// Parla

1ª MOSTRA LADEH DE DESIGN DE PERSONAGENS DA PUC-RIO

Parla

Sobre o Evento

A criação narrativa contemporânea se consolidou como uma produção híbrida em diferentes aspectos tais como a mescla de: linguagens (textual, imagética, musical); suportes (web, impresso, CD-ROM, vídeo); fluxos (linear, ramificado, seqüencial, planar); estímulos sensoriais (imagem, som, tato, movimento), funções (artística, entretenimento, didática, publicitária etc).O LADEh (Laboratório de Design de histórias) do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio vemse dedicando a estudar a relação do campo do Design com essa produção e uma de suas açõesnesse sentido é a PARLA! MOSTRA LADEh DE DESIGN DE PERSONAGENS. Vislumbrando naorganização de uma mostra competitiva um recurso eficaz para dar visibilidade a essa produçãoatravés de um de seus elementos – o personagem.

Compreendendo como narrativa a organização particular de um discurso que contemple a condução de um personagem em uma matriz temporal com uma função diegética, essaexperiência (narrativa) se reapresenta para a cultura com diferentes recursos e possibilidades quevão além da mera classificação por veículos. Assim, diferentes recursos (de linguagem, estímulos,suporte, estilos etc.) organizam hoje uma produção realmente híbrida. Por isso, essa mostra pretende colocar lado a lado criações com diferentes propostas para dar conta desse panorama contemporâneo, diversificado e mutável.

Tabela de Classificação:

Colocação
Nome do Personagem
Pseudônimo
Autor
1°. Lugar
Primus Bacon Gripe Larissa Fuchs Baptista e Arthur Protasio
2°. Lugar
Polinhas Creme anti-celulite, estrias e afins Mônica Lopes Nogueira
3°. Lugar
Quayerhentium Panthos Fernando Rabello do E. Santo
Menção Honrosa
Sephius Sânsio Fernando Rabello do E. Santo
Classificados para a Mostra
O menino Azul Padma Gouramani Menezes Pereira Pombo
Laura no reino do entardecer Brasukart Gabriel Mesquita Brasil Gonçalves
Misandria Din Amanda Ribeiro Duarte
Ynainekã Abe Abraão Lucas Cardoso Affonso
Duncan Blaid Annita Wright Battelli L. da Cunha

COMITÊ

Concepção e direção:

  • Nilton Gamba Jr (PUC-Rio)

Comitê organizador:

  • Eliane Garcia, Gabriel Martinelli, Júlia Goldenberg, Miguel Carvalho, Pedro Palhano, Renan de Freitas, Rian Rezende e Rodrigo Coelho com coordenação de Érika Rodrigues e Marcelus Gaio.

DATAS IMPORTANTES

Inscrições: 07/08 a 08/09

Data limite para o envio pelo correio: 8/09

Resultado do júri no site do SBGAMES: 25/09

Abertura da mostra: 08/10

Mostra: 8 de Outubro - 6 de Novembro de 2009