TRILHA JOGOS & CULTURA >
CHAMADA DE TRABALHOS
        

Temas para os artigos, pôsteres e tutoriais

        * Games e educação
        * Games e violência
        * Games e sociabilidade
        * Games e publicidade
        * Games e emoção
        * Games e corpo
        * Games e narrativas



Comissão científica


        *Alexandra Okada (Open University)
        *Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia)
        *Cristiano Max Pereira Pinheiro (Feevale)
        *Dulce Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
        *Edson Pfutzenreuter (SENAC-SP - UNICAMP)
        *Eliane Schlemmer (UNISINOS)
        *Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
        *Fabio Paragua (UFAL)
        *Filomena Moita (Universidade Estadual da Paraíba)
        *Ivelise Fortim (PUC_SP)
        *Joaquim Carvalho (UC)
        *José C. Ribeiro (FTC / F2J)
        *Licinio Roque (University of Coimbra)
        *Marcus Tavares (Multirio)
        *Maria João Gomes (Universidade do Minho)
        *Marsal Avila Alves Branco (FEEVALE)
        *Nelson Zagalo (University of Minho)
        *Patrícia Gouveia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)
        *Roger Tavares (SENAC-SP; PUC-SP)
        *Tânia Hetkowski (Universidade do Estado da Bahia)
        *Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra)
        

Datas importantes

        Submissão de propostas:
        Até 20 de agosto de 2007 (2a feira)

        Notificação de aceitação:
        24 de setembro de 2007 (2a feira)

        Submissão do texto completo:
        Até 8 de outubro de 2007  (2a feira)



Informações e procedimentos para submissão dos trabalhos

O SBGames - Game&Cultura permite a submissão simultânea de artigos e pôsteres diferenciados para outros tracks, desde que esse fato seja indicado pelos autores durante o processo de submissão de trabalhos. Todos os artigos e pôsteres aceitos serão publicados nos anais do SBGames. No caso dos autores terem enviados trabalhos para tracks diferentes, cada artigo ou pôster será publicado no track específico.
É  obrigatório que pelo menos um dos autores esteja inscrito no SBGames.
Os formatos para artigo (10 páginas) e pôster (04 páginas) são idênticos, diferindo apenas o número de páginas em cada categoria.

FORMATO

Papers podem ser escritos em inglês ou português, e não devem ultrapassar os limites definidos, incluindo todas as tabelas, figuras e referências. Trabalhos que ultrapassem o padrão estabelecido serão rejeitados. As páginas devem ser formatadas em Times Roman 10p, espaço simples, com o seguinte margeamento: esquerda e inferior com 2.5 cm; direita e superior com 2 cm. O texto deve conter título, autores, com o nomes das universidades ou companhias. Um exemplo do formato válido pode ser obtido AQUI. Os papers devem ser enviados em formato pdf. Trabalhos com outros formatos não serão aceitos.
 
O trabalhos devem ser submetidos pelo sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/sbgames2007)


Os trabalhos que não atentarem para a formatação exigida serão rejeitados sem revisão. Material adicional (vídeos, imagens, programas) pode ser enviado para ser incluído no CD-ROM/Site, após o artigo ter sido aceito.
Todos os artigos e pôsteres serão analisados por dois pareceiristas. Os artigos devem apresentar resultados novos e substanciais na pesquisa teórica, empírica e/ou aplicada. Os artigos podem ser escritos em português ou em inglês (preferencialmente em inglês), a fim aumentar a visibilidade de SBGames. Os artigos devem ter 10 páginas, incluindo todas as tabelas, figuras, e referências. A apresentação oral pode pode ser em inglês ou em português, preferivelmente em inglês.

Os pôsteres podem descrever pesquisa em andamento e/ou idéias novas. Os pôsteres (escritos em inglês ou em português) devem ter 4 páginas, embora os artigos sejam o alvo principal, o SBGames estimula a apresentação dos pôsteres, porque o futuro da pesquisa sobre jogos depende de inovações mas também de idéias ainda em desenvolvimento.
Os autores não podem submeter o mesmo trabalho como artigo e pôster em outro track.



Os autores devem assinar o formulário da liberação do copyright a  SBGames imediatamente depois da notificação de aceitação.
As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema de submissões on-line SBC JEMS



Chamada para TutoriaIs
Os tutoriais representam uma oportunidade para os investigadores e profissionais compartilharem a experiência dos seus trabalhos com a comunidade.
 


Informações e Procedimentos para submissão
 
O Tutorial Games & Cultura deverá contemplar orientações de como utilizar os games em diferentes espaços de aprendizagens, como escolas, infocentros, lan houses, etc...)
Os tutoriais terão uma duração de três horas ou de uma hora e meia, e as seguintes instruções se aplicam a todas as propostas.
Elas não devem ser maiores que uma ou duas páginas e devem conter as seguintes informações, em inglês ou português:
        * Título;
        * Resumo, contendo os objetivos do tutorial, metodologia utilizada e qualquer outra informação que possa  ser relevante para sua seleção;
        * Público alvo;
        * Pré-requisitos recomendados para o público;
        * Autores, incluindo para cada um: nome, endereço de e-mail, titulação acadêmica mais elevada e         nome  da empresa ou instituição de pesquisa à qual o autor é filiado;
        * Recursos necessários para a apresentação do tutorial.
        * Todas as propostas devem incluir: a) uma breve biografia (no máximo 150 palavras) de cada um dos apresentadores, incluindo experiência relevante; b) documentação complementar e exemplos.

Observação: o texto completo, com 15 a 30 páginas, deverá ser submetido caso o resumo seja aceito. Os textos devem ser redigidos em inglês ou português
Informar o material que vai precisar, por exemplo: laboratório, projetor, computador, etc.
 
As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema de submissões on-line SBC JEMS


COMO SUBMETER

Cada manuscrito deve ser submetido eletronicamente usando o sistema JEMS de submissão disponível em https://submissoes.sbc.org.br/sbgames2007 SOMENTE o formato pdf de arquivo será aceito. O material adicional deverá ter tamanho máximo de 10MB como um único arquivo em formato ZIP.
Todos os autores de um mesmo trabalho devem estar registrados como usuários do sistema JEMS antes do manuscrito ser submetido. As instruções para cadastrar novos usuários bem como recuperar senhas esquecidas estão disponíveis na mesma URL acima. CERTIFIQUE-SE, POR FAVOR, DE QUE CADA CO-AUTOR SEJA INCLUÍDO NO MOMENTO DA SUBMISSÃO. NÃO É POSSÍVEL DEPOIS ADICIONAR E/OU REMOVER AUTORES DOS TRABALHOS SUBMETIDOS. Após efetuar o login no sistema JEMS selecione o ícone "submit paper" para a trilha "Game e Cultura - Full Papers". Será então exibida uma página com o título "Submit a paper to SBGAMES 2007 - Game e Cultura Track". Preencha as informações necessárias  (não se esqueça de escolher as palavras-chave que aparecem no final da página)  e então selecione o ícone "submit" a fim de completar a parte inicial da submissão do seu trabalho.
Após esta etapa inicial, você verá uma página chamada "Registering Paper". A primeira linha após o título desta página deve dizer  "Paper <5digits> created", onde <5digits> é um número com 5 dígitos automaticamente atribuído pelo JEMS ao seu manuscrito. Antes de você carregar seu arquivo pdf com o paper, inclua este número no corpo do texto do artigo, onde você colocaria normalmente os nomes dos autores (por exemplo, incluindo o número <5digits> em \author{JEMS Manuscript Number <5digits>} caso esteja utilizando a formatação em Latex).
Depois que você gerou a versão final do pdf conforme explicado acima, você poderá fazer o upload imediato utilizando o link "upload" disponível na mesma página. Alternativamente você pode sair do sistema JEMS e em outro momento fazer o upload da versão final. Neste caso um ícone "Upload" deve estar disponível paracada submissão dentro do JEMS. No caso de material suplementar, retorne à página de upload e carregue o arquivo com o material suplementar. Você receberá uma confirmação por email cada vez que executar um upload.
Chair: Lynn Alves (UNEB)- lynn <at> lynn.pro.br
Local chair: Eliane Schlemmer (UNISINOS) - elianes <at> unisinos.br
|   Início   |
Início  |  Organização  |  Programa  |  Localização  |  Viagem  |  Registro  |  Anais