SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018
SIBGRAPI 2018
Em cooperação com
Eurographics Siggraph Unioeste
Patrocínio
BABY_OWL BLACK_RIVER_STUDIOS CAPES CNPQ ICAD NVIDIA UNITY UNREAL
SBGAMES2018
Em conjunto com
SVR 2018 & SIBGRAPI 2018
This is a local and national section of the conference, whose official language is Portuguese.
Esta é uma seção nacional e local da conferência, cujo idioma oficial é o Português.

Artes e Design

O principal foco da Trilha de Artes & Design é a concepção, projeto e fruição de jogos digitais.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de artigos (full papers) e pôsteres técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2018.

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em três formatos: Full Papers, Short Papers e Design Cases.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Full Papers apresentam uma contribuição original à partir dos resultados de pesquisa. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro (4) páginas.

Design Cases - Descrição resumida do projeto de um jogo com intenção de receber críticas de arte e design durante a sessão extra DesignCrit. Como é comum que os estudos de jogos sejam baseados em projetos de jogos, o DesignCrit abre o espaço para criticar o jogo em si, como um objeto artístico ou projetual, independente da pesquisa feita sobre ele. O objetivo do DesignCrit é promover a troca de experiências sobre a prática de criação de jogos no contexto da pesquisa sobre jogos. O autor do projeto deve ter a capacidade de aproveitar as críticas e incorporar o aprendizado no projeto.

Programação

Programação geral SBGames 2018

Datas Importantes

Full Papers:

  • 10/04/18 - Abertura das submissões
  • 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
  • 03/09/18 - Notificação de aceite
  • 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
  • 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores

Short Papers:

  • 10/04/18 - Abertura das submissões
  • 05/08/18 - Prazo limite para submissão dos artigos
  • 03/09/18 - Notificação de aceite
  • 16/09/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright
  • 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores

Design Cases:

  • 10/04/18 - Abertura das submissões
  • 20/08/18 - Prazo limite para submissão do projeto
  • 15/09/18 - Notificação de aceite
  • 16/09/18 - Prazo limite para inscrição dos autores
  • 06/10/18 - Prazo limite para envio de camera-ready e termo de copyright

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica anteriormente. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

Artigos voltados para a computação aplicada a jogos digitais devem ser enviadas à trilha de Computação. Artigos voltados para aspectos sociais e culturais de jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Cultura. Gamificação na Educação, experimentos com jogos educacionais e avaliação de aprendizado com jogos devem ser submetidos para a nova trilha de Educação.

Entre os temas contemplados pela trilha Artes e Design encontram-se:

  • Métodos, Técnicas, Processos e Documentos de Arte e Design
  • Análise de Jogos com foco em projeto, gameplay, gêneros, plataformas e aplicações
  • específicas
  • Design de Jogos (produção, mecânicas, narrativas e tecnologias)
  • Design de Interfaces (gráficas, sonoras e hápticas)
  • Design de Interação para Jogos (novos dispositivos de input/output, realidade virtual,
  • gestualidade)
  • Design de Levels (fases, ambientes, arquiteturas e objetos)
  • Arte e expressão artística
  • Jogos de caráter artístico ou crítico
  • Narrativa e roteirização
  • Mídia e linguagens
  • Funções e responsabilidades de artistas e designers em equipes de criação e
  • desenvolvimento
  • Estudos de caso sobre projetos de jogos
  • Representação de personagens, cenários e objetos
  • Aplicação de mecânicas de jogos em outras atividades (gamificação)

Desta forma os tópicos de interesse incluem prioritariamente no que tange jogos:

Design de Jogos:

Termos e conceitos relacionados (entretenimento, diversão, motivação, aplicação etc.); métodos e técnicas de criação e desenvolvimento de projetos de jogo; organização e documentação; character design; level design; sound design; game play; gêneros e modalidades; impactos de restrições especiais (público, legislação, classificação indicativa etc.); usos (educação, comunicação, formação, divulgação, promoção etc.); customização de experiências.

Interfaces:

Teoria e prática no design de interface; avaliação de interfaces; interatividade; integração entre mídias; ergonomia; jogabilidade; adaptação de interface para diferentes dispositivos; tutoriais.

Arte e Narrativa:

Pesquisa; processos de criação e resultados obtidos; roteiro; concepção, criação e desenvolvimento de cenário e personagem; adaptação entre diferentes mídias; Direção de Arte; composição sonora; estética em jogos; jogos como expressão artística (GameArt).

Mídia e Linguagens:

Discurso audiovisual, texto e intertextualidade, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração entre mídias e usos da linguagem dos jogos digitais para diversas outras finalidades comunicacionais.

Funções e responsabilidades de Designers e Artistas:

Competências e habilidades dos profissionais em equipes de produção de jogos digitais: Designers, Artistas, Sonoplastas, Músicos, Roteiristas, Editores, Animadores etc; Práticas, métodos e técnicas para atuação de equipes.

Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada ou está sendo apresentada simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitadas.

Critérios de avaliação:

Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenha análises, conceitos, processos ou temas co-relacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido. Além desse critério, serão utilizados os critérios de aderência aos temas da trilha, originalidade, rigor metodológico e qualidade da apresentação.

Submissões:

Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio. Cabe destacar também que os autores deverão concordar com o Termo de Copyright.

As submissões deverão ser realizadas no sistema JEMS da SBC. Não serão aceitas submissões por outro canal. Os artigos (Full papers e Short papers) serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Informações que permitam a identificação dos autores tais como nome, filiação, email, auto-referências explícitas e projetos desclassificarão o artigo e este será removido do processo de avaliação.

Os Design Cases serão selecionados pelos chairs da trilha de acordo com a relevância do projeto para os temas da trilha. Os projetos selecionados terão a oportunidade de receber críticas durante a sessão extra DesignCrit da trilha Artes & Design. Estes projetos não serão publicados nos Anais do evento.

Edição especial do Acta Ludica:

Após a apresentação dos trabalhos no SBGames, os coordenadores da trilha farão a seleção dos artigos mais bem pontuados pela revisão e farão convites para encaminhar os mesmos para a publicação em uma edição especial do periódico Acta Ludica (ISSN 2527-0257). Estes artigos passarão por uma nova rodada de revisões pelos avaliadores do periódico antes de sua aceitação. Os artigos aceitos serão publicados em formato open-access.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres:

As instruções detalhadas de formatação, incluindo templates, estão disponibilizadas nos links abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, email, filiação etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Coordenadores da Trilha de Artes e Design:

artesedesign@sbgames.org
Chair: Frederick M.C. van Amstel (PUCPR)
Chair: Guilherme Xavier (PUC-Rio)