: Proceedings do Games for Change 2011 :



Alguns aspectos acerca a importância do videogame na sociedade contemporânea
Allex Motta Melo da Rocha

Jogos eletrônicos: vias do desejo
Daniela Karine Ramos

Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computador para ensino de vocabulário para crianças com autismo
Rafael Moreira Cunha

A Game for Training Medical Doctors on Insulin Use for Diabetic Patients
Leandro A. Diehl, Rodrigo M. Souza, Juliano B. Alves, Roberto Z. Esteves, Pedro A. Gordan, Maria Lúcia S. G. Jorge

Mecanismo de disseminação e transferência da tecnologia desenvolvida de ensino mediado por vídeo game para as comunidades-alvo do projeto “O vídeo game como instrumento mediador do processo ensino e aprendizagem”.
Ricardo Ramos, Marcelo Ribeiro, Rosana Guimarães, Eduardo Fernandes, Raphael Mendes, Bruno Oliveira, Lorena Granja, Edjan Santos

Drama Jogável: análise da aplicabilidade dos procedimentos de Game Design no texto dramático
Victor de M. Cayres

Designing a health literacy game for epilepsy education
Rodrigo Gustavo Silvestre, Júnia Coutinho Anacleto, Karina Piccin Zanni

Game Labeler: Um Jogo para Aquisição de Características de Jogos Educacionais
Jeane S. F. Teixeira, Eveline de J. V. Sá, Clovis T. Fernandes

Ludoletramento e a importância do aprender com e para os games
Gustavo Nogueira de Paula

Jogo Eletrônico EJA: Provocando a Organização Social
Raphael L. Campos, Gicelda Mara F. da Silva, Roger N. Machado, Eduardo P. Porciuncula, Sandro Kissner

Leo no Renascimento: vivenciando um mundo
Tatiana D. OLIVEIRA, Hermes R. HILDEBRANT

Jogos Eletrônicos e Subjetivação: o preparo e despreparo das juventudes digitais
Márcia Duarte Medeiros

Projetando aprendizagem utilizando jogos eletrônicos: análise do jogo educacional de simulação McDonald’s Game
Rafael Marques de Albuquerque, Daniela Karine Ramos

Primeira experiência de crianças residentes em orfanato com jogos virtuais. Um estudo exploratório.
Alam Carlos Ventura, Grassyara Tolentino

Metaversos, construção de conhecimento e mudança social: o caso “Projeto Pirarucu-Gente”
Maigon Pontuschka e Luís Carlos Petry

Re-Design Narrativo: imersão temática em jogos conversacionais
Leo Falcão, Carolina Figueiredo, André M. Neves, Geber Ramalho

Proposta de um Jogo Social como Agente Transformador Baseado em Conceitos de Inovação e Empreendedorismo
Andréa G. dos Santos, Rodrigo M. C. Pereira

Games e violência: A brincadeira do mundo contemporâneo.
Marcelo Ribeiro, Ricardo Ramos, Bruno Oliveira, Lorena Granja, Raphael Mendes, Rosana Guimarães, Eduardo Fernandes