Mostra de Artes

A Mostra de Artes 2017 está relacionada com o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017) que ocorrerá em Curitiba-PR de 02 a 04 de novembro de 2017. A proposta da Mostra é evidenciar a qualidade e diversidade de elementos artísticos presentes nos jogos digitais desenvolvidos no Brasil.

Resultados

Categoria CONCEPT (15 selecionados)



Categoria INGAME SCREENSHOT (10 selecionados)



Categoria BOARDGAME ART (02 selecionados)



Categora TRILHA SONORA PARA GAMES (05 selecionados)



Categoria Experimentações Artísticas em Games (03 selecionados)




Regulamento

Os trabalhos enviados considerados finalistas dessa atividade farão parte de uma mostra de arte que será realizada durante o SBGames 2017. Cada participante da Mostra concorda com os termos e regras oficiais e com as decisões tomadas pelos organizadores e pelos avaliadores. Apenas os trabalhos de jogos brasileiros ou com atuação de brasileiros, de qualquer mercado ou iniciativa, estarão elegíveis a participar da Mostra.

Como participar

Você está convidado a inscrever seus projetos artísticos nas seguintes categorias:

Concept Art

Imagens de concepção artística de jogos digitais. Personagens, cenários, itens, interfaces, modelos 3D, etc. As imagens devem ser enviadas em PNG com resolução 1920 x 1080px. É permitido compor uma prancha com diversos elementos de arte conceitual do mesmo jogo/autor.

InGame Screenshoot

Screenshots (capturas de tela) do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final na tela do jogo; assim como a composição final do jogo com o uso de diversos elementos artísticos de forma simultânea. Screenshots devem ser enviadas em PNG e ter a resolução máxima original do jogo.

BoardGame Art

Imagens de concepção artística de jogos de tabuleiro. São considerados nessa categoria a arte da caixa, encarte, personagens, tabuleiro e demais itens que compõem o jogo. As imagens devem ser enviadas em PNG com resolução 1920 x 1080px. É permitido compor uma prancha com diversos elementos de arte conceitual do mesmo jogo/autor.

Trilhas Sonoras para Games

Trilhas sonoras e sonoplastia de concepção artística exclusiva para Jogos Digitais. São considerados nessa categoria a trilha sonora original do menu, a trilha InGame, sons incidentais e construção de sinfonia através de gameplay. Devem ser enviados builds dos jogos que usaram as trilhas sonoras ou links para o jogo nas stores. Podem submeter trilhas sonoras de protótipos e jogos não publicados.

Experimentações Artísticas em Games

Experiências que envolvem Jogos digitais; experiências artísticas e estéticas diferentes e inovadoras. Jogos que em geral não seguem tendências de mercado, jogos experimentais, experiências interativas, aplicativos e simulações focadas em experiências artísticas. Devem ser enviados builds dos jogos ou links para o jogo nas stores. Podem submeter protótipos e jogos não publicados.

  • A participação na Mostra é aberta para empresas e autores individuais.
  • É permitido participar em mais de uma categoria.
  • Não existe limite de submissão de trabalhos.

Submissão

Todo o processo de inscrição e submissão deve ser feito pela Ficha de Inscrição online disponibilizada no início desta chamada. Através deste formulário do Google as informações serão cadastradas e serão informados links onde a organização da Mostra irá fazer download dos arquivos (evite sites de hospedagem temporária, em que o link expira em alguns dias como WeTransfer; recomenda-se usar sites pessoais ou serviços que permitem links permanentes como Dropbox, OneDrive ou Google Drive).

Plágio

Todas as artes enviadas devem ser originais, criadas pelos autores. Serão desclassificados quaisquer trabalhos que utilizem obras de terceiros sem autorização ou sem respeitar a devida licença. Ao submeter o jogo, a equipe fica responsável para que não ocorra nenhuma violação dos direitos autorais.

Finalistas

Serão selecionados pela Comissão Avaliadora cinco trabalhos em cada categoria como finalistas da Mostra de Arte do SBGames 2017, totalizando 25 trabalhos. De acordo com a estrutura física do evento é possível que mais trabalhos sejam expostos na Mostra de Arte além dos 25 finalistas.

Atenção! Alguns trabalhos selecionados serão exibidos antes do SBGames 2017 em circuito itinerante de divulgação do evento em pontos da cidade definidos pela comissão organizadora (Circuito SBGames).

Premiação

Cada autor do primeiro colocado de cada categoria irá receber um certificado baseado na avaliação das colocações definidas pelo júri técnico. Outros prêmios irão depender dos patrocínios ou apoiadores do evento. A organização do evento não se compromete com nenhum prêmio específico ou qualquer bonificação. Somente a organização do evento irá emitir os certificados.

Omissões

Casos não previstos nesta chamada serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

Comissão Avaliadora

A definir.

Datas Importantes

  • 22/09 - Prazo limite para submissão dos trabalhos
  • 02/10 - Notificação de aceite
  • 09/10 - Prazo limite para os autores enviarem camera-ready e copyright
  • 09/10 - Prazo limite para inscrição dos autores.

Coordenação da Mostra de Artes

mostradeartes@sbgames.org

Prof. Marcelo La Carretta - PUC Minas

Profa. Rosilane Mota - UFMG e PUC Minas

Local: Artur Mittelbach - PUCPR