Apenas recentemente, jogos e outras aplicações de entretenimento digital foram reconhecidos como assunto sério e aglutinador de inúmeros desafios de ponta da ciência da computação. Estes desafios são devidos às exigências de tempo real e interação encontradas na simulação, visualização e distribuição em rede (com/sem fio) de ambientes e processos.

Esta nova área de pesquisa é fortemente interdisciplinar, envolvendo inúmeros tópicos (computação gráfica, inteligência artificial, multimídia, animação, redes, ...) e tendo a colaboração estreita com as áreas de artes e design. É de grande interesse estratégico para o país, devido ao seu forte impacto na indústria e na sociedade, que vai desde entretenimento até simulações em tempo real, passando por cultura e educação.

Visando apoiar no desenvolvimento e consolidação da área de jogos e entretenimento digital no Brasil, a CE-Jogos foi criada em 2005. Esta comissão é ligada à SBC e visa reunir as diversas comunidades interessadas na área de jogos, através de seus principais eventos. A CE-Jogos apoia à realização do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento digital (SBGames), principal evento da área realizado anualmente. Além deste evento, a Ce-jogos também apóia a realização de eventos regionais, como GDS (UNISINOS/RS) e SCGames(Univali/SC).

A CE-Jogos mantém um contato amplo com indústrias e empresários da área de jogos, através da ABRAGAMES, bem como uma lista eletrônica para discussão e informes sobre a área. A inscrição à lista é livre e pode ser feita através da sessão Listas de Discussão.

Confira o nosso estatuto: Estatuto CEJOGOS