portal-sbgames-logo

Grupos e cursos de jogos

Para ter seu grupo aqui, mande um email para contato [at] sbgames.org com o assunto “grupo de devenvolvimento (ou se for o caso, pesquisa) em jogos – NOME DO GRUPO” e com a descrição do grupo no corpo da mensagem.

Graduação:

  • Curso de Games – UNISA
  • Design de Games – Anhembi Morumbi
  • Jogos Digitais – Cruzeiro do Sul
  • Jogos Digitais – FAESA
  • Jogos Digitais – FATEP
  • Jogos Digitais – FMU
  • Jogos Digitais – PUC Minas
  • Jogos Digitais – PUC-SP
  • Jogos Digitais – UNIANDRADE
  • Jogos Digitais – UNISINOS
  • Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica – FUMEC
  • Programação de Games – Faculdade de Tecnologia Interamérica
  • Tecnologia em Jogos Digitais – FEEVALE

Pós-graduação:

  • Desenvolvimento de Jogos Digitais – PUCPR
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais – PUCRS
  • Design e Programação de Jogos Digitais – Faculdades CCAA
  • Especialização em Desenvolvimento de Games – UNINORTE
  • Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais – UPIS
  • Especialização em Design de Jogos Digitais – UNIEURO
  • Especialização em Programação de Jogos Digitais – Fundação Universa (Tocantins)
  • Pós-Graduação em Jogos Digitais – UNA

Grupos de Desenvolvimento/Pesquisa em Jogos:

UFF Medialab

O UFF Medialab é um laboratório do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, que conta com a colaboração com o Departamento de Comunicação da mesma universidade. O laboratório se dedica a desenvolvimento e pesquisa em Games, Computação Gráfica, Animação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e novos paradigmas de interface. Através de uma ampla rede de colaborações, tanto com a indústria, como com outras universidades do Brasil e do exterior, o UFF Medialab permite uma interação grande de seus alunos, pesquisadores e professores com projetos variados. O Instituto de Computação possui um excelente programa de mestrado e doutorado (nivel 5 da Capes) e está situado na agradável cidade de Niterói.

NTIGames

Vinculado ao Núcleo de Tecnologida da Informação da Faculdade Católica do Tocantins, o NTIGames tem por objetivo investigar tecnologias e metodologias destinadas ao desenvolvimento de jogos em diversas plataformas e contextos como a web, celulares, PCs e consoles. As linhas de investigação do NTIGames também incluem o uso de Realidade Virtual para o desenvolvimento de ambientes imersivos para propósitos diversos como diversão, treinamento e educação.

FoG

O FoG é um grupo de alunos vinculado ao ICMC-USP sem fins lucrativos focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado. Por ser formado por alunos de graduação, os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados são inovadores e experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o grupo preza pela disseminação desse conhecimento agregado dentre seus membros, onde os mais experientes compartilham suas experiências com os recém-chegados. O aluno que se forma não só leva consigo seus projetos, mas também os deixa em mãos qualificadas, que darão continuidade ao seu trabalho. Ainda, o grupo participa de atividades de extensão universitária, como simpósios e outros eventos institucionais. Mini-cursos e palestras são promovidos pelo grupo e abertos à comunidade acadêmica.

P.I.P.O.L.

Grupo de devenvolvimento e pesquisa em jogos P.I.P.O.L. UNESP (Projetos Integrados de Pesquisa On Line) Núcleo de Pesquisa PIPOL Projetos Integrados de Pesquisa On-Line

O PIPOL é o resultado da produção do grupo de pesquisadores que atua em projetos de mídias audiovisuais, desenvolvendo experimentação sobre o Design do Virtual e Comunicação Digital de maneira integrada e cooperativa, sob o paradigma do ciberespaço. Nosso Grupo de Estudos aborda as questões filosóficas, científicas, artísticas e tecnológicas dos modos de ser e estar das linguagens digitais cuja perspectiva seja a interatividade entre pessoa-máquina-pessoa. O objetivo principal do PIPOL é constituir-se como mediador criativo e crítico das atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem à sistematização e a difusão de produtos de design de audiovisual interativo. Buscamos fazer interagir a construção coletiva do conhecimento e a realização colaborativa de projetos, processos e produtos, dando ênfase à geração de novos saberes e práticas baseados no Design de Relações.

LAII – Laboratório de Atividades Inteligentes e Integradas

O LAII é um laboratório do Curso de Jogos Digitais que conta com a colaboração do Centro de Tecnologia e da EAD da Universidade Estácio de Sá. O laboratório se dedica ao desenvolvimento e pesquisa em Jogos Digitais, Animação, Objetos de Aprendizagem, Simulação e Interatividade. Atende aos demais departamentos da instituição, comunidades acadêmicas externas e empresas de outros ramos que necessitem de aplicações interativas e de jogos. O LAII permite uma interação de alunos, professores e pesquisadores internos e externos em projetos variados. Está cituado no Campus Centro IV, localizado na cidade do RJ e conta com uma infra-estrutura de ponta além de pormover cursos de capacitação e especialização na área de Jogos Digitais através do seu Programa de Extensão.