: SBGAMES 2011 - Seja bem-vindo! :

O SBGames se constitui no maior e mais importante evento da América Latina na área de games e entretenimento digital que reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. SBGames é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).

O Simpósio começou em 2002 com o nome Wjogos, focado principalmente em computação, e desde então vem ocorrendo anualmente, aumentando seu escopo para incluir arte, design, cultura e questões da indústria. O SBGAMES atualmente é um dos maiores eventos promovidos pela SBC.

Os pesquisadores nacionais e internacionais investigam os games sob distintas perspectivas, isto é, pelo viés do desenvolvimento envolvendo a área de computação, a arte e o design, a cultura que reúne os investigadores e profissionais das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins que discutem e investigam as relações que são estabelecidas com os jogos eletrônicos pelos seus jogadores. E finalmente, a área de indústria que vem apresentando um crescimento significativo no mercado brasileiro.

No seu formato atual, SBGames é composto de quatro trilhas (Computação; Arte & Design; Indústria; Jogos & Cultura); dois festivais (Festival de Jogos Independentes e Exibição de Arte) e tutoriais.

As trilhas Computação, Arte & Design e Cultura apresentam artigos, pôsteres e tutoriais, sendo que a trilha da Indústria é organizada através de painéis, palestras, fórum de debates, etc.

O Festival de Jogos Independentes apresenta protótipos de jogos funcionais em uma seção informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos. A Exibição de Arte apresenta conceitos de jogos, storyboards, aspectos experimentais de jogos e partes de arte eletrônica para jogos, em uma variedade de mídias.

A décima edição deste evento será realizada em Salvador - Bahia, no período de 07 a 11 de Novembro de 2011 e abordará o tema "Games e Corpo". Seguindo a tendência mundial da área, pretende-se refletir sobre as relações entre os games e suas distintas representações, relações e aplicações na construção de identidades corporais e na emergência de novos espaços de aprendizagem, bem como o delineamento de ações e políticas para fortalecer o mercado e a indústria para atender estas novas demandas.

É importante ainda ressaltar que o Pólo de games em Santa Catarina, já vem desenvolvendo jogos voltados para o desenvolvimento corporal e os games já estão nos cenários dos fisioterapeutas, contribuindo de forma significativa para ressignificação dos movimentos corporais também em nível terapêutico.

No ano de 2009, no Rio de Janeiro, o SBGames foi realizado na PUC e contou com a presença de mil pessoas, apresentando um crescimento em relação aos anos anteriores. Vale a pena destacar que os seguintes pontos:

a) tracks de Computação (86 papers) e Cultura (89 papers) foram os que receberam mais trabalhos para serem avaliados e apresentados a comunidade.
b) O crescimento de 117% de papers enviados ao track game e cultura em relação ao ano de 2008;

Estes dados apontam para a necessidade constante da academia de socializar e intercambiar os conhecimentos construídos através das pesquisas com os seus pares e com a comunidade da indústria.

Em 2010 o evento foi realizado em Florianópolis – Santa Catarina que hoje se constitui em um pólo significativo de desenvolvimento de games e ratificou os dados expressivos do seu crescimento.

Considerando que a Bahia, especialmente Salvador, vem apresentando um crescimento significativo em pesquisas e abertura de indústria na área de games, realizar o X SBGames no estado se constitui uma trajetória esperada. A UNEB, universidade que sediará o evento tem no seu histórico a realização de cinco edições do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: construindo novas trilhas, inclusive avaliado como Qualis B pela capes nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Arquitetura e Urbanismo, bem como a produção de quatro jogos digitais com financiamentos públicos e privados, destacando-se na criação de jogos voltados para os cenários pedagógicos, que atuam como ambientes interativos e inovadores para os processos ensino-aprendizagem.

O envolvimento do Estado da Bahia nas discussões a acerca dos games e especialmente mídias digitais vem se efetivando através de três ações governamentais. A primeira é a Rede Audiovisual criada pela Secretaria de Cultura do Estado que reúne representantes de todos segmentos que produzem audiovisuais, inclusive games pensando e articulando ações em nível de formação, fomento e infra-estrutura.

O Parque Tecnológico que será inaugurado no segundo semestre de 2010 já apresenta uma demanda por profissionais e empresas que produzam conteúdos interativos.

E por fim a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB criou também a Game cluster que como a Rede Audiovisual tem a intenção de articular pesquisa e indústria na área de games.

É dentro deste cenário propenso a emergência de uma cultura voltada para inovação, criação, produção e comercialização de novas mídias, especialmente os jogos digitais, que o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, da UNEB, apoiado pelas instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais e pelo Game Network aceitaram o desafio de realizar em Salvador, o X Simpósio Brasileiro de jogos e entretenimento digital - SBGAMES - 2011. Um evento que trará repercussões para a indústria, educação, turismo, ciência e tecnologia, entre outros segmentos, abrindo espaço para a implementação de um novo mercado em Salvador, no Brasil e quiça no cenário internacional, na medida em que estaremos fomentando o crescimento de novas indústrias criativas, marcando um diferencial no que se refere a ciência, inovação e tecnologia.

Objetivos:

Realizar o X Simpósio Brasileiro de jogos e entretenimento digital - SBGAMES, com a finalidade de agregar, nacionalmente e internacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.
Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.
Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas dentro e fora Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.
Potencializar a criação de novas empresas de games no Brasil.
Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.
Configurar e consolidar o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação na comunidade acadêmica e industrial.
Divulgar a geração de novos conhecimentos e de novos produtos na área de jogos digitais.
Promover e elevar a qualidade da produção científica e tecnológica relacionadas com jogos digitais voltados para cenários pedagógicos.
Incentivar e apoiar a participação de pós-graduandos, professores, pesquisadores e outros estudantes no SBGAMES.

Importância do Evento:

O crescimento do segmento games possibilitou a criação de novos profissões que exigem expertises diferenciadas para atuar nesta área, promovendo também o surgimento de novas empresas, bem com a qualidade dos jogos que vem sendo apresentados. No Brasil, o segmento de jogos cresce a cada dia gerando novos empregos e impulsionando novas investigações nos cenários acadêmicos.

Assim, o X SBGAMES se constitui em um espaço para discussão e socialização das pesquisas que vem sendo desenvolvidas na área de jogos digitais, bem como criar um espaço de interlocução entre a indústria internacional e brasileira de games como os pesquisadores, potencializando ainda mais esse fenômeno cultural que são os jogos eletrônicos.

É importante registrar que de 1997 a 2009 houve um crescimento exponencial de pesquisas na área de jogos eletrônicos, apresentando um número superior a 150 trabalhos entre teses e dissertações, cadastrados no Banco de teses e dissertações da CAPES. As áreas de computação, comunicação e educação são as que apresentam maior número de trabalhos.

Outro ponto importante é que a realização do evento na Bahia será fundamental para fortalecer as ações que já vem sendo desenvolvidas através do Game Network que intensifica a parceria entre indústria de games e academia. No final de 2010 a FAPESB aprovou o projeto para implantação do Game Cluster no estado, assim a realização do SBGAMES irá intensificar e fortalecer o que já vem sendo realizado, fomentando novas pesquisas, novos produtos, potencializando ainda mais a emergência de novas indústrias criativas, inovando, produzindo novos conhecimentos científicos e tecnologias.