Mostra de Jogos no SBGames e Lista dos jogos vencedores do Festival

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Durante o SBGames os jogos finalistas no Festival ficaram disponíveis para o público em geral na Mostra de Jogos. Além disso, também tivemos a divulgação dos vencedores do festival. Abaixo, a lista destes vencedores do Festival de Jogos Independentes do SBGames 2013! Antes, vamos relembrar o processo de escolha destes vencedores, que está definido nas regras do Festival deste ano.

Processo de escolha dos vencedores

Após a divulgação inicial dos jogos candidatos ao festival e a escolha dos finalistas após avaliação pelos juízes de primeira fase, os finalistas foram distribuídos aos juízes da segunda fase. Cada juiz recebeu de 3 a 6 jogos conforme a sua disponibilidade e deu uma nota de 0 (fraco) a 7 (excelente) nos seguintes aspectos:

  • Tecnologia: aspectos computacionais incluindo a inovação;

  • Visuais: inovação e qualidade dos recursos visuais, incluindo arte 2D, arte 3D e a arte destinada para interface gráfica;

  • Som: inovação e qualidade dos efeitos sonoros e trilha sonora;

  • Game Design: qualidade e execução do jogo, incluindo o projeto da mecânica de jogo, construção de fases, desafio, fator diversão e balanceamento;

  • Overall: conjunto da obra, coerência entre os recursos tecnológicos, sonoros, game design e visuais, qualidade do jogo como um todo.

Além da nota, os avaliadores também puderam fornecer um parecer sobre cada aspecto, e, obrigatoriamente, um parecer geral sobre o jogo que será enviado de maneira anônima a cada submissor. E, mesmo já tendo sido considerado durante a fase anterior, a adequabilidade do jogo em relação à definição de jogo independente adotada pelo festival também foi verificada por cada avaliador.

Considerando apenas esta fase, cada jogo completo PC/Web foi avaliado um mínimo de 5 vezes e cada jogo em desenvolvimento foi avaliado 4 vezes ou mais. No caso de jogos mobile, cada jogo foi avaliado uma vez a menos para cada tipo.

Por fim, em uma terceira fase, alguns dos avaliadores da fase anterior receberam mais alguns jogos (que tiveram problemas em sua avaliação), garantindo, portanto, que todas as submissões fossem avaliadas um número suficiente de vezes e com qualidade.

Agradecemos muito nosso corpo de juízes pelo seu trabalho nos últimos meses! Segue a lista de avaliadores destas fases:

  • Adrian Laubisch (Ayra)

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho (Fatec SCS/IGDA-SP)

  • Alessandro Martinello (Swordtales)

  • Alex Fernandes da Veiga Machado (Instituto Federal - Rio Pomba)

  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins (UNICAP)

  • Átila Valgueiro Malta Moreira (Manifesto Game Studios)

  • Breno Azevedo da Silva     (PUCPR/Freakow)

  • Bruno Bulhões (Aduge/IGDA Curitiba)

  • Bruno Palermo (Zup Cat)

  • Camilla Avellar (Wooga)

  • Claudio Rosito Jung (Supercell)

  • Daniel Benevides (Freelancer)

  • Edson Alves da Costa Júnior (UnB)

  • Erick Passos (Sertão Games/MIT)

  • Esteban Clua (UFF/IGDA Rio)

  • Fabio Vinicius Binder (PUCPR)

  • Fernando Secco (Bioware)

  • Gerson de Sousa (Abragames)

  • Guilherme Xavier (Gamerama)

  • Henrique Manfroi (Nokia)

  • Henrique Sampaio dos Santos (ArenaIG)

  • Hermann Rauth (Euphonious)

  • Jay Santos (Unity)

  • Jesús Fabre (The Gamer Insider)

  • João Ricardo Bittencourt (Unisinos/IGDA RS)

  • Juliano Barbosa Alves (Intel/Abragames)

  • Leonardo Vieira de Carvalho (Big Hut Games)

  • Maicris Fernandes (PUCPR)

  • Márcio Roberto Carvaho Matheus Filho     (Earenagames)

  • Marcus Vinicius Lamar (UnB)

  • Mark Joselli (PUCPR)

  • Mauricio Bammann Gehling (Unisinos/IGDA RS)

  • Mauricio Perin (Aduge/IGDA Curitiba)

  • Rodrigo Motta (Facisa/Kaipora Digital)

  • Rudimar Luís Scaranto Dazzi (Univale)

  • Théo Artioli Azevedo (UOL Jogos)

  • Tiago Amorim Rocha (PlayRaven)

  • Túlio Caraciolo (Manifesto Game Studios)

  • Vicente Vieira Filho (Manifesto Game Studios)

  • Vinícius Godoy de Mendonça (PUCPR/Ponto V)

  • Vitor Severo Leães (Swordtales/ADJDRS)

  • Viviane Werneck (Girls of War)

  • Zózimo Teixeira Pinto Neto (Freelancer)

Durante o SBGames tivemos mais dois tipos de julgamentos: a avaliação dos jogos de Outras Plataformas e o Voto Popular. O primeiro caso foi necessário, pois estes jogos exigiam algum tipo de interação com hardwares especiais para serem avaliados adequadamente. O voto popular foi feito através de uma votação computadorizada em um dos computadores disponíveis durante a Mostra de Jogos.

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Mostra de jogos

A mostra de jogos permitiu que tanto desenvolvedores quanto o público em geral conhecessem os jogos do Festival e pudessem interagir com os desenvolvedores. Durante os 3 dias do evento tivemos 10 computadores PC, 5 tablets Android e 5 iPads com praticamente todos os jogos disponíveis. Em diversos momentos havia fila para jogar os jogos! Algumas fotos e video do local da Mostra a seguir. Um agradecimento especial ao pessoal da Baeza Eventos pelo fornecimento da infraestrutura. Mais fotos estão disponíveis em: http://flic.kr/s/aHsjL1PnJi e no álbum oficial do evento: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.528752937200264.1073741826.253098401432387&type=1&l=4cfc5e491a

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Foi muito proveitosa a participação dos próprios desenvolvedores. Muitos deles além de observar os jogadores interagindo com seus jogos, também conversaram entre si, fizeram promoções, e ficaram disponíveis para troca de experiências durante a mostra, recebendo feedback ao vivo de seus jogos.

Abaixo, um momento que não tem preço: observar quando seu jogo é jogado!

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Apresentação dos jogos

Embora a maior parte dos jogos estivesse disponível na Mostra de Jogos e alguns de seus desenvolvedores também tenham dedicado um tempo para ficar lá, os desenvolvedores também tiveram a oportunidade de apresentar seus jogos aos participantes do SBGames em Auditório.

No formato de apresentação livre, cada desenvolvedor teve 2 minutos e trinta segundos para falar um pouco sobre seu jogo. Abaixo (e na playlist) as apresentações.

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Lista dos vencedores

Finalmente, na quinta-feira após a plenária (na qual também apresentamos alguns dados de participação no Festival), foi divulgada a lista dos vencedores. Clique no banner de cada vencedor (ou no link) para ter acesso a mais informações sobre cada um.

Em breve, video da cerimônia de premiação.

Segue o video da cerimônia de premiação.

Observe que na lista abaixo temos alguns empates. Não foi definido critério de desempate, ambos os jogos são considerados vencedores da categoria.

3o Lugar na Votação de Melhor Jogo

Voto Popular

IntPho e Solidão

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2o Lugar na Votação de Melhor Jogo

Voto Popular

Ninjin

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1o Lugar na Votação de Melhor Jogo

Voto Popular

Super Stella S2

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria PC/Web, escolha do juri

Dungeonland

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2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria PC/Web, escolha do juri

Rogue Legacy

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria PC/Web, escolha do juri

Ballistic

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria Mobile, escolha do juri

Break Free e Wake Woody

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http://www.sbgames.org/sbgames2013/festival/wordpress/wp-content/uploads/2013/08/banner.jpg

 

2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria Mobile, escolha do juri

Ninjin

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto tecnológico

Categoria PC/Web, escolha do juri

Carmachia

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria PC/Web, escolha do juri

Nuts for Gems

NutsforGems_Banner

 

2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria PC/Web, escolha do juri

Rogue Legacy

RogueLegacy_banner

 

1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria PC/Web, escolha do juri

Dungeonland

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria Mobile, escolha do juri

Carmachia e Wake Woody

carmachia-banner

banner

 

2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria Mobile, escolha do juri

Ninjin

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto visual

Categoria Mobile, escolha do juri

Little Red Running Hood e Tank Invaders

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria PC/Web, escolha do juri

Ballistic

game102

 

2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria PC/Web, escolha do juri

Rogue Legacy

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria PC/Web, escolha do juri

Dungeonland

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria Mobile, escolha do juri

Tank Invaders

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2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria Mobile, escolha do juri

Ninjin

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto sonoro

Categoria Mobile, escolha do juri

Little Red Running Hood

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3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria PC/Web, escolha do juri

Nuts for Gems

NutsforGems_Banner

 

2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria PC/Web, escolha do juri

Dungeonland

Dungeonland-Banner430x130

 

1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria PC/Web, escolha do juri

Rogue Legacy

RogueLegacy_banner

 

3o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria Mobile, escolha do juri

Little Red Running Hood

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2o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria Mobile, escolha do juri

Ninjin

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1o lugar na votação de melhor jogo pelo aspecto de game design

Categoria Mobile, escolha do juri

Tank Invaders

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1o lugar na votação de jogo desenvolvido para Outras Plataformas, diferentes de PC/Web e Mobile

Escolha do juri

Portões de fogo

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3o lugar na votação de melhor jogo desenvolvido por estudantes

Escolha do juri

Harmfulgame e Rufus and the Magic Mushrooms

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2o lugar na votação de melhor jogo desenvolvido por estudantes

Mombo

Mombo

 

1o lugar na votação de melhor jogo desenvolvido por estudantes

Nuts for Gems

NutsforGems_Banner

 

Menções Honrosas para os Jogos em Desenvolvimento

Escolha do juri

Em ordem alfabética:

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Menções Honrosas para os Jogos Completos

Escolha do juri

Em ordem alfabética:

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NutsforGems_Banner

pokerknight

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3o lugar na votação de melhor jogo

Categoria PC/Web, escolha do juri

Ballistic

game102

 

2o lugar na votação de melhor jogo

Categoria PC/Web, escolha do juri

Dungeonland

Dungeonland-Banner430x130

 

1o lugar na votação de melhor jogo

Categoria PC/Web, escolha do juri

Rogue Legacy

RogueLegacy_banner

 

3o lugar na votação de melhor jogo

Categoria Mobile, escolha do juri

Ninjin

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2o lugar na votação de melhor jogo

Categoria Mobile, escolha do juri

Little Red Running Hood

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1o lugar na votação de melhor jogo

Categoria Mobile, escolha do juri

Tank Invaders

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Parabéns a todos os vencedores, participantes, candidatos e um obrigado ao público em geral do Festival! Um obrigado também às empresas que apoiaram o evento:

Próximos passos

Chegamos ao fim do Festival deste ano com a certeza que foi um evento essencial para a divulgação e valorização da produção de jogos, principalmente os brasileiros! Para próximo ano, o Festival já está confirmadíssimo, será dos dias 12 a 14 de novembro de 2014 no Centro de Eventos da PUCRS (Porto Alegre). Esperamos você lá! Não deixe, porém, de participar de outros festivais nacionais e internacionais como IGF, IndieCade, Festival Games Brasil, etc.

sbgames2014            

2013-10-21 03:41:16