Apresentação

Em nome do comitê organizador, tenho a satisfação de dar as boas vindas a todos os participantes, convidados e expositores do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2014. O SBGames é o maior e mais importante simpósio em pesquisa e desenvolvimento de jogos eletrônicos da América Latina. É organizado anualmente pela Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela ABRAGAMES (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), sendo que em 2014 contamos com a importante participação da ADJRGS (Associação de desenvolvedores de jogos do RS). O evento reúne estudantes, pesquisadores, desenvolvedores, artistas, designers e outros profissionais que atuam na área de jogos eletrônicos. Além disso, em 2014 apresentamos o I SBGames Kids & Teens que visa aproximar os jogos e ferramentas de entretenimento digital das escolas, educadores, crianças, adolescentes e pais.

Em 2014, o SBGames ocorre em Porto Alegre, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) de 12 a 14 de novembro. O Centro de Eventos da PUCRS se localiza no Campus Central, no coração de Porto Alegre, e oferece recursos tecnológicos e adequada estrutura de apoio a realização de eventos, se caracterizando atualmente como um dos centros de eventos mais importantes de Porto Alegre.

Agradecemos a presença de todos os participantes e palestrantes convidados e, em especial, aos nossos patrocinadores: Ministério das Comunicações, CNPQ, CAPES, SEBRAE, Prefeitura de Porto Alegre, AGDI, Aquiris, Unity e Google.

Esperamos que vocês apreciem a programação e participem ativamente do SBGames 2014.

 

Um cordial abraço a todos,

 

Profa. Dra. Soraia Raupp Musse (PUCRS)
General Chair, 2014