntegra nos Anais do SBGAMES 2019 e deverão ser apresentados no simpósio por pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto, o autor deverá concordar com o Termo de Copyright e fornecer a versão camera-ready no formato exigido.

Por favor, leia o Termo de Copyright antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos.

Apresentação dos trabalhos

Os Full Papers aceitos serão apresentados em sessões temáticas. A duração da apresentação e do debate será divulgada com antecedência e deve ser rigorosamente respeitada.

Os Short Papers aceitos serão apresentados em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem e template serão divulgados com antecedência.

Tanto no caso de Full Papers quanto de Short Papers, pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no SGames, caso contrário o texto não será publicado nos Anais do evento. Qualquer exceção a essa regra só terá validade se for autorizada por um dos chairs da trilha.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)

As submissões serão feitas eletronicamente através do portal JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (avaliação cega). Nesse sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review serão automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres

As instruções detalhadas de formatação dos trabalhos, incluindo templates, estão disponíveis na seção de submissões do site e nos links abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação etc.) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos para o envio da versão final.

  • Arquivo DOC – Microsoft Word (em breve)
  • Arquivo Latex (em breve)

Formulário de copyright

É essencial que os autores enviem este termo para terem seus trabalhos publicados. O termo de cessão de direitos autorais (formulário de copyright) pode ser obtido aqui:

Arquivo de Copyright (em breve)

O formulário deve ser preenchido e assinado por um dos autores, com autorização dos demais, digitalizado e convertido para PDF e enviado pelo sistema JEMS.

Coordenadores da Trilha de Educação

educacao@sbgames.org
Fernando Pimentel (Unirio)
Rodrigo Pereira dos Santos (Unirio)