// Keynotes e Palestrantes internacionais

 

Glen Entis Glenn Entis

A “Gamificação” da Mídia Digital

A palestra inicia com uma visita guiada as tendências chaves de mídia digital , e que estão dando uma nova forma à maneira como aprendemos, jogamos, nos comunicamos, formamos comunidades e gastamos nosso dinheiro.

Com essas tendências como pano de fundo, iremos focar em como os games e os princípios de game design estão influenciando as mídias digitais e experiências que vão além dos games - em outras palavras, como as mídias digitais estão se tornando “Gamificadas”. Games envolvem regras, desafios e recompensas que conduzem os jogadores através de experiências interativas. Um bom game é aquele que é fácil de pegar (e divertido!) e difícil de largar. Quais princípios de design a indústria de games tem desenvolvido para atingir esses objetivos e como a mecânica e vocabulários dos games tem influenciado outras mídias? Que oportunidades esse quadro oferece para os atuais e futuros designers de games? Game Design é basicamente um conjunto de truques utilizados para divertir as pessoas, ou é (de alguma forma) um conjunto unificado de observações profundas sobre a motivação e o comportamento humano?

  • Glenn Entis é um dos co-fundadores da PDI (Pacific Data Images), juntamente com Carl Rosendahl e Richard Chuang. Ao longo de 12 anos na PDI, desenvolveu projetos para a indústria de entretenimento que lhe rendeu um Oscar da Academia Americana de Arte e Ciência de Cinema (Academy of Motion Picture Arts and Sciences). Posteriormente, como CEO da Dreamworks Interactive, produziu diversos jogos, entre eles a série de grande sucesso “Medal of Honor” . Com a aquisição da Dreamworks Interactive pela Electronic Arts, Glenn assumiu o cargo de gerente geral da EA em Los Angeles. Em 2001 transferiu-se para a sede da EA em Vancouver, onde assumiu o cargo de SVP (Senior Vice President). Em 2008 deixou a EA para tornar-se sócio da VanEdge Capital, empresa de new venture focada em investimentos para entretenimento interativo e negócios relacionados a Mídia Digital.

Dante Anderson Dante Anderson - KUMA Games

Convergência de Mídia: Games e TV (and Redes Sociais)

  • Dante Anderson tem mais de 15 anos de experiência na indústria dos Videogames com desenvolvimento de produto e gerenciamento técnico de projetos. Como Produtor Senior da GT Interactive, Anderson desenvolveu os Games de sucesso “Duke Nukem”, “Nam/Napalm” e “WWII GI”. Antes disso, ele chegou a trabalhar na Sega na produção dos Games “Panzer Dragon” e Clockwork Knight”. Atualmente na KUMA Reality Games, Anderson tem desenvolvido Games para a internet e baseados em séries de TV, tendo como principais clientes o History Channel e Animal Planet. Ele é chamado constantemente para palestrar sobre desenvolvimento de produtos para iPhone e de integração estratégica entre Games e Mídias Digitais.

Jason Della Rocca Jason Della Rocca

A paisagem em transformação da Indústria de Games Global

Os Games sâo simultaneamente um produto global do nosso mundo plano e uma forma hiper localizada de cultura pop. De um ponto de vista de negócios, a indústria de games é um mercado globalmente competitivo, que atrai talentos humanos de primeiro nível ao redor de todo o mundo para criarconteúdo para jogadores de todo o planeta. Games são não somente jogados e apreciados por um publico global, mas a cada dia mais jogos estão sendo desenvolvidos em cada recanto do mundo. Tal competição está ocorrendo emum momento quando Design, Tecnologia e Modelos de Negócios encontram-se todos em um estado de mudança contínua. Em resumo, você está competindo com todos, de qualquer lugar do planeta e tudo ocorrendo em um momentorompente.

Dada a intensidade dessa competição e mudanças, como você pode se situar a frente dessa curva? Além de somente pensar em um nível da empresa ou de umprojeto, como pode a indústria trabalhar em conjunto com o governo e omeio acadêmico de forma a estimular e promover clusters locais de games?Quais líticas e estratégias podem tornar sua cidade ou região, como um todo, mais competitiva em um tempo quando inovações podem surgir vindas dequalquer canto do globo?

  • Jason Della Rocca é fundador da Perimeter Partners, empresa de consultoria voltada para o desenvolvimento de clusters da indústria de games ao redor do mundo, em parceria com governos, indústria e academia. Durante nove anos ocupou o cargo de Diretor Executivo da Associação Internacional de Desenvolvedores de Games - IGDA, cuja ação tem se comprometido com a promoção do crescimento da indústria de Games e da carreira dos profissionais por ela empregados. Jason foi agraciado por seu trabalho voltado para o crescimento da indústria, recebendo o premio Ambassador Award no oitavo Game Developers Choice Awards. Como um expert da industria de Games, tem ministrado palestras em diversos países. Tem atuado na industria de games nos últimos doze anos, trabalhando para: IGDA, CMP, Quazal, Matrox Graphics, Silicon Graphics and Price Waterhouse. Seu blog pode ser acessado em: www.realitypanic.co

Bruno Matzdorf Michael Foster Bruno Matzdorf e Michael Foster - Sony Computer Entertainment

Navegando no mapa de desenvolvimento para Plataformas PlayStation

Essa sessão tratará dos diferentes tipos de licenças disponíveis para o desenvolvimento para Plataformas Playstation. Serão apresentadas as recomendações referentes a cada licença. Serão também fornecidas informações recentes e detalhadas sobre o desenvolvimento para PSPMinis. Os palestrantes apresentarão um quadro atualizado a respeito do Programa de Incubação de Desenvolvedores da Sony Computer Entertainment (Developer Incubation Program), bem como sobre o Programa Acadêmico.

  • Bruno Matzdorf – Resource Development Program Manager, SCEA Developer Support Group. Bruno Matzdorf tem trabalhado no suporte ao desenvolvimento para consoles nos últimos 12 anos em empresas como Metrowerks (CodeWarrior), Criterion Software (RenderWare), e atualmente com a Sony Computer Entertainment America - SCEA (PlayStation). No momento Bruno está ajudando a SCEA a encontrar e fomentar o desenvolvimento de talentos para todas as plataformas da família Playstation. Esse esforço contempla o desenvolvimento de comunidades de desenvolvedores também na America Latina.
  • Michael Foster – Senior Product Evaluator, SCEA Third Party Publisher Relations. Michael trabalha na indústria de games há 18 anos. Nos últimos 13 anos tem trabalhado para a Sony Computer Entertainment America - SCEA (PlayStation). Ao longo desse período de tempo tem participado de projetos com diversos desenvolvedores em todas as plataformas da família Playstation, analisando Game Design para garantir a melhor qualidade possível para cada game, considerando os recursos de cada desenvolvedor. Michael também participa da iniciativa para trazer suporte para a comunidade de desenvolvedores da América Latina.

John Nordlingler - Microsoft

Games and Learning

John will discuss the new Games for Learning Institute and why games are perfect to address the trouble issue of declining STEM skills in many parts of the world. He will explain why games must be fun first, and if learning tools, need to be assessed to move the state of the art of education games further.

He will show some examples of great games including a couple from Brazil. John will also discuss trends in computing that will affect the G4LI and Brazil and eventually some local activities he will invite everyone to participate.

Bertrand Chaverot - Ubisoft

Convergência Videogames e Cinema

Brian Zubert - RIM/BlackBerry

Desenvolvimento de Games na BlackBerry