Introdução

Atendendo a demanda por literatura na área de desenvolvimento de jogos e entretenimento digital, e dando continuidade a uma iniciativa que surgiu há alguns anos, organizamos os textos dos tutoriais selecionados para apresentação no SBGames 2014 em um livro. Os autores que tiveram sua proposta de tutorial aprovada foram convidados a escrever um texto de 20 a 35 páginas sobre o assunto de sua expertise para compor este livro.

Neste ano tivemos um grande número submissões, o que dificultou o processo de seleção, pois a maioria dos tutoriais submetidos era de ótima qualidade. A seleção destes tutoriais foi feita considerando a qualidade da proposta, a experiência dos proponentes e as trilhas para as quais as propostas foram submetidas. O resultado foi a seleção de sete tutoriais para apresentação: dois da trilha de arte e design, três da trilha de computação, um que se enquadra nestas duas trilhas e um da trilha da indústria.

Os dois tutoriais selecionados para a trilha de arte e design foram: "Ativando Histórias: Metodologias para Transformar Narrativas em Jogos" e "Projetando Jogos de Realidade Aumentada Móvel Baseados em Aprendizagem Situada: Integrando as Perspectivas Educacional e Tecnológica em um Framework Conceitual". O primeiro tem por objetivo apresentar uma metodologia de adaptação entre narrativas e jogos digitais. Já o segundo apresenta um framework conceitual que pode ser utilizado para facilitar as fases de projeto e avaliações de requisitos de aplicações de realidade aumentada (RA) para dispositivos móveis com foco em jogos.

Um dos tutoriais aceitos para a trilha da computação, "Desenvolvimento de jogos para plataforma iOS - presente e futuro", tem como objetivo apresentar os diversos frameworks disponíveis para o desenvolvimento nativo em iOS. O outro, “Desenvolvimento de jogos digitais com a tecnologia da captura de movimento para animação”, tem como finalidade apresentar e discutir o fluxo de trabalho para desenvolver um jogo digital utilizando a captura de movimento para animar os personagens. A Unity, que é bastante usada para criar jogos e conteúdo interativo para multiplataforma, será o foco do terceiro tutorial da trilha da computação.

Na trilha da indústria, o tutorial "Propriedade Intelectual e Industrial em Jogos e noções sobre prospecção de tecnologia: em direção à apropriação nacional/internacional dos ativos brasileiros desenvolvidos" aborda uma questão bastante importante hoje em dia. Sua proposta consiste em discutir a lacuna existente entre a ciência (produção acadêmica) e a inovação tecnológica (produção tecnológica).

O tutorial "Game Analytics: Mineração de Dados para Desenvolvimento e Avaliação de Jogos" é voltado para as trilhas de Arte e Design e Computação. Seu objetivo é apresentar as principais técnicas de mineração de dados (analytics) para desenvolvimento e avaliação de jogos digitais. A intenção neste caso é obter dados para guiar a avaliação de desempenho de processos gráficos, Física, IA, redes e jogabilidade, assim como formação de perfis e hábitos de jogadores.

Agrademos ao esforço dos autores para preparar os textos dos tutoriais e esperamos que este material seja de grande utilidade e auxilie no aprendizado da área de desenvolvimento de jogos.

 

Das chairs dos tutoriais SBGames 2014

Elisa Boff (UCS) e Isabel Harb Manssour (PUCRS)