Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013)
ISSN: 2179-2259



Prefácio
Em nome do comitê de organização do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, é uma honra e uma satisfação dar as boas vindas a todos os participantes, autores, palestrantes, convidados, patrocinadores, expositores, apoiadores, parceiros, bem como aos demais colegas e instituições que colaboraram para a realização do SBGames 2013.

O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) é o maior e o mais relevante evento vinculado a jogos eletrônicos na América Latina, sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC – no âmbito do Comitê de Jogos e Entretenimento Digital) e pela ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais). Neste contexto se reúnem pesquisadores, estudantes, desenvolvedores, designers, artistas e demais profissionais que atuam ou se interessam pela área de jogos eletrônicos, estabelecendo uma visão interdisciplinar sobre o tema. Esta XII edição do SBGames se realiza de 16 a 18 de outubro de 2013, nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A cidade foi fundada no século XVI (1554) e constitui o principal centro financeiro, mercantil e corporativo da América Latina, sendo a 14ª cidade mais globalizada do planeta e 6ª mais populosa do globo, o que justifica os vários estúdios de desenvolvimento de jogos eletrônicos, relevantes no contexto nacional e internacional, presentes em São Paulo.

O evento neste ano é uma Joint Conference com o International Conference on Entertainment Computing, tradicional evento da IFIP (International Federation for Information Processing). Destaca-se ainda, que o SBGames é formado por quatro trilhas (computação, arte & design, cultura e indústria), palestras internacionais (keynotes), tutoriais, festival de jogos independentes, fórum de indústria e pela mostra de artes, dentre outras atividades. Além dos elementos citados, em 2013 há um workshop de realidade virtual e aumentada, bem como o consórcio doutoral, lócus para a discussão de pesquisas em andamento de mestrado e doutorado cujo objeto de investigação envolva jogos eletrônicos. A feira de exposição, aberta ao público em geral, é formada por patrocinadores, apoiadores, parceiros, e por atividades de cunho interativo como o Festival de Jogos Independentes (onde os visitantes podem experimentar os jogos que concorreram no presente ano), as palestras veiculadas pelo Sebrae Nacional sobre os mais variados temas relacionados à área de jogos eletrônicos, e game stations em que é possível conhecer iniciativas brasileiras, sejam elas vinculadas a micro-empresas, startups ou a academia.

Agradecemos a todos os presentes, e especialmente aos nossos patrocinadores: SEBRAE, Intel, NVidia, Unity, Joy Street. Da mesma forma, expressamos nosso reconhecimento ao apoio do Governo Federal, viabilizado pelo Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como às agências de fomento MackPesquisa e CNPq, os quais foram essenciais para a realização do evento de 2013. Destacamos também o trabalho da SBC e ABRAGAMES como promotoras do evento, bem como o amplo apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no âmbito da organização local. Reconhecemos ainda as contribuições à pesquisa de jogos eletrônicos no Brasil, proveniente dos resultados de investigações veiculadas nos artigos submetidos por autores dos mais variados estados do território nacional, assim como de outros países, selecionados para publicação nos proceedings e apresentação neste ano. Estes se tornam referência para trabalhos futuros e refletem as posições epistemológicas de seus autores. Finalmente, é fundamental destacar o trabalho realizado pelos chairs e organização local de 2013, que se dedicaram intensamente para a realização do evento, a eles expressamos nosso agradecimento pelas contribuições.

Por fim, cabe ainda ressaltar que o SBGames 2013 é uma realização liderada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo que constitui um consórcio interinstitucional formado pelo Mackenzie, USP, Cruzeiro do Sul e PUC-SP e apoiado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Desejamos que todos possam aproveitar amplamente a programação do SBGames 2013.

Um cordial abraço,

Pollyana Notargiacomo Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM) – General Chair, 2013
Ricardo Nakamura (Universidade de São Paulo – USP) – Co-General Chair, 2013


Preface
On behalf of organizing committee of the XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, it is with honor and pleasure to welcome all participants, authors, speakers, guests, sponsors, exhibitors, supporters, partners, and other colleagues and institutions that contributed to the realization of SBGames 2013.

The Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGames) is the largest and most important event related to electronic games in Latin America, being promoted by the Brazilian Computer Society (SBC - under the Committee on Games and Digital Entertainment) and ABRAGAMES (Brazilian Association of Digital Game Developers). In this context, researchers, students, developers, designers, artists and other professionals working or are interested in the field of electronic games gather, establishing an interdisciplinary view of the subject. This XII edition of SBGames is held from October 16th to 18th, 2013, on the venues of the Mackenzie Presbyterian University in São Paulo. The city was founded in the 16th century (1554) and it is the main financial, commercial and corporate center in America, being the 14th most globalized city in the world and the 6th most populous city in the world, which explains the various development studios of games, relevant on national and international context, present in São Paulo.

The event this year is a Joint Conference with the International Conference on Entertainment Computing, a traditional IFIP (International Federation for Information Processing) event. Note also that the SBGames consists of four tracks (computing, art & design, culture and industry), international conferences (keynotes), tutorials, independent game festival, forum for industry and the arts shows, among other activities. In addition to the elements mentioned, in 2013 there is a workshop on virtual and augmented reality, as well as the doctoral consortium, locus for discussion of ongoing masters and doctoral researches whose purpose involves games. The fair exhibition, open to the general public, is formed by sponsors, supporters, partners, and activities such as imprint Interactive Independent Games Festival (where visitors can experience the games that competed in this year), the lectures transmitted by Sebrae Nacional on various topics related to the field of electronic games and game stations, where it can meet Brazilian initiatives, whether they are linked to micro-enterprises, startups and academia.

We would like to thank all participants, and especially to our sponsors: SEBRAE, Intel, NVidia, Unity, Joy Street. Likewise, we express our gratitude to the support of the Brazilian Federal Government, made possible by the Ministry of Communications and Ministry of Science, Technology and Innovation, as well as to the funding agencies CNPq and MackPesquisa, which were essential to the event of 2013. We also highlight the work of the SBC and ABRAGAMES as promoters of the event, as well as the broad support of the Mackenzie Presbyterian University (UPM) within the local organization. We also recognize the contributions to the research of electronic games in Brazil, from the results of research conveyed in articles submitted by authors from many different states of the country, as well as other countries, selected for publication in the proceedings and presentation this year. These become a reference for future work and reflect the epistemological positions of the authors. Finally, it is essential to highlight the work done by chairs and local organization of 2013, which is intensely devoted to the event; we express our gratitude to them for their contributions.

At last, it is worth noting that the 2013 is an accomplishment SBGames head by Mackenzie Presbyterian University, and constitutes an interinstitutional consortium formed by Mackenzie Presbyterian University, USP (University of São Paulo), Cruzeiro do Sul University and PUC-SP (Pontifícia Catholic University of São Paulo) and supported by the Federal University of Uberlândia (UFU).

We hope that everyone can widely enjoy the programming of SBGames 2013.

Regards,

Pollyana Notargiacomo Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM) – General Chair, 2013
Ricardo Nakamura (Universidade de São Paulo – USP) – Co-General Chair, 2013


PROCEEDINGS DO SBGAMES 2013