portal-sbgames-logo

Grupos e cursos de jogos

Para ter seu grupo aqui, mande um email para contato [at] sbgames.org com o assunto “grupo de devenvolvimento (ou se for o caso, pesquisa) em jogos – NOME DO GRUPO” e com a descrição do grupo no corpo da mensagem.

Graduação:

  • Curso de Games – UNISA
  • Design de Games – Anhembi Morumbi
  • Jogos Digitais – Cruzeiro do Sul
  • Jogos Digitais – Estácio de Sá
  • Jogos Digitais – FAESA
  • Jogos Digitais – FATEP
  • Jogos Digitais – FMU
  • Jogos Digitais – PUC Minas
  • Jogos Digitais – PUC-SP
  • Jogos Digitais – UNIANDRADE
  • Jogos Digitais – UniRitter
  • Jogos Digitais – UNISINOS
  • Jogos Digitais – UniSociesc
  • Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica – FUMEC
  • Programação de Games – Faculdade de Tecnologia Interamérica
  • Tecnologia em Jogos Digitais – FEEVALE
  • Tecnologia em Jogos Digitais – FEEVALE
  • Tecnologia em Jogos Digitais – FATEC Carapicuíba
  • Tecnologia em Jogos Digitais – PUCPR
  • Design de Jogos e Entretenimento Digital (Florianópolis)
  • Design de Games (Balneário Camboriú)

 

Pós-graduação:

  • Desenvolvimento de Jogos Digitais – PUCPR
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais – PUCRS
  • Design e Programação de Jogos Digitais – Faculdades CCAA
  • Especialização em Desenvolvimento de Games – UNINORTE
  • Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais – UPIS
  • Especialização em Design de Jogos Digitais – UNIEURO
  • Especialização em Programação de Jogos Digitais – Fundação Universa (Tocantins)
  • Pós-Graduação em Jogos Digitais – UNA

 

Grupos de Desenvolvimento/Pesquisa em Jogos:

UFF Medialab

O UFF Medialab é um laboratório do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, que conta com a colaboração com o Departamento de Comunicação da mesma universidade. O laboratório se dedica a desenvolvimento e pesquisa em Games, Computação Gráfica, Animação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e novos paradigmas de interface. Através de uma ampla rede de colaborações, tanto com a indústria, como com outras universidades do Brasil e do exterior, o UFF Medialab permite uma interação grande de seus alunos, pesquisadores e professores com projetos variados. O Instituto de Computação possui um excelente programa de mestrado e doutorado (nivel 5 da Capes) e está situado na agradável cidade de Niterói.

NTIGames

Vinculado ao Núcleo de Tecnologida da Informação da Faculdade Católica do Tocantins, o NTIGames tem por objetivo investigar tecnologias e metodologias destinadas ao desenvolvimento de jogos em diversas plataformas e contextos como a web, celulares, PCs e consoles. As linhas de investigação do NTIGames também incluem o uso de Realidade Virtual para o desenvolvimento de ambientes imersivos para propósitos diversos como diversão, treinamento e educação.

FoG

O FoG é um grupo de alunos vinculado ao ICMC-USP sem fins lucrativos focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado. Por ser formado por alunos de graduação, os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados são inovadores e experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o grupo preza pela disseminação desse conhecimento agregado dentre seus membros, onde os mais experientes compartilham suas experiências com os recém-chegados. O aluno que se forma não só leva consigo seus projetos, mas também os deixa em mãos qualificadas, que darão continuidade ao seu trabalho. Ainda, o grupo participa de atividades de extensão universitária, como simpósios e outros eventos institucionais. Mini-cursos e palestras são promovidos pelo grupo e abertos à comunidade acadêmica.

P.I.P.O.L.

Grupo de devenvolvimento e pesquisa em jogos P.I.P.O.L. UNESP (Projetos Integrados de Pesquisa On Line)
Núcleo de Pesquisa PIPOL
Projetos Integrados de Pesquisa On-Line

O PIPOL é o resultado da produção do grupo de pesquisadores que atua em projetos de mídias audiovisuais, desenvolvendo experimentação sobre o Design do Virtual e Comunicação Digital de maneira integrada e cooperativa, sob o paradigma do ciberespaço. Nosso Grupo de Estudos aborda as questões filosóficas, científicas, artísticas e tecnológicas dos modos de ser e estar das linguagens digitais cuja perspectiva seja a interatividade entre pessoa-máquina-pessoa. O objetivo principal do PIPOL é constituir-se como mediador criativo e crítico das atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem à sistematização e a difusão de produtos de design de audiovisual interativo. Buscamos fazer interagir a construção coletiva do conhecimento e a realização colaborativa de projetos, processos e produtos, dando ênfase à geração de novos saberes e práticas baseados no Design de Relações.

LAII – Laboratório de Atividades Inteligentes e Integradas

O LAII é um laboratório do Curso de Jogos Digitais que conta com a colaboração do Centro de Tecnologia e da EAD da Universidade Estácio de Sá. O laboratório se dedica ao desenvolvimento e pesquisa em Jogos Digitais, Animação, Objetos de Aprendizagem, Simulação e Interatividade. Atende aos demais departamentos da instituição, comunidades acadêmicas externas e empresas de outros ramos que necessitem de aplicações interativas e de jogos. O LAII permite uma interação de alunos, professores e pesquisadores internos e externos em projetos variados. Está cituado no Campus Centro IV, localizado na cidade do RJ e conta com uma infra-estrutura de ponta além de pormover cursos de capacitação e especialização na área de Jogos Digitais através do seu Programa de Extensão.

Centro de Estudos em Games Aplicados (CEGA)

O Centro de Estudos em Games Aplicados (CEGA) trata-se de um grupo de pesquisa multidisciplinar especializado na realização de estudos científicos na área de Jogos Digitais. O CEGA está vinculado ao curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-SP (Fatec) e conta com a participação dos docentes do curso.

Empregando uma variedade de técnicas provenientes das mais diversas áreas da Ciência da Computação, incluindo inteligência artificial, linguagens de programação, processamento paralelo e análise de algoritmos aliados ao estudo da língua portuguesa, matemática, física, administração, direito, comportamento e cognição, o grupo tem como foco a aplicação desses conhecimentos na pesquisa e no desenvolvimento de jogos digitais, por meio da disseminação e socialização dos conhecimentos.

GEPEDEG – Grupo de Estudo, Pesquisa, Desenvolvimento e Empreendedorismo em Games – FATEC Carapicuíba

O Grupo de Estudo, Pesquisa, Desenvolvimento e Empreendedorismo em Games da FATEC Carapicuíba tem como objetivo ampliar, difundir e consolidar a cultura gamer entre os grupos de alunos, professores e comunidade da região na qual a faculdade está inserida – a região do Anel Metropolitano de São Paulo, da qual, entre outros municípios, fazem parte Barueri (Alphaville), Santana do Parnaíba, Cotia, Osasco e Itapevi, os quais apresentam ao longo dos últimos anos, uma crescente demanda por novas tecnologias e projetos de inovação. Através de diversas ações, projetos e parcerias que envolvem a área de Jogos Digitais e outras áreas correlatas, como a robótica, este grupo busca aprimorar o desenvolvimento de hardware e software com aplicações que passam pelas áreas da saúde, educação, economia, lazer e entretenimento. Alguns dos nossos projetos foram apresentados na área Campus Future da Campus Party 2016, onde recebemos o prêmio de Universidade Destaque, com seis projetos apresentados, dentre os quais, um simulador veicular modular de baixo custo, um jogo controlado por ondas cerebrais que serve como recurso auxiliar na comunicação entre cuidador e paciente, e um jogo desenvolvido para a Ghost Pyramid, onde a interação é visualizada em holografia e responde a comandos de voz em dispositivos móveis.

Palavras-chave: Game; Empreendedorismo; Mídia.

Coordenação: Prof. MSc. Alvaro Gabriele Rodrigues

Gamux

O Gamux é um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de jogos cadastrado pelo CNPQ e sediado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, SP). Temos por principal objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis a jogos digitais, bem como estabelecer um ambiente propício para a troca de conhecimentos. Além disso, organizamos eventos para aprendizagem e divulgação, como game jams, workshops e palestras para diversos tipos de público interessado na produção e pesquisa em jogos.

LAMIF – Laboratório de Multimídia Interativa do IFSudeste-MG

O LAMIF é um Laboratório de Multimídia Interativa que trabalha na convergência entre arte, tecnologia e design, para desenvolver projetos cenográficos e multimídia nas áreas de cultura, educação, reabilitação, entretenimento e propaganda. Neste laboratório a produção técnica pode ser feita através de softwares independentes ou instalações interativas. No primeiro caso são desenvolvidos desde maquetes eletrônicas a jogos para computadores pessoais, videogames ou dispositivos móveis. Nas instalações são produzidos sistemas de realidade aumentada com aplicações que vão desde o entretenimento em congressos, a jogos eletrônicos para portadores de deficiência.

A produção científica é fundamentada na Computação Visual, Artes Gráficas e implementação de Sistemas de Tempo Real, com o fim de publicação de trabalhos inovadores na específica área acadêmica.

Site: https://sistemas.riopomba.ifsudestemg.edu.br/lamif
Diretório do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3184692394614097

 

SquarePix Entertainment – Estúdio Experimental de Jogos Digitais

Uma iniciativa do curso de Jogos Digitais da UniRitter para promover a tríade ensino-pesquisa-estensão na área de jogos e aplicativos gráficos. No estúdio, procura-se promover junto ao aluno uma vivência próxima ao mercado de trabalho bem como a aproximação da academia com a comunidade e poder público, onde o aluno tem a possibilidade de aplicar, na prática, conceitos estudados em sala de aula. Neste sentido, é um espaço de complementação da matriz curricular onde a interdisciplinaridade, a criatividade e a inovação são incentivadas junto aos alunos e professores.